Por Estratégia Vestibulares

MORRE MCT

Leia 7 frases de Maria da Conceição Tavares, um dos maiores nomes da economia brasileira

A economista faleceu em sua casa na cidade de Nova Friburgo (RJ).

Faleceu no último sábado (08), aos 94 anos, economista, matemática, escritora, política e professora luso-brasileira Maria da Conceição de Almeida Tavares.

Para homenagear a vida e a obra de um dos principais nomes do  pensamento econômico desenvolvimentista, reunimos frases de sua autoria com reflexões e apontamentos que podem ser usados como repertório sociocultural nos seus estudos para o vestibular.

Uma coisa é você saber que o país é grande, outra é conhecer os números e perceber quanto é grande e desigual”.

"

A imprensa tem uma responsabilidade central! Não pode desinformar! Não pode ser apaniguada do poder!".

"

Não tem vitórias permanentes, nem derrotas permanentes”. 

"

Em país continental é muito difícil que as alianças se façam única e exclusivamente pelos recortes de classes. Porque as frações regionais da burguesia tem especificidades que sem a soldagem dos seus interesses é difícil administrar em um espaço continental”.

"

Ninguém come PIB, come alimentos”.

"

A classe média, que é o fundamento da sociedade moderna, é uma classe invejosa por natureza: ‘tudo bem a desgraça humana, a miséria… desde que não me venham encher o saco e pôr em risco a minha vida e a minha propriedade’".

"

Uma economia que não se preocupa com justiça social é uma economia que condena os povos a isso que está acontecendo no mundo: uma brutal concentração de renda e de riqueza, o desemprego e a miséria… Uma economia que diz que primeiro tem de estabilizar, depois crescer, depois distribuir é uma falácia. Não estabiliza, cresce aos solavancos e não distribui. E essa é a história da economia brasileira”. 

"

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do país.

Web Stories: Isabela Giordan Textos: Beatriz Santana, Isabela Giordan, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Unsplash, Inep e Divulgação