Por Estratégia Vestibulares
As três principais olimpíadas brasileiras são a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Concurso Canguru de Matemática Brasil (Canguru).
Apesar de abordarem a mesma disciplina, elas possuem diferenças entre si, tanto com relação aos níveis, às provas e até mesmo ao público-alvo. Se quer saber mais, o Portal EV te explica!
São competições realizadas no Ensino Fundamental, Médio e Superior, por meio de provas e experimentos, com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino, promover debates e a divulgação científica.
Essas Olimpíadas premiam os vencedores com medalhas, menções honrosas e até prêmios em dinheiro. Além das premiações, vencedores também podem concorrer a vagas em universidades públicas.
Público-alvo: Diferente da OBMEP, a OBM tem um foco mais seletivo e avançado e só podem participar dela estudantes convidados.
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é realizada pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Objetivo: preparar os participantes para desafios como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) e a Competição Internacional de Matemática para Universitários (IMC). Universidades que aceitam a OBM como forma de ingresso: Unicamp, USP, UFMS, UFABC, Unesp e Unifei.
A OBMEP, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é uma olimpíada nacional de matemática voltada para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas no Brasil.
Público-alvo: estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e EJA, de escolas públicas e privadas do Brasil.
Objetivo: de caráter social, ela busca estimular o interesse dos estudantes da rede pública pela matemática, independentemente do nível de conhecimento. A OBMEP oferece oportunidades como bolsas no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC).
Universidades que aceitam a OBMEP como forma de ingresso: Unicamp, USP, UFMS, UFABC, Unesp, Unifei e IMPA.
O Canguru é realizado em parceria com a Associação Kangourou Sans Frontières (KSF), responsável pela iniciativa Canguru de Matemática a nível mundial.
Público-alvo: estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até estudantes do 3º ano do Ensino Médio.
Diferente da OBMEP e da OBM, as escolas públicas também precisam pagar para que seus estudantes participem do Canguru de Matemática.
Objetivo: foca em despertar o gosto pela matemática de forma lúdica e acessível.
Universidades que aceitam o Canguru como forma de ingresso: Unicamp, UFMS, UFABC e Unesp.