Fissão binária

Fissão binária

Em biologia celular, fissão binária, bipartição ou cissiparidade, é o nome dado ao processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe”.[4] O processo e iniciado com a replicação do DNA, em que cada nova cadeia se liga à membrana celular que, então se invagina e acaba por dividir a célula em duas, num processo chamado citocinese, que seria a fase final dos processos de divisão celular das células eucarióticas, caracterizada pela efetiva separação das duas células após a formação completa dos dois novos núcleos.

Uma célula inicial aumenta de tamanho e replica seu material genético, Com o tempo, a parede celular e a membrana plasmática começam a invaginar, forma-se uma parede (septo) e a célula separa-se, dando origem a duas células-filhas idênticas. Em geral, a divisão pode ocorrer ao longo do comprimento, como nos protozoários flagelados, ou transversalmente, como nos protozoários ciliados e bactérias.

Entre os organismos pertencentes aos domínios Archaea e Bacteria a reprodução por fissão binária é a mais comum. Essa forma de reprodução assexuada e divisão celular também seguida por alguns organelos dentro de organismos eucarióticos (por exemplo, mitocôndrias). A fissão binária resulta na reprodução de uma célula procariótica viva (ou organelos) dividindo a célula em duas partes, cada uma com o potencial de crescer até o tamanho do original.

Apesar de bastante difundida entre vários taxa, a reprodução das bactérias por meio da cissiparidade não é a única forma de reprodução, podendo-se reproduzir de outras formas, como por esporulação e brotamento. Além disso, pode ocorrer recombinação genética em processos como conjugação e transdução. Os organismos que se reproduzem por fissão binária incluem:

As bactérias;
A Entamoeba histolytica (e outros protozoários);
A Pyrodictium abyssi, uma arquebactéria anaeróbica das nascentes hidrotermais das profundezas do oceano (e outros organismos do mesmo domínio);
O Schizosaccharomyces pombe e outras leveduras.

A esquizogénese porém é diferente da bipartição, já que a bipartição ocorre em seres unicelulares e a esquizogénese ocorre em seres pluricelulares e envolve regeneração.