Celebrado em 26 de julho, o Dia dos Avós é uma data criada para refletir sobre a importância da sabedoria e da experiência transmitidas entre gerações. A data tem origem na tradição, que dedica esse dia a Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo.
A celebração vai além do carinho pelos avós, ela é também uma oportunidade de discutir inclusão, respeito e visibilidade para as pessoas idosas. Em uma sociedade ainda marcada pelo etarismo, muitas vezes os idosos são excluídos do mercado de trabalho, da produção cultural e até mesmo do acesso à educação.
Por isso, é tão relevante destacar iniciativas que incentivam o envelhecimento ativo, rompendo com estereótipos e promovendo o direito de continuar aprendendo ao longo da vida.
Nos últimos anos, algumas universidades públicas brasileiras vêm adotando uma política afirmativa: os vestibulares 60+. Voltados exclusivamente para pessoas com 60 anos ou mais, esses processos seletivos oferecem vagas em cursos de graduação, com provas e formatos acessíveis, além de isenção de taxa de inscrição.
Nem todo vestibulando 60+ é avô ou avó, claro.Mas vestibulares 60+ é uma forma de promover o direito à educação, muitas vezes negado a esse público em décadas anteriores. Confira abaixo algumas das universidades que já oferecem esse tipo de processo seletivo no Brasil!
Navegue pelo conteúdo
Universidade de Brasília (UnB)
A Universidade de Brasília (UnB), uma das primeiras a criar um vestibular exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais, realiza o Vestibular 60+ no meio e no final do ano.
Normalmente, são ofertadas de 100 a 400 vagas, a depender do ano. As inscrições geralmente ocorrem de forma on-line, com isenção de taxa, e a prova consiste em uma redação dissertativa em Língua Portuguesa, aplicada presencialmente.
As vagas são distribuídas entre diferentes campi e áreas de conhecimento, e o número ofertado pode variar a cada semestre. A universidade também prevê chamadas regulares para matrícula e início das aulas, conforme o calendário acadêmico vigente.
Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) oferta, em seu Vestibular 60+, vagas destinadas a cursos presenciais de diferentes áreas, com distribuição entre os campi da instituição.
O processo seletivo ocorre normalmente uma vez ao ano e envolve uma prova composta por 44 questões objetivas e uma produção textual. As inscrições são feitas pela internet, com taxa de inscrição. No entanto, a Uema oferece isenção do pagamento para os candidatos que sejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
As datas e a quantidade de vagas variam de acordo com o semestre e a disponibilidade de cursos, mas o processo seletivo é acontece no primeiro semestre do ano, entre abril e julho.
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
A Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, também aderiu à proposta de vestibular exclusivo para o público 60+. O processo seletivo é feito com base em uma única prova de redação em Língua Portuguesa, aplicada presencialmente, e costuma ocorrer uma vez ao ano.
As inscrições são realizadas on-line e possuem taxa. A isenção é oferecida para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As vagas são distribuídas entre os três campi da universidade, Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, e variam conforme o semestre e os cursos com disponibilidade.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) aderiu ao Vestibular 60+ no início de 2025. De acordo com o edital, as inscrições são gratuitas e realizadas de forma totalmente on-line, por meio do site da Copese, de fevereiro a março.
A seleção é composta por uma única prova de redação em Língua Portuguesa, realizada em maio, aplicada presencialmente nas cidades de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, onde a UFVJM mantém unidades.
Entre os cursos oferecidos na primeira edição, estão Letras, História, Geografia, Química, Pedagogia, Turismo, Serviço Social, Matemática, Ciências Econômicas, diversas Engenharias e o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, ministrados nos campi citados anteriormente.
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul, também aderiu, em 2025, à proposta com um vestibular exclusivo para o público 60+.
As inscrições são gratuitas e realizadas on-line por meio do sistema da própria UFGD, de abril a maio. A seleção é feita por meio de uma prova de redação, aplicada presencialmente na cidade de Dourados, em junho. O número de vagas ofertadas pode variar a cada edição, assim como os cursos disponíveis.
Estude para os vestibulares 60+
A universidade também é o seu lugar e o Estratégia Vestibulares pode ser seu parceiro nessa jornada!
Para quem quer recomeçar com confiança, a plataforma oferece aulas gratuitas no YouTube com conteúdos completos de diversas bancas de vestibulares, além de cursos preparatórios exclusivos, feitos especialmente para quem deseja estudar com organização, suporte e foco total. Ao se matricular, você terá acesso a:
- Livros digitais atualizados;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas direto com professores;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais práticos;
- E muitas outras ferramentas que respeitam o seu ritmo de aprendizagem!
Ficou interessado? Clique no banner e saiba mais: