A Cultura Imaterial (ou Patrimônio Cultural Imaterial) é uma categoria do Patrimônio Cultural que abrange as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, juntamente com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados. De acordo com a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO (2003), ele é “transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu ambiente, da sua interação com a natureza e da sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade.” Trata-se da dimensão não física ou intangível da cultura, crucial para a memória, a identidade e a criatividade dos povos.
Este tipo de patrimônio engloba um vasto conjunto de manifestações vivas, que podem ser identificadas em áreas como: tradições e expressões orais (incluindo a língua); artes do espetáculo (como Frevo, Roda de Capoeira e Samba de Roda); práticas sociais, rituais e eventos festivos (como o Círio de Nazaré); conhecimentos e práticas relacionados com a natureza e o universo; e aptidões ligadas ao artesanato tradicional (como o Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal). A preservação da cultura imaterial foca na salvaguarda dos processos e dos saberes-fazeres, e não apenas nos seus suportes materiais, reconhecendo o seu caráter dinâmico e representativo da diversidade cultural.
A distinção entre cultura material e imaterial, embora didática, reconhece a sua interconexão, visto que as manifestações imateriais frequentemente se apoiam em suportes tangíveis, ou seja, são “sentidos atribuídos a suportes tangíveis, às práticas e aos lugares” (Tamaso, 2006). A importância do patrimônio imaterial reside na sua capacidade de fortalecer o sentido de pertencimento e a coesão interna dos grupos, além de dar visibilidade a um conjunto diverso de processos culturais que, historicamente, foram sub-representados nas políticas de patrimônio focadas apenas no valor artístico e histórico de bens materiais.
Fontes:
- UNESCO. Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003).
- IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Os bens culturais de natureza imaterial….
- Toda Matéria. Cultura material e imaterial: entenda o que é, diferenças e exemplos.
- Associação Brasileira de Antropologia. Esta comunicação deve começar a partir de alguns questionamentos básicos: o que se define por “material” e “imaterial.
