9 dicas para passar no vestibular das universidades mais concorridas
Créditos: Pexels Pixabay

9 dicas para passar no vestibular das universidades mais concorridas

Se você deseja fazer um curso de nível superior, precisa estudar para vestibular, principalmente se quer entrar em uma universidade pública concorrida. Para ajudar, separamos algumas dicas que vão te ajudar a passar no vestibular das universidades mais concorridas.

Vestibular de medicina

A preparação para a prova é quase tão crítica quanto o conjunto de conhecimentos que você adquiriu na escola. É preciso muito trabalho para se preparar para o vestibular e conhecer algumas dicas e truques só vai beneficiar a sua preparação. 

Lembre-se de que prestar vestibular não é só trabalho duro, mas também fazer o melhor no dia da prova. Por esse motivo, decidimos separar algumas dicas de estudo para vestibular e de como passar nas universidades mais concorridas. 

Se você quer saber quais são essas dicas que poderão te ajudar, continue a leitura e confira!  E para receber informações que vão te ajudar nesta jornada, inscreva-se na nossa newsletter!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Dicas dicas para passar no vestibular de qualquer universidade

A primeira coisa que os alunos devem considerar quando decidem fazer a prova de vestibular é antecipar-se em seus estudos.

Todos os anos, milhares de aspirantes comparecem à prova para tentar a sorte, dos quais apenas alguns são selecionados. Portanto, para garantir que você se sairá bem durante a prova, é importante preparar-se com antecedência. 

Aqui estão algumas dicas que poderão te ajudar a preparar-se para o vestibular. 

1. Crie um plano de estudo prático

Os alunos geralmente passam mais tempo planejando do que realmente executando esses planos. O planejamento é a arte do possível. Portanto, crie um plano que possa ser executado com sucesso. 

Dê mais tempo aos tópicos que você acha difíceis e mantenha um tempo extra para que você possa completar algumas tarefas pendentes.

2. Conheça sua força e fraqueza

Todo mundo tem pontos fortes específicos e todos têm pontos fracos específicos. É quase certo que se você não tem clareza sobre seus pontos fracos, também não sabe quais são seus pontos fortes. 

Portanto, é importante que identifique no que você é bom ou não. Por exemplo, você pode ser muito bom em redação, mas não tão bom em matemática. 

Ao saber disso, você poderá potencializar o que já faz muito bem e focar em aprender aquilo em que não consegue ter um bom desempenho. 

3. Use menos livros para a teoria

Os alunos têm o hábito de referir inúmeros livros para cada assunto, embora a maioria deles transmita a mesma coisa. Ter muito material semelhante pode levar à confusão durante o tempo de revisão e muitas de suas dúvidas permaneceriam sem solução. 

Claro, você precisará de livros, mas tenha cuidado para não tentar focar em vários ao mesmo tempo e acabar não aproveitando nenhum de verdade.

4. Planeje sua estratégia de prova

Planejar a maneira como você resolve as questões é crucial para tirar uma boa nota no vestibular. 

Por isso, conheça a si mesmo e saiba como é a melhor preparação para você. Seja começar pelas questões mais fáceis e ir pulando para as difíceis, ou o contrário. Qual é a forma de realização de provas que deixa você mais confiante?

Treine com provas antigas e descubra a metodologia que é melhor para você!

4. Treine sua mente para a prova

Você deve praticar a resolução de vários trabalhos ao mesmo tempo, para que sua mente seja treinada para ter uma postura ativa durante a preparação para o vestibular. 

5. Faça provas do ano anterior

A resolução de questões do ano anterior deve ser deixada para os últimos meses antes da realização do vestibular

Essas são questões reais que já foram aplicadas e você deve respondê-las a fim de preparar-se para o que está por vir. 

Portanto, procure por provas aplicadas nos anos anteriores e as responda. Essa é sem dúvida uma ótima maneira para treinar e preparar-se para a avaliação. 

6. Use o método de eliminação

Sempre que houver dúvida durante a resolução de uma questão objetiva, use o método de eliminação. Comece excluindo as duas opções com menor possibilidade de serem corretas. 

Às vezes, independentemente do anúncio da questão, o conteúdo das próprias opções pode ser usado para eliminar alternativas. 

Selecionar uma resposta final entre as questões restantes, às vezes é complicado. Se correr o risco valer a pena, você pode seguir sua intuição, quando for preciso.

7. Aprenda e prepare todos os atalhos

Cada aluno tem atalhos que usa para preparar-se para os exames de admissão. Seja para lembrar fórmulas ou memorizar gráficos, use atalhos para economizar seu tempo. 

Existem alguns atalhos que são padrões e que você pode usar, mas criar o seu próprio também poderá ajudar muito na hora da prova. 

8. Fique fisicamente e mentalmente equilibrado

Manter o corpo e a mente saudáveis ​​é algo bastante negligenciado por estudantes durante a preparação para o exame. Ignorar o condicionamento físico pode ter efeitos adversos no resultado final. 

Exercite-se diariamente e durma bem para que sua mente e corpo estejam descansados ​​quando você fizer o exame. Evite dormir até tarde e ajuste sua mente para que funcione melhor no horário da prova. A preparação física e mental para vestibulandos é algo que definitivamente faz toda a diferença no resultado final da prova.

9. Pratique, pratique, pratique.

Finalmente, não há substituto para a prática. Grande parte da preparação para o vestibular é prática. 

Use seu tempo de estudo de forma eficaz, sempre fazendo testes e buscando maneiras do aprendizado se tornar mais fácil para você. 

Conclusão

Estudar para passar no vestibular é algo que costuma deixar estudantes nervosos, principalmente quando desejam passar em universidades mais concorridas. 

Se essa é a sua situação, ao aplicar as dicas que citamos acima, os seus estudos e preparação para a prova podem se tornar muito mais agradáveis.

Esperamos que tenha gostado das dicas e desejamos ótimos estudos e boa sorte!  

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também