Maias

Maias

Os Maias foram uma antiga civilização mesoamericana que prosperou na região que hoje abrange partes do México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador, entre aproximadamente 2000 a.C. e 1500 d.C. Essa civilização é conhecida por suas realizações culturais, científicas e arquitetônicas notáveis.

Características individuais dos Maias incluem avanços em astronomia, matemática e escrita hieroglífica. Eles desenvolveram um sistema de calendário preciso, que combinava um calendário solar de 365 dias com um calendário ritual de 260 dias. A escrita maia é uma forma complexa de glifos que foi decifrada em parte, permitindo o entendimento de inscrições em monumentos e códices.

A arquitetura maia é marcada por cidades-estado com grandes templos, palácios e praças, sendo notáveis exemplos as cidades de Tikal e Calakmul. A sociedade maia era estratificada, com uma elite governante composta por reis e sacerdotes. Sua religião era politeísta, envolvendo deidades como Itzamná e Kukulkán.

Os Maias entraram em declínio por volta do século IX, mas algumas cidades-estado continuaram existindo até a chegada dos espanhóis no século XVI. A colonização espanhola levou à destruição de muitos registros e monumentos maias, mas importantes vestígios de sua civilização permanecem e são objetos de estudo e preservação ​1​​2​​3​​4​.