Intercâmbio é um uma experiência intercultural que permite a estudantes e profissionais a chance de viver, estudar ou trabalhar em outro país por um tempo determinado, promovendo diversos benefícios para a vida acadêmica, profissional e pessoal.
O intercâmbio oferece a possibilidade de adquirir novas perspectivas culturais, aprimorar habilidades linguísticas, fortalecer a resiliência, expandir redes de contatos globais e impulsionar a carreira com a experiência internacional.
Muito se fala em intercâmbio quando se está no Ensino Médio, mas você sabia que existe o intercâmbio universitário? No Brasil, há diversas universidades que oferecem oportunidades de intercâmbio para os estudantes, com diferentes programas e bolsas de auxílio.
Por esse motivo, o Portal Estratégia Vestibulares separou alguns dos tipos mais comuns de bolsas de estudo de intercâmbio na graduação, além de exemplos de universidades que participam desses programas. Acompanhe aí!
Navegue pelo conteúdo
1- Bolsas Ibero-Americanas Santander
O Banco Santander mantém parcerias com várias instituições de ensino superior brasileiras para oferecer bolsas de intercâmbio, como Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
O Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander proporciona a oportunidade de realizar intercâmbio acadêmico em Portugal, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Porto Rico, Peru e Uruguai, cobrindo parte das despesas da viagem e estadia. Essas bolsas de estudo são destinadas a estudantes de graduação, mestrado ou doutorado e têm como objetivo estimular a mobilidade acadêmica entre as universidades.
2- Bolsas de incentivo à mobilidade internacional nas universidades
Algumas universidades brasileiras possuem programas internos de bolsas que visam fomentar a mobilidade internacional de seus próprios estudantes de graduação. A Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) é um exemplo, oferecendo apoio financeiro aos estudantes que desejam estudar no exterior. Essas bolsas podem variar em termos de valores e benefícios, mas muitas vezes incluem auxílio para custos de vida e taxas acadêmicas.
3- Bolsas de mérito acadêmico
Muitas instituições, como a Universidade de Brasília (UnB), reconhecem o mérito acadêmico excepcional de seus estudantes de graduação, oferecendo bolsas de intercâmbio como forma de incentivar o crescimento acadêmico e a pesquisa. Essas bolsas costumam ser concedidas com base no desempenho acadêmico do estudante e podem cobrir despesas acadêmicas e de vida.
4- Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica
O Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica consiste em acordos de cooperação entre a universidade brasileira, como o Mackenzie, com instituições estrangeiras, oferecendo oportunidades de intercâmbio para os estudantes de sua graduação.
A finalidade do programa é proporcionar aos universitários novos conhecimentos, competências, experiências acadêmicas e habilidades relacionadas a cada área de estudo em ambientes internacionais. Além disso, ele promove a internacionalização da universidade, que alcança a integração e colaboração com instituições estrangeiras.
5- Bolsa de Empreendedorismo
Algumas instituições oferecem bolsas para estudantes engajados em pesquisas e projetos de inovação e empreendedorismo. A USP oferece esse tipo de bolsa por meio da Agência USP de Inovação (AUSPIN), promovendo ao bolsista a oportunidade de concluir sua pesquisa em uma instituição estrangeira, seja ela de ensino, centro de pesquisa ou empresa.
As bolsas citadas acima podem variar em termos de critérios de elegibilidade e benefícios oferecidos, mas geralmente cobrem uma parte das despesas relacionadas ao intercâmbio.
Como conseguir uma bolsa de intercâmbio?
É importante lembrar que a disponibilidade de bolsas e os critérios de elegibilidade podem variar entre as instituições e os programas. Portanto, os estudantes interessados em bolsas de intercâmbio na graduação devem entrar em contato com suas universidades, verificar programas governamentais de apoio ou visitar feiras de intercâmbio realizadas pelas instituições de ensino.
A Universidade de São Paulo realizará nos dias 12 e 13 de setembro, das 12h às 19h, a Feira de Intercâmbio PET FEA USP, que contará com a participação de representantes de consulados, escritórios, universidades estrangeiras e empresas de intercâmbio. Esse tipo de evento garante aos interessados uma oportunidade para entender melhor sobre os programas e bolsas de intercâmbio.
Outro exemplo interessante aos estudantes com ambição em realizar o intercâmbio universitário é a Feira EducationUSA, promovida pelo Mackenzie, que possibilita o conhecimento de programas de intercâmbio nos Estados Unidos. Este ano, as edições do encontro foram realizadas nos dias 21 de abril e 31 de agosto.
Estude com o Estratégia Vestibulares
Se você deseja realizar um intercâmbio na universidade dos sonhos, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar! Aqui você tem acesso a materiais exclusivos e em diferentes formatos em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, para que seus estudos caminhem lado a lado com as suas necessidades.Conheça mais sobre nossos serviços e produtos e seja mais um Coruja! É só clicar no banner e conferir!