O que é fake news: veja como identificar informações falsas na internet

O que é fake news: veja como identificar informações falsas na internet

A internet é um campo imenso de possibilidades, e pessoas se aproveitam disso para espalhar mentiras nas redes. Saiba como descobri-las abaixo

Hoje, 03 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A data serve para conscientizar sobre a importância da livre expressão midiática de meios de comunicação frente a governos autoritários ou órgãos repressores que tentam limitar o exercício do jornalismo em qualquer âmbito ou local.

Contudo, uma prática que vem se tornando cada vez mais comum é a criação e divulgação de fake news, seja por portais de informações falsos, pessoas de caráter duvidoso ou mesmo órgãos montados para distorcer a realidade de diversos fatos, amparados por governos ou pessoas mal-intencionadas.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Para se montar uma pergunta de qualquer vestibular que envolve um fato noticioso, é necessário checar a informação e, acima de tudo, mostrar de qual local o trecho foi retirado, dando os devidos créditos. E isso acontece também no caso de imagens como quadrinhos, infográficos, fotos e tudo mais.

Pensando nisso, o Estratégia Vestibulares preparou um conteúdo com algumas dicas para você conseguir identificar informações falsas, sites que fazem esse tipo de serviço de maneira profissional e também mostrar a importância da liberdade de imprensa, desde que ela cumpra os princípios jornalísticos. Vamos lá?

O que são fake news?

Fake news significa, em tradução literal, notícia falsa. Elas são produzidas com o intuito de mascarar informações e enganar pessoas atingidas. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 86% dos brasileiros usuários da internet têm preocupação com o conteúdo falso em mensagens.

De acordo com a mesma pesquisa, 60% dos entrevistados não confiam em informações de redes sociais e 67% não confiam em informações difundidas pelo WhatsApp.

Outros componentes presentes nas fake news são a capacidade de viralização e o alto número de robôs virtuais. O material é feito para se espalhar rapidamente pelas redes, o alto número de compartilhamentos faz com que o conteúdo ganhe mais força entre as pessoas.

Por que o assunto é tão importante nos tempos atuais?

As informações falsas ajudam a influenciar as opiniões das pessoas impactadas. Eleições, produtos, consumo, assuntos polêmicos… tudo isso cria redes de manipulação para que resultados sejam alcançados por quem promoveu a criação das fake news.

Há, no momento, diversas investigações sobre eleições ao redor do mundo, e inclusive no Brasil, que podem ter sido corrompidas por notícias falsas. Veículos também divulgaram esquemas de empresas que criam diversos robôs para minar movimentos contrários a suas propostas. Tudo isso desestabiliza a democracia — no primeiro caso — e o mercado — no segundo.

Saber filtrar e identificar informações falsas, portanto, é um ponto fundamental para o momento em que estamos. Mas, também é muito importante para um vestibulando, afinal de contas, muitas notícias são base para questões dos processos seletivos diversos.

Veja 10 dicas para identificar notícias falsas

Para te ajudar, veja as dicas que separamos e identifique as notícias falsas de maneira mais fácil e intuitiva.

Fonte e autoria

Montagem duvidosa, texto estranho? Independentemente do motivo de desconfiança, leve a sério a sua intuição. Cheque a fonte que publicou aquela notícia e até mesmo a pessoa que postou. Veículos de comunicação sérios são consagrados e conhecidos por fazer uma apuração especializada das informações antes de transmiti-las.

Erros ortográficos? Hmmm

Erros acontecem, mas calma lá! Quando uma informação contém erros de forma grotesca ou repetitiva, é sinal de que não foi feita por pessoas especializadas. Ainda que existam fake news com português perfeito, ter ortografia ruim é sinal de alerta sempre.

Variedade de meios de comunicação

Outro fator que faz muita diferença nessas horas é o número de meios de comunicação que publicaram matérias sobre o assunto. Uma informação bombástica é noticiada por diversos veículos, o que mostra também a veracidade do que está sendo publicado.

Sites desconhecidos? Desconfie

Se o portal que publicou a notícia é estranho ou pouco conhecido, fique com um pé atrás. Procure a informação também em grandes portais, para que você saiba mais detalhes ou até mesmo a veracidade da informação em questão. Atualmente existem milhares de sites de qualidade questionável e até mesmo feitos para disseminar notícias falsas.

