Você sabia que o Ministério da Educação (MEC) avalia a qualidade do Ensino Superior brasileiro? Por meio da avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), anualmente são divulgados cinco indicadores de qualidade de ensino, são eles: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC), Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e Conceito de Curso (CC)
Navegue pelo conteúdo
O que é a nota do MEC?
Também conhecido como nota do MEC, a pasta atribui notas de 1 a 5 às instituições de ensino superior do Brasil. Os aspectos avaliados são: Infraestrutura, corpo docente, desempenho dos estudantes e recursos didático-pedagógicos.
Os principais objetivos do MEC com essas avaliações são:
- Melhoria da qualidade de ensino superior;
- Referência para estudantes ao escolherem suas opções de ensino superior; e
- Orientação para melhorias na instituição, grade curricular, projeto pedagógico, infraestrutura e corpo docente.
Veja abaixo quais são as notas do MEC e o que cada um avalia das universidades.
O que é o Conceito Enade?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é de extrema importância para determinar o Conceito Preliminar de Curso (CPC), nota atribuída a um curso de graduação a partir das análises do MEC. O exame é relevante não só para os estudantes, mas para a qualificação de professores e infraestrutura da instituição e dos cursos
Esse é um grande parâmetro para os vestibulandos pesquisarem e identificarem instituições que possam lhe proporcionar melhores condições de estudos e formação. A avaliação é feita por meio de um exame aplicado aos estudantes que estão no primeiro e último ano do curso, sendo que para os concluintes a prova é obrigatória para ter acesso ao diploma de graduação.
Atualmente, a prova avalia os conteúdos programáticos, habilidades e competências do corpo discente.
Como é calculado o Conceito Enade?
O Conceito Enade é calculado a partir do desempenho dos estudantes, sendo medido com notas entre 0 e 5, e é dividido entre Conceito Enade Contínuo e Conceito Enade Faixa, e cada área é avaliada de três em três anos. Confira abaixo a diferença entre eles:
- Conceito Enade Contínuo: média de todos os componentes avaliados, ou seja, a nota final da instituição, lembrando que as notas vão de um a cinco, sendo cinco a mais alta.
- Conceito Enade Faixa: valor arredondado do Conceito Enade Contínuo (de acordo com o Inep, quando uma instituição resulta na nota contínua igual ou maior a 3,945 sua nota faixa será o valor máximo. Já quando um curso tiver nota inferior a 3,945 o valor do Conceito Enade faixa será quatro).
O que é o Conceito Preliminar de Curso (CPC)?
O CPC é outro indicador de qualidade de cursos de graduação presenciais e a distância, sendo calculado anualmente, no ano seguinte ao da realização do Enade, e medido com notas de 0 a 5. Esse, avalia estudantes, professores e recursos usados durante o curso de graduação.
Como é calculado o CPC?
Para ser calculado, este indicador conta com diversos componentes. São eles:
- Nota do Enade
- Desenvolvimento dos estudantes concluintes (IDD)
- Questionário do estudante no Enade – Condições do Processo Formativo
- Corpo docente
O que é o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)?
Sendo o índice mais complexo dos três, o IGC avalia a qualidade de ensino das instituições de Ensino Superior do País e o valor do curso, além do desenvolvimento dos estudantes que estão próximos de se formar.
Curiosidade: quando as universidades e faculdades divulgam a “nota do MEC” é do IGC que eles estão falando.
Como é calculado o IGC?
O IGC é calculado anualmente, com notas de 0 a 5, e considera as seguintes variáveis:
- Distribuição dos alunos de graduação e pós graduação
- Média dos três últimos CPCs
- Média de avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Desse modo, é o indicador mais completo de todos os cursos de graduação e pós-graduação de uma instituição.
O que é o IDD?
O Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) atribui, junto a nota do Enade, as características de desenvolvimento ao entrar na instituição.
Como é calculado o IDD?
O cálculo do IDD é realizado a partir dos resultados do Enade e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de um estudante. Assim, é possível visualizar as características de desenvolvimento desde o ingresso do estudante no curso até sua conclusão. Confira abaixo os três principais fatores que determinam esse desenvolvimento:
- Desenvolvimento do estudante
- Qualidade da formação
- Elementos variados que afetam o desempenho do estudante
O que é o Conceito de Curso?
O CC avalia a qualidade da graduação, e os avaliadores o atribuem quando realizam a visita in loco nas instituições de Ensino Superior. Dessa maneira, diversos estudantes procuram pelas avaliações do CC, já que as notas são dadas a partir do que é presenciado na universidade.
Como é calculado o CC?
O cálculo do CC é realizado, com cinco níveis e notas entre 1 e 5, a partir de três dimensões:
- Organização Didático-Pedagógica
- Corpo Docente e Tutorial
- Infraestrutura
Onde encontrar a nota do MEC da minha faculdade/universidade?
As notas do MEC das instituições avaliadas são disponibilizadas no site do Inep. O candidato pode baixar e visualizar as planilhas com as notas que avaliam o Ensino Superior do Brasil.
Além disso, é possível acessar Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC, também conhecido como apenas e-MEC, um sistema do governo que permite a busca de todos os cursos e instituições brasileiras, em que é possível buscar a nota específica de um curso de graduação ou de uma universidade.
Já pensou em realizar a sua graduação em uma das melhores universidades, segundo as notas do MEC? Acompanhe o Estratégia Vestibulares para encontrar artigos, cursos e simulados que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!
Veja também: - 100 melhores universidades de Odontologia do Brasil - Como estudar artes para o vestibular e o Enem? - Veja dicas para passar nas universidades mais concorridas