**Placas tectônicas** são os **grandes blocos rígidos e semirrígidos** que constituem a camada mais externa do planeta Terra, conhecida como **litosfera** (que inclui a crosta e a parte superior do manto). A Terra é fragmentada em cerca de uma dúzia de placas principais e várias subplacas menores, que se encaixam como um gigantesco quebra-cabeça. Estas estruturas variam em dimensão e espessura, englobando tanto áreas continentais (**placas continentais**) quanto o assoalho dos oceanos (**placas oceânicas**).
O que define a dinâmica dessas placas é o seu **movimento contínuo e lento** sobre o material viscoso e pastoso do manto, a astenosfera. Esse movimento é impulsionado pela energia e pelo calor proveniente do interior do planeta, gerando as chamadas **correntes de convecção** do magma. As placas se movem em velocidades de centímetros por ano, ora se **aproximando** (limites convergentes), ora se **afastando** (limites divergentes), ou deslizando **lateralmente** (limites transformantes).
A **Teoria da Tectônica de Placas** é o principal arcabouço teórico que explica a dinâmica da superfície terrestre. A interação constante nos limites das placas é a principal causa de fenômenos geológicos de grande escala, como a ocorrência de **terremotos** (sismos), **vulcanismo** (erupções vulcânicas), **tsunamis** e a formação de grandes feições geográficas, como **cadeias de montanhas** (dobramentos) e **fossas oceânicas**.
**Fontes:**
* Brasil Escola. *Placas tectônicas: principais placas, tipos, mapa mental.*
* Descomplica. *Confira um resumo sobre placas tectônicas para o Enem.*
* Estácio. *Placas tectônicas: o que são e quais os seus tipos, limites e movimentos.*
* Mundo Educação. *Placas tectônicas: tipos, movimentos, limites.*
* Toda Matéria. *Placas tectônicas: o que são, quais as principais e como se movimentam.*