Por Estratégia Vestibulares

DICA DE REDAÇÃO

7 citações de Umberto Eco para usar na redação

Uma das personalidades mais influentes da Europa, o italiano Umberto Eco é conhecido por “reinventar a figura do intelectual”.

Além de escritor, já exerceu papel de filósofo, professor e crítico literário. Eco dedicou-se aos estudos da Filosofia, Literatura, Estética e Semiótica.

Em 1980, consolidou sua carreira literária, após publicar o best-seller “O Nome da Rosa”, seu primeiro romance.

Veja 7 de suas citações que podem ser essenciais para a redação dos vestibulares e do Enem

Nem todas as verdades são para todos os ouvidos, nem todas as mentiras podem ser reconhecidas como tais” — citação de “O Nome da Rosa”

"

As pessoas nascem sempre sob o signo errado, e estar no mundo de forma digna significa corrigir dia a dia o próprio horóscopo” — citação de “O Pêndulo de Foucault”

"

Alguém que é feliz a vida toda é um cretino. Por isso, antes de ser feliz, prefiro ser inquieto” — trecho da entrevista “O professor aloprado”, da Folha de S. Paulo

"

O limite entre o veneno e o remédio é bastante tênue, os gregos chamavam a ambos de Pharmacon” — trecho da obra “Em Nome da Rosa”

"

Os livros não são feitos para acreditarmos neles mas para os questionarmos. Quando pensamos num livro não devemos perguntar-nos o que é que diz mas sim o que é que significa”  — citação do livro “Número Zero”

"

Para rebater uma acusação, não é necessário provar o contrário, basta deslegitimar o acusador” — citação de “Número Zero”

"

As mídias sociais deram o direito de fala à legião de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade”discurso Umberto Eco na Universidade de Turim

"

Gostou das citações selecionadas? 

Clique no botão abaixo para conhecer as obras e a trajetória de Umberto Eco:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do país.

Web Stories: Isabela Giordan Textos: Beatriz Santana, Isabela Giordan, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Unsplash, Inep e Divulgação