Como é a prova do vestibular da Unitins?

Como é a prova do vestibular da Unitins?

O Portal Estratégia Vestibulares separou neste texto as principais informações do vestibular da Unitins, como provas, questões, calendário e muito mais

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) é uma instituição de ensino superior pública, situada na região Norte do Brasil. Com mais de 30 anos de existência, a faculdade é referência para os estudantes que buscam ingressar na graduação nesta região.

A instituição conta com 11 cursos de graduação e está presente em cinco cidades (Palmas, Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Paraíso) do estado do Tocantins. Além disso, ocupa o 94° lugar entre no Ranking Nacional das Universidades Empreendedoras, realizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores.

Para ajudar os estudantes que querem prestar o vestibular da instituição, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com informações sobre como é a prova do vestibular da Unitins.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como participar do vestibular da Unitins?

Para participar dos processos seletivos da instituição, os candidatos devem se atentar ao site da universidade e aos prazos de inscrição. A Unitins possui apenas uma forma de ingresso, sendo o vestibular aplicado anualmente.

Além disso, a universidade reserva 25% das vagas ofertadas para alunos que realizam o Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas da rede pública, além de 10% à Cota Racial, destinada a estudantes negros e de comunidades indígenas.

Na primeira edição do vestibular 2023, foram ofertadas 680 vagas e a taxa de inscrição foi no valor de R$ 120,00. A instituição ainda oferece a isenção do pagamento para candidatos que preencham os seguintes requisitos:

  • Esteja enquadrado em uma família de baixa renda e comprove estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), por meio da apresentação de comprovante de cadastro do NIS (Número de Identificação Social) do requerente que poderá ser emitido no endereço eletrônico ou no site do Ministério da Cidadania;
  • Mães que comprovarem a doação de leite em programas de aleitamento materno no período de dois anos anteriores à publicação do edital do vestibular 2023.

Como é o vestibular da Unitins?

O vestibular da Unitins possui uma única fase, com 50 questões objetivas de múltipla escolha, e uma redação. Confira abaixo a distribuição de questões do exame:

MatériaQuestões
Língua Portuguesa10
Literatura Brasileira5
Língua Estrangeira5
Geografia5
História5
Matemática5
Física5
Química5
Biologia5
Matemática5

Como é a redação da Unitins?

A redação do vestibular da Unitins pede que o candidato siga o formato dissertativo-argumentativo, e o texto deve tratar sobre o tema proposto, seguindo a norma culta da Língua Portuguesa.

Na última edição do processo seletivo, os temas de redação apresentados foram “Aspectos da cultura sul-coreana no Brasil” e “A felicidade como impulso para a qualidade de vida”

Calendário Unitins 2023

  • Divulgação do edital: 26/09/2022;
  • Inscrições: 29/09 a 07/11/2022;
  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 29/09 a 03/10/2022;
  • Data limite para pagamento da taxa de inscrição: 08/11/2022;
  • Provas: 04/12/2022;
  • Gabarito: 05/12/2022;
  • Resultado final: 20/12/2022;
  • Início das aulas: 03/08/2022.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Tem interesse em realizar o vestibular da Unitins? Não deixe de acompanhar o Estratégia Vestibulares. Aqui você encontra cursos, correção de redações e simulados preparatórios que te ajudarão nesta jornada!

CTA Curso UNITINS
Você pode gostar também