Vestibular Uece: calendário, provas, cursos e mais

Vestibular Uece: calendário, provas, cursos e mais

Fique ligado nas principais informações sobre o vestibular da Uece. Confira nosso artigo para saber tudo sobre a prova!

Quer ingressar na Universidade Estadual do Ceará? Nesse texto trazemos todas as informações do vestibular da Uece, cursos, oportunidades e diferenciais da instituição. Fique com a gente e não perca nenhuma informação para alcançar a sua vaga.

Saiba mais:
+ Gabarito Uece 2023: veja a correção da primeira fase do vestibular

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Sobre a Uece

Se você mora na região nordeste do país, certamente conhece a Universidade Estadual do Ceará (Uece). No ano de 2019, a instituição ficou em 1° lugar, pela nona vez, entre as melhores universidades estaduais do Norte, Nordeste e Centro-oeste. Essa pesquisa foi feita pelo Ranking Universitário da Folha (RUF).

O RUF 2019 colocou a Uece na 10° colocação entre as universidades estaduais do Brasil e o Guia da Faculdade de 2021 classificou 70% dos cursos da instituição entre bons e ótimos. Fundada em 1975, está presente em 10 cidades do estado do Ceará e conta também com polos EAD em todo o estado.

Ao todo, são mais de 18 mil alunos matriculados em mais de 190 cursos presenciais e à distância. Tudo isso coloca a Uece entre as universidades mais cobiçadas e disputadas do país.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação/Uece

Calendário Uece 2023

Abaixo, você confere o cronograma do vestibular Uece:

  • Divulgação do edital: até 26/09/2022acesse o edital
  • Período para pedido de isenção da taxa de inscrição Uece 2023: 01/08 a 05/08/2022
  • Resultado da solicitação da taxa de isenção: 28/09/2022
  • Inscrições Uece 2023: 03/10 a 14/10/2022
  • Divulgação dos locais de prova: Ainda sem informações
  • Uece 2023 – 1ª fase: das 09h às 13h em 06/11/2022
  • Uece 2023 – 2º fase
    1º dia: 11/12/2022das 09h às 13h
    2º dia 12/12/2022das 09h às 13h
  • Resultado do vestibular Uece 2023: Ainda sem informações

Saiba mais: Cronograma completo da Uece 2023

Como ingressar na Uece?

Se você se identificou com os cursos e campus da Uece e decidiu ingressar na universidade, saiba que existem duas modalidades diferentes para esse processo. Lembrando que o candidato pode optar por fazer os dois processos ao longo do ano. Os processos são:

Vestibular presencial/a distância

Para os cursos de graduação presenciais e EaD, a Uece aplica um Vestibular tradicional, assim como a maior parte das universidades no Brasil. Nas modalidades presenciais, são feitas duas provas por ano, elas são produzidas e aplicadas pela Comissão Executiva do Vestibular. Já no Ensino a Distância, é um processo realizado anualmente,  ele é produzido e aplicado pela Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate/Uece) que forma uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Saiba mais: Como é a prova do vestibular da Uece?

Enem/vagas Remanescentes

Quando acaba o período do vestibular, normalmente sobram vagas. A partir disso, a Uece libera um edital com foco no preenchimento dessas lacunas, por meio da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O candidato concorre a uma vaga do curso escolhido, desde que tenha feito as provas da edição mais recente do Enem, além de não ter zerado nenhuma prova e ter tirado no mínimo 200 na redação.

Vestibular Uece 2022

O vestibular Uece 2023 acontecerá em 2022 em duas fases nos meses de novembro e dezembro. No processo seletivo de 2022.1, a instituição ofereceu 2.410 vagas, 30 a mais do que a edição de 2021. Metade delas ofertadas na capital Fortaleza e a outra metade nos campi do interior do estado.

Confira o Manual do Candidato e o edital completo do vestibular da Uece 2022.

Sistema de cotas 2022

No vestibular de 2023, a Uece adotou sistema de cotas de 50% para estudantes provenientes de escolas públicas e economicamente carentes com renda familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Dessas vagas, é reservada o percentual equivalente de pretos, pardos e indígenas que compõem o estado do Ceará, a saber:

  • Pretos: 4,65%;
  • Pardos: 61,88%;
  • Indígenas: 0,23%

Inscrições

As inscrições para o vestibular 2023 serão entre os dias 03 e 14 de outubro e serão realizadas no site da Uece, por meio da Comissão Executiva do Vestibular (Cev). A taxa de inscrição foi de R$ 150,00.

Isenção da taxa de inscrição

A taxa de inscrição foi de R$ 150,00 e o período para pedidos de isenção se encerrou em 05 de agosto. O resultado oficial da solicitação da isenção parcial ou total será divulgado no dia 28 de setembro, de acordo com o cronograma publicado pelo instituição.

Locais de prova

Os locais de prova da Uece são divulgados no Cartão de Informações do Candidato, juntamente das datas e horários. As cidades que aplicam a provas são, geralmente: Cratéus, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte e Quixáda.

