Enem 2022: Inep mantém indicação de uso de máscara previsto em edital

Enem 2022: Inep mantém indicação de uso de máscara previsto em edital

Segundo o Inep, uso de máscara contra a Covid-19 no Enem 2022 só é obrigatório caso o estado ou o município exigir no local; confira mais detalhes abaixo

Após aumento no número de casos da Covid-19 em diversos estados do Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçou que o uso de máscara de proteção no Enem 2022 vai seguir a determinação dos estados ou municípios. Na prática, nada muda em relação ao que ocorreu na primeira fase do exame.

Ao ser questionado pelo Portal Estratégia Vestibulares hoje (18), a assessoria do Inep afirmou que “conforme previsto nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, o participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas sem a máscara de proteção contra a covid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso do item em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar”.

Isso significa que o uso de máscara de proteção contra a Covid-19 só será obrigatório caso o município ou estado estiver sob tal recomendação. Portanto, o que foi reafirmado pelo instituto é que as orientações seguem o edital da prova, publicado no dia 29 de abril de 2022.

Enem 2022: segundo dia

O segundo dia de prova, será realizado neste domingo (18), seguindo os mesmos horários do domingo anterior. Os candidatos têm 5 horas para resolverem as provas. Os portões também abrem às 12h e fecham às 13h. Nesse dia, são cobradas 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma das áreas têm 45 questões objetivas. 

Correção ao vivo do Enem 2022

Além de divulgar o gabarito extraoficial da prova, o Estratégia Vestibulares também realizará a correção em tempo real do Enem 2022.

Lembrando que em 2020, duas questões foram anuladas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) e as questões foram apontadas como possíveis de anulação durante a correção ao vivo realizada pelo Estratégia Vestibulares.

Acompanhe em tempo real a correção ao vivo do Enem 2022:

Onde usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode garantir ingresso em universidades públicas, privadas e até mesmo em instituições do exterior:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais.
  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas.
  • Enem Portugal: uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira com o Ministério da Educação português. Atualmente, mais de 50 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

Como estudar para o Enem?

Você sabia que, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros?

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo para o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Saiba mais sobre o Enem

Você pode gostar também
o que mais cai quimica enem
Leia mais

O que mais cai de Química no Enem?

Veja os assuntos de Química mais cobrados no segundo dia do Enem, de acordo com as dicas dos professores Guilherme Alves e Gabriel Prazeres
datas enem 2021
Leia mais

Datas do Enem 2023: veja as datas do exame

Confira as datas das próximas edições do Enem, Sisu, Prouni e Fies que foram divulgadas pelo Ministério da Educação!