Por Estratégia Vestibulares

CAPITU TRAIU?

7 traições mais famosas da Literatura

Um segredo que Machado de Assis levou para o túmulo e que sempre intrigará os leitores é: Capitu traiu ou não Bentinho?

Essa é uma das maiores traições (ou não!) da literatura mundial. Aliás, além de Machado, diversos autores abordaram o tema da infidelidade em seus livros. 

Na literatura, a traição pode vir acompanhada de mistérios, vinganças e assassinatos, mas também tem os casos mais cotidianos, como insatisfação, infelicidade, insegurança e instabilidade.

A traição representa a quebra da fidelidade em um acordo entre pessoas, provocando a quebra da própria confiança.

O Portal Estratégia Vestibulares preparou esta matéria com as 7 traições conjugais mais famosas da Literatura. Algumas são cobradas nos vestibulares e outras você pode simplesmente utilizar em sua redação. Acompanhe essa fofoca literária!

O livro “Sagarana” é composto por nove contos que se passam no sertão e um deles, o chamado “Duelo”, conta o desenrolar de uma história de vingança e assassinato, motivada por uma traição.

O livro é leitura obrigatória dos vestibulares de algumas universidades, como Unespar, UFPR e Unicentro.

SAGARANA, de Guimarães Rosa 

A narrativa aborda infidelidade, escravidão, o machismo, o patriarcalismo, a violência e, pela primeira vez em romances brasileiros, dá voz a personagens negras. 

Publicado em 1859, é considerado o 1º romance abolicionista escrito por uma mulher, e é cobrado nos vestibulares da UFSC, UFGD, UFMS, Udesc e UVA.

ÚRSULA, de Maria Firmino dos Reis 

A obra é obrigatória nos vestibulares da UEL e Unicentro.

Obra que agrupa diversas crônicas do escritor, dentre elas, a crônica “Estranhas Afinidades”, que conta a história de um romance em decadência, que poderia facilmente ser encontrado na atualidade. 

HISTÓRIAS QUE OS JORNAIS NÃO CONTAM,  de Moacyr Scliar

A história de Machado de Assis é contada por Brás Cubas depois de morto, por isso o nome “memórias póstumas”. Na trama, o personagem principal faz parte de um "triângulo amoroso". 

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, de Machado de Assis

O livro é leitura obrigatória no Vestibular UEM. 

O livro aborda a história de Emma Bovary, que ao longo do livro do entra em depressão, endivida-se, decepciona-se com seus amantes (sim, é mais de um) e acaba tendo um desfecho bem infeliz e triste.

Madame Bovary, romance considerado pioneiro movimento realista, foi escrito por Gustave Flaubert em 1857. 

MADAME BOVARY, de Gustave Flaubert 

Ao longo do romance, Tolstói explora temas como amor, infidelidade, família, sociedade e a busca do sentido da vida.

Este clássico da literatura russa conta a história de Anna Kariênina, casada que se apaixona por um oficial do exército, chamado Vronsky.

ANNA KARIÊNINA, de Liev Tolstói

A obra é cobrada nos vestibulares da Coltec e da UVA.

Este clássico não poderia faltar! Talvez Dom Casmurro possua o caso de traição mais famoso da literatura brasileira, uma traição que, na verdade, nem sabemos se realmente aconteceu.

DOM CASMURRO, de Machado de Assis

Na sua opinião, Capitu traiu ou não?

Clique no botão abaixo e veja mais detalhes sobre os livros para aumentar o seu  repertório sociocultural e confira outras obras que abordam o tema traição em suas narrativas:

Acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares e fique por dentro das últimas das últimas notícias dos maiores vestibulares do país.

Web Stories: Isabela Giordan Textos: Beatriz Santana, Isabela Giordan, Larrani Ferreira e Leonardo Del Sant Imagens:  Unsplash, Inep e Divulgação