Veja a trajetória de Giovanna Borges, 1º lugar em Direito na UFMS

Veja a trajetória de Giovanna Borges, 1º lugar em Direito na UFMS

Giovanna Borges, 1º lugar em Direito na UFMS pelo Passe é mais uma aprovada pelo Estratégia Vestibulares. Conheça sua trajetória #VemSerAprovadoCoruja

“Eu não tenho como descrever a sensação de ser primeira porque eu sempre me inferiorizei muito. Eu achava que a competição era comigo mesma, só que as pessoas tinham um potencial maior, e isso conta na hora da prova. Só que eu me concentrei, coloquei todo o conhecimento que eu tinha, me esforcei muito e veio”.

Esse é o sentimento de Giovanna Borges, coruja de 18 anos que conseguiu sua aprovação em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1º lugar pelo Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) e em 2º no vestibular da instituição.

O curso da Faculdade de Direito (Fadir) em Campo Grande, capital do estado, é o segundo mais concorrido da instituição, atrás apenas de Medicina. Além disso, a nota de corte para ingressar em Direito é de 668.44 no curso integral.

Entrevistamos Giovanna e ela nos contou mais sobre sua aprovação, rotina de estudos, desafios que enfrentou e como o Estratégia ajudou ela nessa trajetória. Acompanhe abaixo e #VemSerAprovadoCoruja! 

Carreira militar ou civil?

Antes do feito, Giovanna precisou decidir entre seguir carreira militar, como o pai, ou buscar uma carreira civil, que foi sua decisão. Nesse processo, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) era a outra opção até então.

Outros fatores que tornavam essa decisão complicada era o fato de que Giovanna estudava em Colégio Militar, e o militarismo também permite uma segurança financeira maior do que em instituições civis.

“O meu pai sempre me incentivou a conquistar as coisas com segurança, então essa necessidade de estabilidade financeira, mostra muito o poder de conseguir viver em paz”, pontuou.

Giovanna também detalhou o que ela projeta para seu futuro na área de Direito e como isso a motivou. “Como era uma área humanística que eu gosto bastante e tem um ramo grande de concursos públicos, eu acredito que seja muito bom para segurança financeira e também para me desenvolver no quesito de ajudar diretamente as pessoas”.

Estratégia como apoio

O Estratégia entrou na vida de Giovanna em 2019, quando ela estava no terceiro ano do Ensino Médio. Seu pai investiu nela através do curso preparatório do Estratégia Vestibulares, por saber que este traria o melhor suporte e seria o melhor canal que sua filha encontraria para seus estudos. Ele conhecia a qualidade por ter estudado pela plataforma anteriormente, mas para concursos públicos.

“Eu comecei pelo Estratégia Vestibulares desde o lançamento, porque o meu pai já conhecia Estratégia Concursos já tinha feito curso com eles”. 

Para a mais nova universitária, são muitas as qualidades do Estratégia que a ajudaram nessa empreitada: “O diferencial de estudar com a Coruja com certeza é ter a disponibilidade do fórum de dúvidas, o direct dos professores, o acesso a todo PDF comentado por eles. A disponibilidade para auxiliar tanto na plataforma quanto nas redes sociais. Eu tinha confiança de que o caminho estava sendo trilhado da maneira correta”.

Nas palavras dela, a base que ela havia recebido na escola era diferente da que recebeu estudando pelo Estratégia, uma vez que o Estratégia conhece a Banca e aprofunda exatamente no ponto que vai ser cobrado no Vestibular.

Dificuldades no meio do caminho

“Passar de primeira foi um processo extremamente difícil, eu acredito que tudo que eu conquistei foi a Deus, aos meus pais e a minha família que sempre me apoiou”, contou, Giovanna sobre os apoios que recebeu até a aprovação.

Ter a ajuda e o apoio das pessoas que mais se ama e valoriza faz a diferença nas conquistas de qualquer objetivo, principalmente em anos tão difíceis como os que estamos vivendo. E, quando falamos também em saúde mental, buscar apoio profissional é fundamental para que tudo fique bem. Giovanna dá seu depoimento sobre o assunto:

“Eu tive muita dificuldade no ano que eu tive que estudar para o vestibular, que foi conciliando com o terceiro ano no ano da pandemia, então tudo era em casa. Eu passei por ansiedade, depressão… Com terapia e com ajuda dos professores, que eu conversava sempre sobre essa decisão da carreira, eu consegui ficar mais tranquila e melhorando a minha mentalidade. No fim de tudo veio a recompensa do grande esforço”.

