Kelvin

Kelvin

O kelvin (K) é a unidade de medida da temperatura no sistema internacional de unidades (SI). Ele é baseado na escala Kelvin, que utiliza o zero absoluto como referência.

O zero absoluto, alcançado a 0 kelvin, representa a temperatura mais baixa possível, onde as partículas não possuem movimento térmico. Essa escala é fundamental na compreensão das leis da termodinâmica, especialmente na Lei Zero da Termodinâmica, que estabelece que dois sistemas em equilíbrio térmico com um terceiro sistema estão em equilíbrio térmico entre si.

A temperatura em kelvin é uma medida que facilita comparações diretas entre sistemas termodinâmicos e é utilizada em diversas disciplinas científicas e tecnológicas.

O kelvin é a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água, ou seja, é definido de tal modo que o ponto triplo da água é exactamente 273,16 K. IUPAC Compendium of Chemical Terminology, Electronic version, kelvin. Disponível em: . Acesso em: 8 mai. 2008.

É uma das sete unidades de base do SI, muito utilizada na Física e Química. É utilizado para medir a temperatura absoluta de um objeto, com zero absoluto sendo 0 K, muitas vezes sendo usado em conjunto com o grau Celsius , que tem a mesma ordem de grandeza.

A escala kelvin recebeu este nome em homenagem ao físico e engenheiro irlandês William Thomson, que se tornou o primeiro Lorde Kelvin quando foi feito par do Reino Unido, que escreveu sobre a necessidade de uma ” escala termométrica absoluta “

Fontes:

  • Cengel, Y. A., & Boles, M. A. (2014). “Thermodynamics: An Engineering Approach.” McGraw-Hill Education.
  • Tipler, P. A., & Mosca, G. (2008). “Physics for Scientists and Engineers.” W. H. Freeman.