O que levar no dia da prova?

O candidato deve portar documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica azul ou preta produzida em material transparente. Também pode levar água e lanche desde que embalados em sacos e embalagens de material transparente. Todos os outros objetos como lápis, borracha, celular, bolsa, folhas serão vistoriados pelo fiscal, embalados e guardados. O candidato não poderá ter acesso.

Como são as provas do vestibular Uece?

As provas do vestibular Uece 2023 ocorrerão em duas fases separadas. A primeira fase será no dia 06 de novembro de 2022 e a segunda fase está prevista para os dias 11 e 12 de dezembro de 2022. Ambas as etapas são de caráter eliminatório, com questões objetivas de múltipla escolha e mais uma redação.

1ª fase 

É uma prova de Conhecimentos Gerais completamente objetiva com questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada uma. A prova — Uece 2023 — é constituída por 85 questões de todas as matérias do Ensino Médio, cada uma valendo 2 pontos. Abaixo, lista da composição da prova da Uece:

Áreas de conhecimentoDisciplinasNúmero de questõesEscore bruto por questõesValor total
Ciências Humanas Filosofia05 2,010
Ciências HumanasGeografia08 2,016
Ciências Humanas História08 2,016
Ciências Humanas Sociologia05 2,010
Ciências da natureza e matemáticaBiologia08 2,016
Ciências da natureza e matemáticaFísica08 2,016
Ciências da natureza e matemáticaMatemática10 2,020
Ciências da natureza e matemáticaQuímica08 2,016
Linguagem e códigosEducação Física05 2,010
Linguagem e códigosLíngua Espanhola, Francesa ou Inglesa08 2,016
Linguagem e códigosLíngua Portuguesa12 2,024
Total85170
Composição da prova da primeira fase da Uece

2° fase 

Dividida em dois dias de prova, ela conta com três provas de Conhecimentos Específicos, com questões objetivas de múltipla escolha, tendo 4 alternativas cada, além de uma Prova de Redação em Língua Portuguesa. Lembrando que a composição da prova depende do curso escolhido pelo candidato.

CursoDia 1Dia 1Dia 2Dia 2
Prova IProva IIProva IIIProva IV
Educação Física
Enfermagem
Ciências Biológicas
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Química
Terapia Ocupacional
RedaçãoBiologiaFísicaQuímica
Ciências da Computação
Física
Matemática
RedaçãoMatemáticaFísicaQuímica
Administração
Ciências Contábeis
RedaçãoMatemáticaGeografiaHistória
Artes Visuais
Geografia
História
Letras/PortuguêsLetras/Port/Literatura
Música com Habilitação em Flauta Transversal
Música com Habilitação em Piano
Música com Habilitação em Composição
Música com Habilitação em Saxofone
Música/Lic. Plena
Pedagogia
RedaçãoLíngua PortuguesaGeografiaHistória
Letras/InglêsRedaçãoInglêsGeografiaHistória
Letras/Francês/PortuguêsRedaçãoFrancêsGeografiaHistória
Letras/EspanholRedaçãoEspanholGeografiaHistória
Ciências Sociais
Filosofia
Psicologia
Serviço Social
RedaçãoLíngua PortuguesaFilosofiaSociologia
Composição das provas da 2ª fase da Uece

Saiba mais: Como funciona a segunda fase da Uece?

Redação: como funciona?

A prova de Redação em Língua Portuguesa consiste na produção de um texto de 20 a 25 linhas. A prova, ao todo, terá um valor de 60 pontos. O não atendimento ao tema proposto, redação ilegível, em branco ou escrita à lápis, vai resultar na nota 0,0. A instituição pede atenção à norma culta da língua portuguesa, à coesão textual e ao gênero proposto.

Confira o artigo completo sobre a redação do vestibular da Uece 2023.

Uece: prova de Habilidade Específica

Para os candidatos que se inscreveram nos cursos da área de Música na Uece, são aplicadas duas provas, denominadas de Exame de Habilidade Específica. Ele é constituído por uma prova escrita e uma oral, aplicadas em Fortaleza, ambas de caráter classificatório e eliminatório.

O candidato que tirar uma nota maior ou igual a 4,5 na Prova Escrita estará automaticamente classificado para a Prova Oral. Se essa média não for atingida, ele será desclassificado do processo seletivo.

Se o aluno faltar em qualquer uma das etapas do Exame, ou for desclassificado na correção, ele será inscrito no seu curso de segunda opção. Por fim, é preciso atingir a média de 6,0 entre às duas provas, para ser aprovado no Exame de Habilidade Específica da Uece.

Lista de obras obrigatórias da Uece

A Uece não cobra uma lista de obras obrigatórias em seu vestibular.

