Música brasileira da primeira metade do século XX

Música brasileira da primeira metade do século XX

Entre as muitas formas de representar a realidade, a música apresenta-se como uma expressão artística e cultural que pode demonstrar os valores e características de cada sociedade. A música brasileira da primeira metade do século XX demonstra os aspectos sociopolíticos e culturais da época e constitui o arsenal histórico da arte no Brasil.

Conhecer sobre música não se restringe apenas às teorias e historiografia apresentada, mas é também aprender mais sobre as manifestações culturais de um povo de forma prática. As melodias, harmonias e sonoridades podem materializar, de forma sonora, as sensações e sentimentos que são expressos por aqueles tocam e/ou cantam.

Neste artigo, vamos explorar a arte musical brasileira que foi predominante e crescente no início do século XX, especialmente em relação ao histórico do samba e do choro no país, além de explorar a forma como essas manifestações podem representar parte da cultura brasileira.

Novos ritmos musicais do século XX 

Uma característica da música brasileira do século XX foi a sua expansão territorial e de ritmo, parte desse processo é decorrente do desenvolvimento do rádio, que era cada vez mais acessível à população. 

Conforme os rádios se disseminavam, a população e os músicos entraram em contato com diferentes estilos musicais, tanto de origem nacional quanto internacional. Diante disso, a influência dos estrangeiros perpetuou-se na música, entretanto, no século XX esse processo aconteceu de forma inovadora. 

Conforme os ritmos não-brasileiros eram conhecidos, cada vez mais, artistas e compositores do Brasil mesclavam aspectos da música brasileira a esses estilos musicais. Então, a música nacional ganhou uma nova conotação, como uma mescla entre diferentes influências, mas de forma a preservar os aspectos culturais do país tropical. 

É importante lembrar que, em relação ao histórico da arte brasileira, o início do século brasileiro foi marcado por essa nacionalização do fazer artístico, com mais características próprias das regiões e povos que aqui viviam. 

Choro

Um dos primeiros estilos musicais que se estabeleceram no Brasil do século XX foi o choro, também conhecido popularmente como chorinho. Inicialmente, ainda no século XIX, não era um gênero musical consolidado, mas uma forma de tocar e fazer música em ambientes não acadêmicos e formais, utilizados instrumentos que não eram comuns no Brasil. Então, a ideia se firmou no país a partir do século XX.

O nome “choro” faz referência aos instrumentos utilizados pelos músicos, que conferem às melodias tom melancólico, entre eles estão instrumentos de sopro como a flauta transversal e o clarinete, bem como instrumentos de corda como o bandolim e o cavaquinho. 

O choro caracteriza bem essa nacionalização das músicas, porque é um estilo de música influenciado tanto pelas canções de salão comuns da Europa, quanto pelos instrumentos e ritmos desenvolvidos pelos descendentes africanos que viviam no Brasil, como também tem aspectos semelhantes à música portuguesa. 

De certa forma, os estilos musicais tão mesclados de origem e influências que formam o choro representam com bastante veracidade a população e cultura brasileira, que é extremamente miscigenada e tem aspectos de vários países diferentes.

Inicialmente, o choro era um gênero apenas tocado, que chamava a atenção pela harmonia entre os sons dos instrumentos musicais. Por volta da terceira década do século, então, surgiram canções cantadas, com melodia e pertencentes ao choro. 

O primeiro registro de música como choro é atribuído ao compositor Ernesto Nazaré, com a canção “Apanhei-te, Cavaquinho”. Além dele, entre os compositores mais conhecidos do choro está Pixinguinha, que desenvolveu diversas músicas no estilo, mas ganhou muito reconhecimento nacional, e continua ganhando, por meio da canção Carinhoso, descrita abaixo.

“Meu coração, não sei por quê
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim foges de mim

Ah, se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim

Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus
À procura dos teus
Vem matar esta paixão
Que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz”

A primeira compositora brasileira, no feminino, foi Chiquinha Gonzaga, que teve papel importante na consolidação do choro no país. Atualmente, uma de suas músicas mais conhecidas é “Ô Abre Alas”, uma marchinha de carnaval tradicional nas folias de todo o país. 

“Ô abre alas que eu quero passar
Peço licença pra poder desabafar
A jardineira abandonou o meu jardim
Só porque a rosa resolveu gostar de mim”

Samba

O samba é um gênero musical que nasceu no Rio de Janeiro no século XX, que popularizou-se por meio do rádio e, atualmente, é reconhecido no mundo inteiro como um estilo que caracteriza a cultura popular brasileira. 

A principal influência para o surgimento do ritmo foram as heranças culturais dos afro-brasileiros, que mantinham ritmos de batuque e instrumentos diferentes do que era utilizado em outros espaços artísticos. 

Além de ter um ritmo interessante, envolvente e animado, que permitia uma liberdade de expressão para aquela população naquele contexto, o samba também é bem acompanhado por danças, que também são comuns no continente africano. 

A união de diferentes culturas dos cidadãos afrodescendentes com os aspectos da população brasileira do século XX resultou em um estilo musical único, que utiliza instrumentos como pandeiro, cavaquinho, tambores, triângulos e outros para desenvolver músicas animadas, que expressam alegria e caracterizam parte da população de um país tropical como o Brasil. 

Atualmente, o samba é um gênero musical com vários “afilhados”, como o pagode, a bossa nova, o samba-choro (que mistura propriedades do choro e do samba), o samba enredo, entre outros estilos musicais que constituem a cultura popular brasileira. 

O papel desse estilo musical na cultura brasileira é tão importante que ele foi considerado um patrimônio cultural imaterial do país, decisão firmada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. 

Entre os mais famosos compositores de samba brasileiros estão Ary Barroso, Noel Rosa, João de Barro, Dorival Caymmi, Lamartine Babo, que tinham suas canções interpretadas por cantores como Carmem Miranda, Orlando Silva e Francisco Alves. Abaixo, um trecho da música “O que é que a baiana tem?”, de D. Caymmi, que foi interpretada pela célebre cantora Carmen Miranda. 

“O que é que a baiana tem?
Que é que a baiana tem?
Tem torço de seda, tem (Tem)
Tem brincos de ouro, tem (Tem)
Corrente de ouro, tem (Tem)
Tem pano da costa, tem (Tem)
Tem bata rendada, tem (Tem)
Pulseira de ouro, tem (Tem)
Tem saia engomada, tem (Tem)
Sandália enfeitada, tem (Tem)
Tem graça como ninguém
Como ela requebra bem”

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