Óvulo

Óvulo

Óvulo, em biologia, é a célula sexual feminina (gameta feminino) que, depois de fertilizada por um gameta masculino, dá origem ao zigoto, durante o processo da reprodução sexuada.

Embora este processo ocorra em muitos tipos de seres vivos, este artigo desenvolve apenas a formação do óvulo nos mamíferos.

O óvulo é uma célula haploide, formada após a meiose de uma ovogónia, no processo denominado orogênese. Após a cariogamia (fusão do núcleo do óvulo, haploide – n) com o núcleo do espermatozoide (haploide – n) forma-se uma célula denominada ovo ou zigoto (diploide – 2n).

No contexto da embriologia, a fecundação é o processo pelo qual o óvulo, a célula reprodutiva feminina, é fertilizado pelo espermatozoide, a célula reprodutiva masculina.

Esse evento marca o início do desenvolvimento embrionário. Após a fecundação, o zigoto resultante inicia a divisão celular, formando blastômeros, que são células precursoras do embrião. Esse estágio inicial de divisões celulares sucessivas é conhecido como clivagem.

Concomitantemente, ocorre a formação do trofoblasto, uma camada externa de células no embrião que desempenha um papel crucial na implantação do embrião no útero e na formação da placenta, estabelecendo a conexão vital entre o embrião em desenvolvimento e a mãe.

Esses processos intricados destacam a complexidade da embriologia e a interação dinâmica entre o óvulo, o espermatozoide, os blastômeros e o trofoblasto durante as fases iniciais do desenvolvimento embrionário.

Nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, o óvulo só se formará após a fecundação de um ovócito II (ovócito de 2ª ordem, oócito II ou oócito de 2ª ordem) que se encontra em metáfase II e que é a célula libertada a quando da ovulação do ovário. Esta célula, em virtude do “estímulo” da fecundação, termina a meiose originando o óvulo e o 2º glóbulo polar.