De volta à aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) utilizou temas variados para compor as 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens do 1º dia de aplicação.
Nomes como Michel Foucault, Conceição Evaristo e Paulo Freire foram temas de questões. Os itens também abordaram assuntos como a Ditadura Militar no Brasil, Lei Maria da Penha e a criação de Israel. Confira esses e outros principais temas que caíram no 1º dia de provas do Enem 2023:
Leia também:
+ Gabarito Enem 2023: correção do 1º dia de prova
+ Enem 2023: frases do caderno de questões são do Racionais MC’s
Navegue pelo conteúdo
Marabaixo
Manifestação cultural típica de comunidades afrodescendentes do estado do Amapá, o Marabaixo faz referência às mortes de pessoas escravizadas em navios negreiros. Integrado na vivência das comunidades negras, o movimento é composto de danças, cantorias com tambores e festas religiosas. No Enem, apareceu em uma questão de interpretação de texto.
Torto Arado
O livro best seller, lançado em em 2019 pelo autor baiano Itamar Vieira Junior, teve um trecho utilizado em uma questão. O romance trata sobre duas irmãs que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina, e é leitura obrigatória nos vestibulares da Unicentro, UniRV, UFGD e Uenp.
+ 13 autores negros que têm obras cobradas nos vestibulares
Inteligência Artificial
Tema esperado até para a redação do Enem 2023, a inteligência artificial (IA) apareceu em uma questão que tratava sobre a invisibilidade profissional de trabalhadores que treinam a capacidade de tradução da IA do “Google Assistant”.
+ Inteligência Artificial (IA): desenvolva repertórios socioculturais para vestibular
+ 9 citações sobre inteligência artificial para usar na redação
Simone Biles
Considerada a melhor ginasta do mundo atualmente, a estadunidense Simone Biles coleciona 30 medalhas em campeonatos mundiais, sendo 23 delas de ouro. No Enem 2023, sua história como sobrevivente de abuso sexual por parte do ex-médico da equipe de ginástica dos Estados Unidos serviu para tratar sobre saúde emocional de atletas.
+ 7 filmes sobre Olimpíadas para incluir no repertório sociocultural
Conceição Evaristo
A obra da escritora escolhida para a prova do Enem 2023 foi “Ponciá Vicêncio”, publicada em 2003. A questão, de interpretação textual, classificava a “cantiga de voltar”, retratada no livro, como patrimônio linguístico.
Ditadura Militar
Na edição 2023, o Enem voltou a abordar a Ditadura Militar no Brasil, tema que apareceu no Exame desde 2009, mas que não havia apresentado nenhum item há três anos. Nas duas perguntas deste ano, o tema apareceu com o assassinato do jornalista Vladimir Herzog e na relação do regime com os sindicatos rurais.
+ 11 filmes sobre ditadura militar no Brasil para usar como repertório na redação
Michel Foucault
“Vigiar e Punir”, livro publicado em 1975, foi a obra do filósofo francês Michel Foucault usado em uma questão do Enem 2023. O item questionava sobre como o poder punitivo é caracterizado.
Lei Maria da Penha
Em uma edição que trouxe luz ao sexismo no tema da redação, a Lei Maria da Penha, que protege mulheres de violência no Brasil, também foi tema de questão. Na pergunta, o texto apresentava os tipos de violência patrimonial previstos na legislação.
+ Violência contra a mulher no Brasil: tudo o que você precisa saber e como cai no vestibular
Criação de Israel
Tema em alta nas últimas semanas, a criação do Estado de Israel no território da Palestina apareceu no primeiro dia do Enem em um texto que tratava da Declaração de Balfour, de 1917, uma carta do governo da Inglaterra que se comprometia a criar um território para Israel.
Outros temas que apareceram no 1º dia de provas do Enem 2023:
- E-sports;
- Movimento rapper dos povos originários;
- Olavo Bilac;
- Escravidão negra;
- Violência contra a mulher durante a pandemia;
- Língua Brasileira de Sinais (libras);
- Aleitamento materno;
- Incêndio no Museu Nacional;
- Talibã;
- Paulo Freire;
- Capitalismo Tardio;
- Conflito na península coreana;
- Mercosul e União Europeia;
- Incas;
- Fluminense Football Club.
Calendário Enem 2023
- Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 17 a 28/04/2023;
- Resultado da justificativa e isenção: 08/05/2023;
- Recurso da justificativa e isenção: 12/05/2023;
- Resultado do recurso: 19/05/2023;
- Inscrições: 05/06/2023 a 16/06/2023
- Pagamento da taxa de inscrição: até 21/06/2023;
- Atendimento especial e tratamento por nome social: 05 a 16/06/2023;
- Aplicação do exame em: 05 e 12/11/2023;
- Divulgação do gabarito em: 14/11/2023*; e
- Divulgação dos resultados em: 16/01/2024.
- * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
Como estudar para o Enem?
Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos vestibulares e no Enem!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!