Momento marcante e a notícia da aprovação

Já ouviu a voz de algum professor te explicando uma questão enquanto você faz sua prova? Pois bem, a Giovanna ouviu: “Um momento marcante foi com certeza a reta final do Enem. Parece que quando eu estava fazendo a prova eu ouvia a voz dos professores falando as respostas. Foi incrível! E foi aí que eu percebi que eu não tinha arrependimento nenhum de gastar o meu dia inteiro estudando, que no caso nem era gastar, era aproveitar”.

Depois de praticar por questões e receber todo suporte nas salas VIP, Giovanna chegou no vestibular e colocou em prática tudo que havia aprendido dentro de um ano de estudos com o Estratégia Vestibulares.

“A aprovação veio um dia que eu estava estudando para a EsPCEx e eu não fazia ideia se ia dar certo ou não. Eu não confiava tanto em mim e eu não sei como que eu cheguei ao ponto de ficar em segundo lugar geral do vestibular. Foi impressionante, eu gritei em casa, não tinha ideia do que estava acontecendo e que eu realmente ia conseguir conquistar essa vaga”, conta Giovanna.

Dicas de como estudar

Estudar em casa não é fácil. São muitos os problemas que podem acontecer, e vão desde uma conexão ruim de internet, até mesmo ter um local adequado para conseguir se concentrar. Veja algumas dicas que a Giovanna deu para obter êxito nessa empreitada.

“Para estudar digitalmente, eu criei uma rotina fixa. Então se acontecesse um imprevisto eu balancearia melhor no fim de semana. Separar primeiro as matérias que você tem mais dificuldade, dar um tempo maior a elas, e as que você tem menos dificuldade você destina um tempo menor, mas sempre em constância. Se você estiver cansado, você dá um tempo, mas não para de estudar o dia inteiro”.

A rotina fixa, método escolhido e recomendado por Giovanna, mudava quando as provas se aproximavam. Segundo a aprovada, faltando duas semanas para o grande dia, ela começava a revisar os conteúdos, para tirar a pressão e preparar seu psicológico, além de descansar um pouco mais do que de costume.

“O que eu costumo fazer (perto da prova) é revisar os meus resumos que eu fiz de anotações das aulas dos professores, e eu só vejo os tópicos essenciais ou alguma coisa que acredite que eu preciso relembrar. Estudar a matéria nova é impossível perto da prova, você fica ansioso, você fica desesperado para entender o novo conteúdo”, afirma.

“Todo mundo consegue”

“Uma mensagem que eu tenho aqui para todo todo mundo que está se esforçando e tentando, ou que ainda ainda não sabe o que quer, mas realmente tem o desejo de conquistar os sonhos da vida, é correr atrás. Colocar o estudo como base, porque ele vai te capacitar, ele vai gerir sua vida intelectual, emocional, porque ele garante a estabilidade. Correr atrás dos objetivos é essencial e acredito que com muita fé e com muita esperança todo mundo consegue”, conta Giovanna.

Como podemos perceber, não há nada de extraordinário e que impeça você de ser o próximo aprovado, assim como a Giovanna! O importante é se dedicar nos estudos, confiar nos professores e jamais deixar de acreditar no próprio potencial.

“O Legado que eu tenho para deixar para todos que querem estudar pelo Estratégia, para todos que buscam aprovação, é correr atrás dos objetivos. Se você ainda não tiver um objetivo definido, é entender que com o tempo você vai se conhecer melhor e vai descobrir os seus sonhos. Ter uma garantia de estudo é essencial e o estudo traz toda a base que você precisa para sua vida. Priorizar certas circunstâncias pode te levar mais longe. Se é seu sonho, por que não tentar agora?”, complementa.

O Estratégia acredita, assim como a Giovanna, que todo mundo consegue alcançar seus sonhos. E o trabalho da nossa equipe é te ajudar nesse processo. Confira nossos produtos feitos com carinho e dedicação para que você tenha a sua tão sonhada aprovação. #VemSerAprovadoCoruja!

“Eu não tenho dúvida de falar que o Estratégia é o melhor. O Estratégia realmente tem todos os suportes e os professores são os melhores, eles são uns queridos também! Eu não tenho o que falar do Estratégia. Faça e você vai ver como é!”, finaliza.

Colaboração: Gabriela Chiaradia

Você pode gostar também