Movimento literário

Movimento literário

Movimento literário é uma corrente estética que reúne autores e obras com características semelhantes, em um determinado período histórico. No Brasil, tivemos movimentos como o Romantismo, o Realismo e o Modernismo, que deixaram um legado importante para a literatura brasileira.

Movimento literário é uma corrente estética que reúne autores e obras com características semelhantes, em um determinado período histórico. Esses movimentos surgem como resposta a transformações sociais, políticas e culturais, e influenciam a produção literária, a pintura, a música e outras formas de expressão artística.

Cada movimento literário possui suas próprias características, como temas, estilos, linguagem e técnicas. Alguns exemplos de movimentos literários são o Romantismo, o Realismo, o Simbolismo e o Modernismo. No Brasil, tivemos movimentos como o Romantismo, o Realismo e o Modernismo, que deixaram um legado importante para a literatura brasileira.

Os movimentos literários são importantes para entendermos a evolução da literatura e como ela se relaciona com o contexto histórico e social em que é produzida.

Os movimentos influentes no Brasil e em Portugal podem ser divididos da seguinte forma: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo (Quinhentismo), Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

Fontes: