Bárbara Paola, piracicabana de 19 anos, já sabia desde o ensino médio qual seria a graduação que gostaria de cursar: a estudante seguiu os passos de seus familiares e resolveu prestar vestibular para Administração. Sua surpresa foi grande quando viu o resultado e percebeu que havia sido aprovada em três das universidades mais concorridas do Brasil: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A Coruja deu seu depoimento ao Estratégia Vestibulares, abordando detalhes de sua trajetória à aprovação, como rotina de estudos, materiais e métodos mais utilizados, maiores dificuldades, momentos de lazer, professores favoritos, maiores inspirações e metas, e ainda finalizou dando uma dica de ouro aos vestibulandos.
Navegue pelo conteúdo
Estudando com o Estratégia Vestibulares
O primeiro encontro de Bárbara com o Estratégia Vestibulares foi por uma propaganda no Instagram, mas, apesar de explorar a plataforma e gostar do material, a estudante optou por realizar outro curso pré-vestibular.
Tempo depois, a falta por um curso específico para o vestibular da Fuvest fez com que o seu caminho cruzasse com o Coruja novamente. “Foi quando eu lembrei do Estratégia e comecei o curso intensivo da Fuvest. Foi a melhor escolha que eu fiz porque era realmente tudo que eu precisava”, assume Bárbara.
As ferramentas favoritas da vestibulanda eram os simulados, o banco de questões e as videoaulas, que eram, segundo ela, “parte da minha rotina”. “Eu assistia todos os dias. O simulado eu fazia conforme os dias que tinha, mas eles eram super certeiros. As questões eram muito parecidas com as questões das provas e o banco de questões também eu utilizava todos os dias, me ajudava muito”, explica a estudante.
Bárbara revela que, embora sua preparação total tenha durado cerca de um ano, foi a parceria com o Estratégia Vestibulares que realmente marcou a diferença nos seus últimos sete meses de preparação. Foi nesse período que ela sentiu que estava sendo verdadeiramente preparada para os vestibulares que ela prestaria.
Rotina de estudos
Como Bárbara já havia se formado no Ensino Médio, seguia um horário regular e focado em estudar com o material provido pelo Estratégia. A estudante acordava por volta das 7h e às 8h já começava assistindo as videoaulas.
Depois do almoço, continuava estudando até o horário das lives noturnas, que era seu último afazer do dia. Como suas noites eram mais flexíveis, depois das lives aproveitava para comer e relaxar, lendo um livro antes de dormir. “Eu sempre gostei muito de ler, então sempre antes de começar os estudos, eu lia por 30 minutos de manhã e antes de dormir também”, conta a futura administradora.
Além da leitura, o convívio social era muito importante para Bárbara. Por isso, nos finais de semana, principalmente domingo, ela aproveitava para encontrar alguns amigos. O equilíbrio é algo que a estudante considera essencial em sua rotina de estudos, já que ele é um dos responsáveis por manter o seu foco.
Dificuldades pelo caminho
Para Bárbara Paola, encarar a jornada de estudos em casa representou um grande desafio. Mesmo sem experiência prévia de estudo remoto ou cursos online, ela enfrentou essa nova realidade com determinação.
No início, a complicação era evidente, mas com o tempo a Coruja percebeu que o sucesso nesse ambiente exige foco e uma direção clara. “Ter um objetivo em mente e um lugar tranquilo para você estudar são essenciais (para os estudos remotos), porque senão, não vai adiantar muito”, pontua.
No entanto, no final todas as dificuldades valeram a pena. A sensação de conquista ao ver seu nome nas listas de aprovados das três universidades (USP, Unicamp e Unesp) é descrita por Bárbara como algo “surreal”. Esse momento representou, para ela, a realização de um objetivo e a materialização de todo o seu esforço.
Além disso, os professores desempenharam um papel essencial no apoio à estudante, lembrando de que ela não estava sozinha nessa jornada desafiadora. “Você ver seu nome na lista de aprovados dá uma sensação de gratidão enorme. Eu só conseguia lembrar dos professores sempre falando que iam estar lá até o final e eles realmente estiveram”, destaca a Coruja.
Professores favoritos
A agora uspiana compartilha com entusiasmo a influência que seus dois professores favoritos tiveram em sua jornada: Alê Lopes e Gabriel Prazeres, professores de Sociologia e História, e Química, respectivamente . Ela os acompanhava de perto, inclusive nas redes sociais, nas quais os educadores fazem posts e stories sobre as disciplinas e estão sempre incentivando os alunos.
A professora Alê Lopes se destacou desde o início, já que a primeira videoaula que Bárbara assistiu no Estratégia foi a de História. “A primeira vídeo aula que eu vi, logo de cara me apaixonei, amo as aulas dela, acho a didática dela excelente, dá para a gente ver que ela gosta do que ela faz”, declara Bárbara.
No mesmo contexto, o professor Gabriel Prazer desempenhou um papel transformador em sua relação com a Química. Antes, a estudante não era muito fã da disciplina, mas as aulas do professor Gabriel fizeram toda a diferença, tornando o aprendizado mais acessível e agradável.
Mesmo quando não conseguia o desempenho desejado nos simulados, o apoio dos professores era um farol de orientação. Os conselhos, a correção dos simulados, a participação nas salas VIP e até mesmo a interação por meio dos stories no Instagram contribuíram para acalmar sua ansiedade e fazer com que ela não se sentisse sozinha.
Maior inspiração e metas
A maior motivação de Bárbara Paola a seguir sua trajetória na carreira de Administração são os seus pais, que representam seu alicerce na vida. Já em relação às metas, Bárbara possui grandes aspirações em relação a seu futuro emprego, inclusive, conciliar sua carreira com viagens é um sonho que ela deseja concretizar. “Eu queria muito trabalhar em uma multinacional, eu adoro inglês, adoro aprender línguas novas e eu queria muito trabalhar viajando”, expressa a estudante.
Dica de ouro
Ao encerrar sua entrevista, Bárbara compartilhou uma dica de ouro com vestibulandos. Ela os incentivou a escolherem o Estratégia Vestibulares como parceiro de estudos e a não desanimarem frente aos obstáculos. Além disso, ela ressaltou que as dificuldades moldam o caráter e que a persistência é fundamental para alcançar os objetivos almejados.
“Apesar dos altos e baixos, a gente só chega onde a gente quer com umas dificuldades mesmo, elas fazem de nós quem nós somos”, finaliza a uspiana.
Como conquistar sua vaga na Fuvest?
Se você quer transformar seus estudos assim como Bárbara e garantir uma vaga na USP, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da Fuvest, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: