Parnasianismo

Parnasianismo

Parnasianismo, um dos mais relevantes Movimentos Literários, é uma corrente poética que surgiu na França no século XIX e foi caracterizada por sua busca pela perfeição formal, valorização do soneto e preferência por temas clássicos e descritivos. Suas características individuais incluem o culto à forma, a objetividade, o rigor estético, a precisão na escolha das palavras e a rejeição ao sentimentalismo e subjetivismo exacerbados presentes no romantismo.

A perfeição formal é a característica mais marcante do parnasianismo. A escola literária surgiu no final do século XIX, e foi alvo de muitas críticas por focar principalmente nas questões estéticas durante a composição das obras.

O termo “parnasianismo” remete ao grego “Parnaso”, que se refere a um monte da mitologia grega, consagrado ao deus Apolo. No monte de Parnaso, os poetas faziam contemplações para criarem poesias mais inspiradoras — nesse ponto, os artistas do parnasianismo estavam em um “Parnaso Contemporâneo”.

Os poetas parnasianos, inspirados pelo lema “arte pela arte”, buscavam alcançar a perfeição estética, evitando o uso de emoções pessoais em suas obras. Em vez disso, concentravam-se em temas como a antiguidade clássica, a natureza e o exotismo. No Brasil, o Parnasianismo foi representado por poetas como Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira.

Fontes:

  1. COUTINHO, Afrânio. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
  2. BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.