Como funciona a segunda fase da UFU?

Como funciona a segunda fase da UFU?

Saiba tudo sobre a segunda fase do vestibular da UFU, como provas, redação e notas de corte

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está localizada em sete campi espalhados pelo estado de Minas Gerais. A instituição é referência nas áreas de ciência e tecnologia, 67 cursos de bacharelado e mais de 26 de licenciatura.

De acordo com o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) 2021, a UFU ocupa a 22ª colocação no ranking geral, sendo a 18° entre as instituições federais e 10° na região Sudeste. Pensando nisso, o Estratégia Vestibulares preparou este artigo com as principais informações a respeito da segunda fase da UFU.

Como é o vestibular da UFU?

O vestibular da UFU é aplicado em duas fases nas cidades de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba e Belo Horizonte, em Minas Gerais, além de Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP).

A primeira fase é uma prova objetiva com oito questões de cada disciplina, somando 88 questões no total e duração de cinco horas. As questões são das seguintes matérias: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

Já na segunda fase é aplicada uma prova discursiva, com duas questões de cada disciplina e uma redação.

Como é a segunda fase da UFU?

A segunda fase da UFU conta com uma prova discursiva que apresenta duas questões de cada disciplina, com um valor total de 40 pontos cada questão, e uma redação. As questões são das seguintes disciplinas: As questões serão das seguintes matérias: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

Como é a redação da UFU?

A redação da UFU é composta por duas situações que servem de motivação para os candidatos. O candidato deve escolher apenas uma e desenvolver seu texto sem ultrapassar as 34 linhas da folha de redação.

Segundo o edital mais recente, o candidato deve estar atento aos seguintes pontos para não zerar na redação:

  • Não fazer uma redação com menos de 12 linhas
  • Não fugir da situação escolhida
  • Não produzir um texto em forma de diálogos, poesia ou outro gênero não indicado
  • Não copiar os textos motivadores

Nota de Corte da UFU

A seguir, confira as últimas notas de corte dos cursos mais concorridos divulgadas pela instituição do vestibular da UFU 2021/2:

CursoModalidadeCidadeRelação candidato-vagaNota de corte
MedicinaA0Uberlândia262.8375
PsicologiaA0Uberlândia35.4550
Direito (matutino)A0Uberlândia33.5551
Medicina VeterináriaA0Uberlândia29.1043
Engenharia de ComputaçãoA0Uberlândia27.4354
OdontologiaA0Uberlândia23.9043
Relações InternacionaisA0Uberlândia19.0548
Direito (noturno)A0Uberlândia16.7040
AgronomiaA0Uberlândia15.8535
Engenharia AeronáuticaA0Uberlândia14.6050

Estude com o Estratégia Vestibulares

Já pensou em estudar na UFU? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios. Aqui você encontra cursos, simulados preparatórios e banco de questões que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA Curso UFU
Você pode gostar também