Enem 2022 tem 31,9% de abstenção no segundo dia de prova

Enem 2022 tem 31,9% de abstenção no segundo dia de prova

Em coletiva sobre o Enem 2022, o Ministro da Educação, Victor Godoy, divulgou a taxa de abstenção do segundo dia; veja os detalhes abaixo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve taxa de abstenção de 31,9% no segundo dia de prova, segundo o Ministro da Educação, Victor Godoy, em coletiva sobre os resultados do exame nesta segunda-feira (21).

Como de costume, a taxa de abstenção do segundo dia foi maior que o do primeiro, que registrou 27,9% na taxa. Victor destacou que o número está próximo a média histórica, que varia de 25% a 30%.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Enem digital teve uma taxa de abstenção maior, registrando 51,3% de ausentes no primeiro dia e 55,1% no segundo. Com um número muito menor de candidatos que solicitaram o formato foram, portanto, 29.888 presentes no segundo dia.

Já o Enem impresso contou com 2.321.625 presentes no segundo domingo, em que foram realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Ao ser perguntado sobre o baixo número de inscritos, o menor desde a reformulação do exame, Victor Godoy pontuou que o número de formados no Ensino Médio por ano ainda é menor que o de inscritos no Enem, e que, portanto, não há motivos de preocupações até o momento. “Vamos lembrar que todos os anos formam em média dois milhões de alunos no Ensino Médio, segundo dados do censo 2021, e nós tivemos 3,4 milhões de inscritos, então o número de participantes supera o de formados no Ensino Médio”.

“Além disso temos que lembrar também que a nota do Enem pode ser reutilizada por um certo período de anos. Um aluno que já fez o exame dois ou três anos atrás não precisa fazer novamente porque a nota dele ainda é válida para concorrer aos processos seletivos”, aponta o ministro, ao abordar motivos possíveis sobre o baixo número de inscritos.

Onde usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode garantir ingresso em universidades públicas, privadas e até mesmo em instituições do exterior:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais.
  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas.
  • Enem Portugal: uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira com o Ministério da Educação português. Atualmente, mais de 50 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

Como estudar para o Enem?

Agora que você já sabe que horas sai o resultado do Enem, você sabia que, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros?

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo para o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

CTA curso Enem
CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também
Leia mais

O que pode zerar a redação do Enem?

Você sabe quais fatores podem zerar a redação do Enem? O Estratégia Vestibulares preparou este artigo com diversas formas e dicas para você ficar de olho e evitar que sua redação seja zerada