Se você se inscreveu na edição 2023 do Programa Universidade para Todos (Prouni) e também quer concorrer a uma vaga no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023, saiba que é possível participar dos dois programas ao mesmo tempo.
No Prouni, são ofertadas 287.612 bolsas de estudos em instituições de Ensino Superior privadas, sendo 209.258 bolsas integrais e 78.354 parciais — com desconto de 50% da mensalidade.
Já no Fies, são disponibilizadas 67.301 vagas, em 1.389 instituições privadas de Ensino Superior. Com o Fundo de Financiamento, os estudantes recebem auxílio do Governo Federal para custear as mensalidades da graduação, e o valor deve ser devolvido, com juros, em parcelas mensais após a formatura.
Navegue pelo conteúdo
Posso financiar minha bolsa parcial do Prouni usando o Fies?
A resposta é sim! Se você foi contemplado com uma bolsa de estudos parcial, de 50%, no Prouni, pode escolher financiar o restante do valor da mensalidade com o Fies. Entretanto, só é possível utilizar os dois programas na mesma instituição e no mesmo curso. Ou seja, é preciso que a instituição que você conseguiu bolsa no Prouni também participe do Fies em 2023.
Quem pode se inscrever no Prouni 2023?
O período de inscrições da primeira edição do Prouni 2023 já se encerrou, mas você pode conferir as regras e participar do programa no meio do ano. Veja os pré-requisitos do Prouni 2023, de acordo com o edital oficial da seleção:
- Tenha participado da edição do Enem 2022 ou Enem 2021, alcançando nota média igual ou superior a 450 pontos e não tenha zerado a redação;
- Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição ou sem condição de bolsista;
- Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Seja pessoa com deficiência; ou
- Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.
Além disso, é necessário que o candidato cumpra determinados requisitos de renda:
- Bolsas integrais (100%): renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo; ou
- Bolsas parciais (50%): renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.
Quem pode se inscrever no Fies 2023?
Para participar do Fies, é necessário realizar a inscrição entre os dias 07 e 10 de março, e cumprir todos os requisitos abaixo:
- Ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a Redação; e
- Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Como estudar para o Enem?
Para ingressar em qualquer um dos programas de governo de acesso ao Ensino Superior, é necessário realizar o Enem!
E, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão abaixo e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!