17 citações de Karl Marx para usar na redação

17 citações de Karl Marx para usar na redação

Karl Marx é um dos filósofos e cientistas políticos mais influentes da humanidade; confira algumas citações do pensador que podem ser usadas nas redações

Karl Marx é um dos maiores pensadores políticos e filosóficos do mundo, com suas teorias difundidas ao redor do mundo e traduzidas para as mais diversas línguas. O alemão foi o responsável, junto com Friedrich Engels, por escrever o “Manifesto do Partido Comunista”, livro que explica suas ideias de forma clara e direta, além de ter escrito outras obras como “O Capital” e “Contribuição para uma crítica da economia política”.

Suas teorias formaram a corrente chamada “Marxismo”, método de análise socioeconômica que explora as relações de classe e conflitos sociais existentes na sociedade, por meio de uma visão dialética que propunha uma transformação social intensa e revolucionária.

Como Marx é um dos expoentes filosóficos mais citados entre acadêmicos e estudiosos em geral, muitas de suas frases se tornaram famosas e destaques em outras obras que beberam de sua fonte para compor novas teorias. Confira 17 citações de Karl Marx que podem ser usadas nas redações dos vestibulares e do Enem e entenda um pouco mais sobre cada uma delas.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Navegue pelo conteúdo

Quem foi Karl Marx?

Karl Marx nasceu em 1818, na Prússia, atual Alemanha. Filho de um advogado, o jovem iniciou os estudos na Universidade de Bonn, no curso de Direito, mas, um ano depois foi para a Universidade de Berlim, local em que desenvolveu gosto pela Filosofia, desistindo de cursar Direito.

Por lá que Marx passou a se interessar por estudar governos, tecendo críticas sociais e sendo discípulo de Friedrich Hegel, principalmente no conceito de dialética, apresentado pelo autor mais tarde.

Ao se formar em Filosofia, Marx não conseguiu seguir com sua carreira acadêmica, sendo recusado em diversas universidades por conta de suas críticas ao governo prussiano. Trabalhou como jornalista, casou-se e mudou-se para Paris, onde conheceu diversos pensadores de viés socilista e, ao longo do tempo, foi expulso da França e da Alemanha por suas posições radicais e contrárias aos governos da época.

Em 1948 publicou, junto com Engels, o “Manifesto do Partido Comunista”, obra que pertence ao socialismo científico, e, um ano depois, mudou-se para a Inglaterra, onde escreveu “O Capital” e outros livros. Teve sete filhos, mas quatro morreram ainda na infância e morreu em 1883, em Londres. Confira 17 citações do autor, abaixo:

+ 13 citações sobre trabalho para usar na redação
+ 9 citações filosóficas para usar na redação

1 — “A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.”

Uma das principais ideias de Karl Marx era a luta de classes, visando defender o trabalhador de opressões variadas causadas por setores mais abastados da sociedade.

2 — “A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.”

Aqui, Marx cria uma proporcionalidade entre o que ele considera “mundo humano” e “mundo das coisas”, ou seja, o que o homem pode adquirir como conhecimento, humanidade e comunidade, e o que pode ser comprado, adquirido, um bem material ou privado. Na explicação do cientista, há uma relação entre os dois, à medida em que um é cada vez mais valorizado do que o outro, que, por sua vez, vive em detrimento do primeiro.

3 — “Aos oprimidos é permitido uma vez a cada poucos anos decidir quais representantes específicos da classe opressora devem representá-los e reprimi-los.”

O pensador acreditava que o modelo de democracia moderna era falso, já que ela se prova pouco participativa dentre diversos setores da sociedade. Marx tinha como visão o surgimento de uma nova política, que ele chamou de comunidade real, em que as pessoas eram igualmente livres para tomar as decisões de sua população.

4 — “Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.”

O “Manifesto do Partido Comunista” foi escrito por Marx e Friedrich Engels em 1948. A obra teorizava uma sociedade livre de classes dominantes, com o fim da propriedade privada, do dinheiro como força motriz da sociedade e das classes sociais.

