Flexibilidade e persistência: veja a trajetória de Giovanna Paz, aprovada em 1º lugar em Letras na USP

Flexibilidade e persistência: veja a trajetória de Giovanna Paz, aprovada em 1º lugar em Letras na USP

Giovanna Paz é mais uma aprovada pelo Estratégia Vestibulares; confira o seu relato #VemSerAprovadoCoruja

Giovanna Paz dos Santos, natural de São Bernardo do Campo, viu seu sonho se tornar realidade aos 19 anos, ao ser aprovada em 1º lugar em Letras na Universidade de São Paulo (USP). A jovem, que precisou conciliar o trabalho com a rotina de estudos para o vestibular, optou por um curso preparatório on-line, apostando no Estratégia Vestibulares.

Giovanna contou em entrevista disponível no Youtube do EV alguns detalhes sobre sua trajetória, como ferramentas favoritas da plataforma, rotina de estudos, inseguranças e o sentimento de ser aprovada. Acompanhe e saiba mais sobre o caminho percorrido pela futura profissional em Letras.

Estudando com o Estratégia Vestibulares

Giovanna conheceu o Estratégia Vestibulares por anúncios do Youtube e, mesmo depois de pesquisar outros cursos pré-vestibulares, optou por estudar com a Coruja, pois, segundo ela, “passou bastante confiança”. Diversos aspectos do EV agradaram a estudante, como o material, os professores e o fato de ser um curso preparatório online.

Ela afirma que sua ferramenta favorita era o material em PDF, e considera-o completo e didático: “Eu achei muito completo, tem todos os conteúdos que você precisa e são feitos pelos próprios professores, então parece que eles estão conversando com você, é bem legal!”.

O Estratégia Vestibulares possui planos exclusivos sobre diversas bancas de vestibulares brasileiros, com professores especialistas nas provas e materiais afunilados para o foco do aluno. Giovanna percebeu esta característica como um diferencial: “A vantagem do EV é a forma como os professores abordavam os conteúdos, sempre direcionados para o objetivo que o aluno escolhia”.

O modelo de ensino virtual era o ideal para a rotina da são-bernardense, que, além de estudar para o vestibular, trabalhava. “Uma das vantagens de estudar on-line é a flexibilidade, então como eu trabalhava eu podia estudar durante as horas vagas e isso me ajudou bastante”. Ela relata que se sentiu acolhida e, mesmo que estudando de forma remota, conseguia sentir o apoio e carinho dos professores durante sua jornada.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Rotina de estudos

Depois de conhecer o Estratégia, Giovanna percebeu a necessidade de criar uma rotina de estudos que se adequasse ao seu dia a dia. Portanto, ela passou a estudar uma matéria por dia. “Cada dia eu me dedicava para uma matéria, porque quando eram muitas matérias no mesmo dia, eu me perdia um pouco”. 

A estudante se sentiu frustrada por não conseguir estudar tudo em tão pouco tempo, mas encontrou uma forma de driblar isso, focando em conteúdos nos quais ela sentia mais necessidade. “O meu erro foi querer dar conta de tudo em pouco tempo. São muitos conteúdos, mas a gente não consegue ver tudo, estudar tudo e fazer todas as listas de exercícios e isso acaba frustrando um pouco”.

Giovanna precisava trabalhar e estudar, e, por isso, em alguns dias, conseguia estudar por apenas duas horas. No entanto, na reta final, ela focou 100% do seu tempo em sua preparação estudando e realizando muitas listas de exercícios. “Na reta final, principalmente da Fuvest, eu estudava da hora que eu acordava até a hora que eu ia dormir, o dia inteiro”, relata.

A prova e a aprovação

Giovanna conta que durante as provas sentiu-se bem preparada e, apesar da ansiedade alguns dias antes, manteve-se tranquila na realização da Fuvest e do Enem. Mesmo assim, não achava que seria aprovada. Essa era sua segunda tentativa de ingressar na USP e estava apreensiva de que não fosse dar certo.

Felizmente, esse sentimento estava completamente equivocado. A jovem tirou 920 na redação do Enem e foi aprovada em Letras, por meio do Enem-USP, na faculdade dos seus sonhos, e ainda em primeiríssimo lugar. “A USP era um sonho que, até o ano passado, eu não imaginava viver. É maravilhoso saber que agora eu vou estar estudando lá”.

Por que Letras?

Giovanna conta que desde criança era apaixonada por Inglês, o que a motivou a estudar, aprender e pesquisar sobre o assunto em casa. Para ela, cursar Letras era uma certeza em sua vida. Uma de suas maiores inspirações na área é Carina Fragozo, professora de inglês, PhD em Linguística, criadora do canal no Youtube “English in Brazil” e escritora do livro “Sou péssimo em inglês”.

Dica de ouro

Giovanna recomenda o estudo on-line aos vestibulandos, argumentando que no presencial você precisa seguir o cronograma que o próprio cursinho elabora, não dando total foco para suas dificuldades. 

Para ela, o formato on-line possui a flexibilidade ideal para aqueles que desejam criar seu próprio cronograma e rotina de estudos. “Se você tem mais dificuldade em Matemática e facilidade em Português, você consegue dedicar mais tempo para a matéria que você tem mais dificuldade”.

Além disso, a estudante revela que já pensou em desistir, mas sua mãe e seus amigos foram sua rede de suporte nesses momentos. Por isso, ela aconselha todos aqueles que estão prestando vestibular: “Não desista e tente! Não custa nada tentar e dar o seu melhor. Muitas pessoas pensam que é impossível, mas com o seu esforço e estudo é possível chegar lá também”.

Como conquistar sua vaga na USP?

Se você, assim como Giovanna, está focado em montar seu próprio cronograma de estudos para garantir uma vaga na USP, seja em Letras ou em outros cursos, conte com a ajuda do Estratégia Vestibulares!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da USP, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a Fuvest, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.
Você pode gostar também