Intercâmbio universitário: 5 tipos de bolsas de estudo mais comuns
Foto: Freepik

Intercâmbio universitário: 5 tipos de bolsas de estudo mais comuns

Diversas universidades brasileiras oferecem programas de intercâmbio; confira as bolsas de estudo mais comuns

Intercâmbio é um uma experiência intercultural que permite a estudantes e profissionais a chance de viver, estudar ou trabalhar em outro país por um tempo determinado, promovendo diversos benefícios para a vida acadêmica, profissional e pessoal.

O intercâmbio oferece a possibilidade de adquirir novas perspectivas culturais, aprimorar habilidades linguísticas, fortalecer a resiliência, expandir redes de contatos globais e impulsionar a carreira com a experiência internacional. 

Muito se fala em intercâmbio quando se está no Ensino Médio, mas você sabia que existe o intercâmbio universitário? No Brasil, há diversas universidades que oferecem oportunidades de intercâmbio para os estudantes, com diferentes programas e bolsas de auxílio.

Por esse motivo, o Portal Estratégia Vestibulares separou alguns dos tipos mais comuns de bolsas de estudo de intercâmbio na graduação, além de exemplos de universidades que participam desses programas. Acompanhe aí!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

1- Bolsas Ibero-Americanas Santander

O Banco Santander mantém parcerias com várias instituições de ensino superior brasileiras para oferecer bolsas de intercâmbio, como Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander proporciona a oportunidade de realizar intercâmbio acadêmico em Portugal, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Porto Rico, Peru e Uruguai, cobrindo parte das despesas da viagem e estadia. Essas bolsas de estudo são destinadas a estudantes de graduação, mestrado ou doutorado e têm como objetivo estimular a mobilidade acadêmica entre as universidades. 

2- Bolsas de incentivo à mobilidade internacional nas universidades

Algumas universidades brasileiras possuem programas internos de bolsas que visam fomentar a mobilidade internacional de seus próprios estudantes de graduação. A Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) é um exemplo, oferecendo apoio financeiro aos estudantes que desejam estudar no exterior. Essas bolsas podem variar em termos de valores e benefícios, mas muitas vezes incluem auxílio para custos de vida e taxas acadêmicas.

3- Bolsas de mérito acadêmico

Muitas instituições, como a Universidade de Brasília (UnB), reconhecem o mérito acadêmico excepcional de seus estudantes de graduação, oferecendo bolsas de intercâmbio como forma de incentivar o crescimento acadêmico e a pesquisa. Essas bolsas costumam ser concedidas com base no desempenho acadêmico do estudante e podem cobrir despesas acadêmicas e de vida.

4- Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica

O Programa Fluxo Contínuo de Mobilidade Acadêmica consiste em acordos de cooperação entre a universidade brasileira, como o Mackenzie, com instituições estrangeiras, oferecendo oportunidades de intercâmbio para os estudantes de sua graduação.

A finalidade do programa é proporcionar aos universitários novos conhecimentos, competências, experiências acadêmicas e habilidades relacionadas a cada área de estudo em ambientes internacionais. Além disso, ele promove a internacionalização da universidade, que alcança a integração e colaboração com instituições estrangeiras.

5- Bolsa de Empreendedorismo

Algumas instituições oferecem bolsas para estudantes engajados em pesquisas e projetos de inovação e empreendedorismo. A USP oferece esse tipo de bolsa por meio da Agência USP de Inovação (AUSPIN), promovendo ao bolsista a oportunidade de concluir sua pesquisa em uma instituição estrangeira, seja ela de ensino, centro de pesquisa ou empresa.

As bolsas citadas acima podem variar em termos de critérios de elegibilidade e benefícios oferecidos, mas geralmente cobrem uma parte das despesas relacionadas ao intercâmbio.

Como conseguir uma bolsa de intercâmbio?

É importante lembrar que a disponibilidade de bolsas e os critérios de elegibilidade podem variar entre as instituições e os programas. Portanto, os estudantes interessados em bolsas de intercâmbio na graduação devem entrar em contato com suas universidades, verificar programas governamentais de apoio ou visitar feiras de intercâmbio realizadas pelas instituições de ensino.

A Universidade de São Paulo realizará nos dias 12 e 13 de setembro, das 12h às 19h, a Feira de Intercâmbio PET FEA USP, que contará com a participação de representantes de consulados, escritórios, universidades estrangeiras e empresas de intercâmbio. Esse tipo de evento garante aos interessados uma oportunidade para entender melhor sobre os programas e bolsas de intercâmbio.

Outro exemplo interessante aos estudantes com ambição em realizar o intercâmbio universitário é a Feira EducationUSA, promovida pelo Mackenzie, que possibilita o conhecimento de programas de intercâmbio nos Estados Unidos. Este ano, as edições do encontro foram realizadas nos dias 21 de abril e 31 de agosto.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Se você deseja realizar um intercâmbio na universidade dos sonhos, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar! Aqui você tem acesso a materiais exclusivos e em diferentes formatos em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, para que seus estudos caminhem lado a lado com as suas necessidades.Conheça mais sobre nossos serviços e produtos e seja mais um Coruja! É só clicar no banner e conferir!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também