Uece: conteúdo programático

Assim como outran:enhancement-3a8a3b1e-87a4-4d83-80fe-f08067f36c12″ class=”textannotation”>s provas, o vestibular da Uece cobra matérias ensinadas no Ensino Médio, com algumas características especiais do estado do Ceará. Biologia

Educação física

Filosofia

Física

Geografia

História

Português

Matemática

Química

Sociologia

Uece: notas de corte

A Uece disponibiliza apenas as notas de corte relacionadas ao processo seletivo de Vagas Remanescentes, que utiliza as notas do Enem. Portanto, a seguir confira as notas de corte, de alguns cursos, da Uece através do Enem.

Uece: cursos da universidade

O candidato ao uma das vagas da Uece tem as seguintes opções de cursos. Para informações completas, confira o texto que o Estratégia preparou sobre os Cursos da Uece. A distribuição de cursos de graduação, é feita através de todos os campi, cabe aos candidatos escolher a unidade. Para facilitar esse processo, separamos todos os campi e seus cursos disponíveis:

  • Crateús
    • Pedagogia
    • Ciências Biológicas
    • Química
    • História
  • Fortaleza
    • Terapia Ocupacional
    • Nutrição
    • História
    • Letras
    • Serviço Social
    • Ciência da Computação
    • Ciências Sociais
    • Educação Física
    • Medicina
    • Medicina Veterinária
    • Música
    • Administração
    • Ciências
    • Ciências Biológicas
    • Enfermagem
    • Especial
    • Filosofia
    • Física
    • Geografia
    • Matemática
    • Pedagogia
    • Psicologia
    • Ciências Contábeis
    • Química
  • Iguatu
    • Letras
    • Ciências Biológicas
    • Física
    • Letras
    • Matemática
    • Pedagogia
  • Itapipoca
    • Ciências Biológicas
    • Química
    • Ciências Sociais
    • Pedagogia
  • Limoeiro do Norte
    • Ciências
    • Física
    • Ciências Biológicas
    • Geografia
    • História
    • Letras
    • Matemática
    • Pedagogia
    • Química
    • Educação do Campo
  • Mombaça
    • Artes Visuais
    • Computação
  • Quixadá
    • História
    • Letras
    • Ciências
    • Ciências Biológicas 
    • Pedagogia
    • Química
    • Física
  • Tauá
    • Ciências
    • Ciências Biológicas
    • Pedagogia
    • Química

Uece: campi e estrutura

A Uece conta com 3 campi em Fortaleza e mais 9 campi espalhados pelos municípios do estado. Sua sede principal é o Campus Itaperi, que fica localizado na capital do estado. Ao todo, são sete faculdades, cinco centros, um instituto e oito bibliotecas.

Somam-se 29 cursos de mestrados acadêmicos, 15 cursos de doutorado, 154 grupos de pesquisa, 138 laboratórios e 57 projetos de projetos de extensão ativos. Em 2021, iniciaram-se as obras do Hospital Universitário do Ceará, vinculado à Uece, que tem previsão de entrega em 2022.

A Uece também comporta o maior hospital veterinário da região nordeste, o Hospital Veterinário Dr. Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC), ligado à Faculdade de Veterinária, em Fortaleza.

vestibular uece
Foto: Divulgação

Oportunidades da Uece

Iniciação Científica

Assim como muitas outras Universidades, a Uece preza por inserir seus alunos nos programas de pesquisa da instituição. Esse programa funciona através de bolsas cedidas aos alunos de graduação, para que eles possam ter a assistência necessária dentro dessas áreas.

De acordo com o site da Universidade, são 8 tipos de bolsas distribuídas. Elas são:

  • Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC)
  • Programa de Iniciação Científica (IC/UECE)
  • Programa de Iniciação Artística – (IA/UECE)
  • Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (IC&T/FUNCAP)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq)
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas
  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Júnior (PIBIC-EM/CNPq)

Estágios

A Uece oferece uma área exclusiva para os alunos que procuram estágios extracurriculares. Eles possuem diversas parcerias com Agentes de Integração, para facilitar a busca por uma oportunidade.

Permanência Estudantil

A Uece disponibiliza mais de 12 mil bolsas de auxílio estudantil em diferentes modalidades. Em 2019 foram servidas 359.305 refeições no restaurante universitário da instituição. Há moradia estudantil apenas no município de Quixadá.

Alcance sua vaga na Uece com o Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares tem o objetivo de te manter sempre informado sobre as notícias dos seletivos. Acesse o nosso texto de Últimas Notícias da Uece, para você ter um conteúdo informativo sempre atualizado.

Lembrando que, você precisa conhecer os nossos cursos e pacotes. As melhores oportunidades para os candidatos que querem garantir suas vagas nos Vestibulares.

EV - CTA Campanha Volta às Aulas - Último Lote

Saiba mais sobre o Vestibular Uece

Texto: Thiago Bayer

Você pode gostar também
como é a prova do vestibular da uenp
Leia mais

Como é a prova do vestibular da Uenp?

Saiba as principais informações a respeito do vestibular da Uenp, como calendário, provas, questões, obtas literárias e redação