Técnico, tecnólogo ou profissionalizante: qual é a diferença?

Técnico, tecnólogo ou profissionalizante: qual é a diferença?

Os cursos técnicos, tecnólogos e profissionalizantes se diferenciam em nível de ensino, duração e formato; entenda as particularidades de cada um

Na hora de escolher uma formação para entrar no mercado de trabalho, é comum surgir a dúvida entre opções de cursos técnicos, tecnólogos ou profissionalizantes. Apesar de todos estarem ligados à qualificação profissional, cada um tem características próprias quanto à duração, nível de ensino e reconhecimento.

Entender as diferenças entre eles é essencial para tomar uma boa decisão de carreira. Confira abaixo o que significa cada um desses tipos de curso e veja exemplos para não confundir mais!

+ Qual é a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo?

Pacote Vestibulares Platinum

Conheça nosso curso

O que é curso técnico?

O curso técnico é uma formação de nível médio, voltada para preparar o estudante de forma prática para o mercado de trabalho. Ele pode ser feito de forma integrada ao ensino médio, concomitante (ao mesmo tempo, mas em instituições diferentes) ou subsequente, quando o aluno já concluiu o ensino médio.

Esse tipo de curso costuma ter duração entre 1 e 2 anos e é oferecido por escolas técnicas, institutos federais e instituições do sistema S, como o Senai e o Senac. Ao final, o estudante recebe um diploma técnico, mas não é considerado um curso superior.

Neste tópico, vale destacar também as ETECs (Escolas Técnicas Estaduais), administradas pelo Centro Paula Souza, uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo. 

Elas são instituições públicas que oferecem ensino médio e técnico gratuito e de qualidade, com grande procura por parte de jovens que buscam inserção rápida no mercado.

Exemplos

  • Curso técnico em Enfermagem;
  • Curso técnico em Informática;
  • Curso técnico em Edificações;
  • Curso técnico em Administração;
  • Curso Técnico em Química.

O curso tecnólogo, ou curso superior de tecnologia, é uma graduação reconhecida pelo MEC, assim como o bacharelado e a licenciatura. A diferença é que ele tem foco mais específico e voltado para áreas práticas, com menor duração, geralmente entre 2 e 3 anos.

Quem conclui esse tipo de formação recebe o título de tecnólogo. Ou seja, “tecnólogo” é o nome dado à pessoa formada nesse curso. Apesar do nome parecido com “técnico”, trata-se de um curso de nível superior, que permite até prestar concursos e seguir para pós-graduações.

Exemplos

  • Curso superior de tecnologia em Logística;
  • Curso superior de tecnologia em Design de Interiores;
  • Curso superior de tecnologia em Marketing;
  • Curso superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;
  • Curso superior de tecnologia em Design de Moda;
  • Curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética.

Veja também:
+ Melhores cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, segundo o MEC
+ Melhores cursos de Tecnologia em Agronegócio, segundo o MEC
+ 50 melhores cursos de Tecnologia em Logística, segundo o MEC
+ 50 melhores cursos de Tecnologia em Estética e Cosmética, segundo o MEC

O que é curso profissionalizante?

Já o curso profissionalizante, também conhecido como curso livre, não pertence nem ao nível médio nem ao superior. São cursos de curta duração, com foco direto em uma função prática, e que não exigem escolaridade específica. Por isso, costumam ser acessíveis e muito procurados por quem quer aprender uma profissão de forma rápida.

Esse tipo de curso não dá direito a diploma técnico ou superior, apenas a um certificado de conclusão. Apesar disso, pode ser um bom primeiro passo para entrar no mercado.

Exemplos

  • Cursos profissionalizantes na área de tecnologia: informática, desenvolvimento de software, suporte técnico, análise de dados, etc;
  • Cursos profissionalizantes na área de beleza e estética: cabeleireiro, manicure e pedicure, estética facial e corporal, design de sobrancelhas, etc;
  • Cursos profissionalizantes na área da saúde: cuidador de idosos, auxiliar de enfermagem, socorrista, etc;
  • Cursos profissionalizantes na área de administração e negócios: assistente administrativo, contabilidade básica, recursos humanos, operador de caixa, etc;
  • Cursos profissionalizantes na área de construção civil: eletricista, técnico em soldagem, mecânica, etc.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Diferença entre técnico, tecnólogo e profissionalizante

A principal diferença entre eles está no nível de ensino e na validade do diploma. O curso técnico é de nível médio, o curso tecnólogo é de nível superior, e o curso profissionalizante é um curso livre, fora da estrutura formal de ensino.

Quem se forma em curso de tecnologia pode ser chamado de tecnólogo e tem um diploma superior, podendo seguir para pós-graduação ou concursos que exijam graduação. 

Já o curso técnico prepara para o mercado de forma mais rápida, mas ainda dentro do ensino médio. O profissionalizante, por sua vez, ensina habilidades práticas, mas sem vínculo com os sistemas oficiais de ensino.

Estude com o Estratégia Vestibulares 

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem em diversos vestibulares, no Encceja e no Enem. 

E para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre diversos vestibulares, além do Encceja e do Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais; 
  • Correção ilimitada de redações; 
  • Fórum de dúvidas; 
  • Simulados com questões inéditas; 
  • Questões comentadas; 
  • Mapas mentais; e 
  • Entre muitas outras vantagens. 

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Você pode gostar também