5 — “A história se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa.”

Uma das frases mais citadas de Karl Marx, aplica o conceito de que a História é cíclica e, portanto, o passado precisa ser lembrado para que ele não se repita.

+ 9 citações sobre cultura do cancelamento e tolerância para usar na redação
+ 9 citações sobre ética e moral para usar na redação

6 — “O Governo do Estado moderno não é se não um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa.”

Ao tecer críticas sobre as democracias modernas, Marx descreve o que, segundo ele, é o funcionamento de um Estado: subserviente aos interesses burgueses, acima do que seria o bem comum e, principalmente, do trabalhador.

7 — “A religião é o ópio do povo.”

Karl Marx acreditava que a religião funcionava como um anestésico para o cotidiano duro dos trabalhadores, um “suspiro da criatura oprimida”.

8 — “Até agora os filósofos ficam preocupados na interpretação do mundo de várias maneiras. O que importa é transformá-lo.”

Marx argumenta, nessa frase, que mais importante que interpretar o mundo e conhecer como os mecanismos funcionam, é transformar as estruturas, principalmente as sociais.

9 — “Os operários não têm pátria.”

O cientista político argumenta que não é possível tomar do proletariado algo que eles não possuem, já que, segundo seus estudos e afirmativas, os trabalhadores não possuem a supremacia política, logo, não possuem pátria.

10 — “A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história das lutas de classes.”

A frase, também retirada do Manifesto Comunista, destaca o que, para Marx e Engels, é o cerne da sociedade: a luta de classes. Para eles, existem sim outras lutas sendo travadas, mas a disputa entre as classes sociais e as relações de dominação e opressão causadas por ela está dentro de todas as outras.

11 — “Ser radical é atacar o problema em suas raízes.”

A palavra “radical” vem do latim e está relacionada ao termo “raiz”. Marx vai além nessa citação e afirma que a raiz é, aqui, o próprio homem, e que, portanto, é necessário aprofundar-se sobre as necessidades, relações e históricos da humanidade enquanto sociedade.

12 — “Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.”

Para que suas ideias fossem aplicadas, Marx pregava organização ampla entre seus entusiastas, mas principalmente entre a classe trabalhadora.

13 — “Proletários de todos os países, uni-vos.”

A frase é também um slogan político, sendo um dos mais famosos do mundo por expressar o desejo de união das massas trabalhadoras. É também a última frase do Manifesto Comunista.

+ 41 citações coringas para usar em diversos temas de redação
+ 180 citações por temas para usar na redação

14 — “As revoluções são a locomotiva da história.”

Marx pregava que toda a construção da humanidade foi pavimentada pela luta de classes, ou seja, os conflitos entre a burguesia e o proletariado. Segundo ele, a única forma de alterar esse processo seria através de uma revolução movida pela classe trabalhadora.

15 — “O povo que subjuga outro forja suas próprias cadeias.”

A necessidade de se fazer uma luta de classes igualitária, dentro dos conceitos de Karl Marx, passa pelo respeito entre os povos, até que eles se tornem um só, apátridos.

16 — “Se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária.”

A frase dita no livro “O Capital”, expressa a necessidade da ciência a partir do momento em que o que é aparente não é a essência daquilo. Marx ainda diz que uma das finalidades da arte é dar corpo à essência das coisas.

+ 21 citações de Friedrich Nietzsche para usar na redação
+ 9 citações de John Locke para usar na redação

17 — “O trabalho não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades.”

O processo envolvido no capitalismo em que há o trabalho como meio de conquista de dinheiro e, consequentemente, de satisfação pessoal, é explorado por Marx de forma invertida. Para ele, o trabalho não é a necessidade, mas o que provém da possibilidade de satisfazer o que é realmente necessário.

Confira os cursos do Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos diversos que te ajudam a conquistar a sua vaga nos principais vestibulares e instituições de ensino do país. Confira nossos materiais exclusivos, serviços variados e tenha o melhor suporte possível até a sua aprovação.

Você pode gostar também