Confira a data de publicação da notícia

Muitas vezes a informação até é real, mas é antiga, e está sendo usada para confundir quem lê de forma desatenta e pensa que é fresca. E essa confusão é palco para que versões distintas começam a tomar conta de um fato que não importa mais.

Cuidado com as pequenas mentiras

Muitas vezes uma parte da informação pode ser real, e isso é usado para criar uma história enorme por trás, cheia de enredos e detalhes que se misturam: o que é verdade e mentira ficam confusos, e isso ajuda o emissor a espalhar pequenas mentiras. Quando você lê algo que sabe que é verdade, não significa que tudo que está posto é de fato verdadeiro, e muitas pessoas não sabem diferenciar isso.

Cuidado com o sensacionalismo

Títulos chamativos, mensagens direcionadas, senso de urgência… tudo isso são estratégias usadas por meios de comunicação para fazer com que o leitor leia a informação impactado pela emoção do momento. E, em muitos momentos, há, de forma implícita, uma análise opinativa sobre uma informação, que pode acabar distorcendo a realidade.

Cuidado com fotos e vídeos

Hoje em dia é possível manipular imagens e vídeos de forma muito simples, seja usando programas ou técnicas. O deep fake, por exemplo, consiste em uma inteligência artificial que troca o rosto de pessoas por outras, de forma cada vez mais natural. Ainda que a técnica seja usada para memes, ela já foi vista para usos políticos para prejudicar a imagem de figuras públicas.

Use o Google

O Google costuma colocar portais confiáveis em seus primeiros resultados, o que facilita a busca por um título estranho, imagem, ou notícia que pode ser falsa. Ali você encontrará diversos resultados, podendo comparar as informações ou até mesmo ver se ela já foi checada por alguém ou se ela existe em outros portais.

Diferencie opiniões de fatos

Ao citar uma opinião como fonte, sem ter um dado ou embasamento, a notícia está fadada a ser tendenciosa. Pesquisas de institutos renomados e estudos científicos sólidos, com metodologias testadas, são bons exemplos de informações verificadas. Formar opiniões a partir de uma notícia é normal, mas discernir o que é opinativo do que é factual é fundamental.

o-que-é-fake-news

Veja alguns sites de checagem de notícias

Existem sites especializados em verificar se uma informação é falsa ou não, justamente para frear uma disseminação rápida de um conteúdo. Devemos sempre pensar que um conteúdo falso atinge muito mais pessoas do que a sua retratação. Confira alguns portais abaixo.

Agência Lupa

Criada pela Folha de S. Paulo, a Agência Lupa é a primeira especializada em checagem de fatos do país. Seu trabalho é ainda mais intenso em período eleitoral, para que informações falsas não impactem os resultados das urnas.

E-Farsas

O E-Farsas é um site que avalia boatos espalhados pela internet há mais de 20 anos. Após a avaliação, o portal posta o veredicto para que mais pessoas vejam o que é real ou farsa.

Comprova

O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa com jornalistas de mais de 40 veículos de comunicação do país. A investigação de fact-checking é criteriosa e busca iluminar informações suspeitas compartilhadas por redes sociais e aplicativos de mensagens.

Fato ou Fake

O Fato ou Fake foi criado pelo grupo Globo e apura notícias falsas de assuntos gerais. Nela, jornalistas que trabalham nos diversos veículos de comunicação do grupo se desdobram para conferir o que é ou não verdade nas informações disseminadas diariamente pelo país.

Aos Fatos

A agência Aos Fatos surgiu em 2015 com o intuito de checar informações usando o jornalismo investigativo por meio de financiamento coletivo, sem receber aportes de governos, partidos ou publicidade enganosa.

O que fazer ao encontrar uma informação falsa?

A recomendação é denunciar para a rede em que você viu a informação: Facebook, Twitter, Instagram e outros… Todos têm canais de denúncia para que o usuário alerte a empresa sobre diversos tipos de conteúdos, inclusive os falsos. Caso a fake news tenha sido compartilhada, convém alertar a pessoa que a postou.

Conte com o Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares quer ver você ser aprovado na instituição dos seus sonhos. Para te ajudar com isso, oferece cursos exclusivos para o Enem e diversos processos seletivos espalhados pelo Brasil. Conte também com nosso Banco de Questões completo, mentoria personalizada, Salas VIP, Fórum de Dúvidas ativo e muito mais!

Você pode gostar também