Poeta
Foto: Cena do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”/ Divulgação

Poeta

Um poeta é um artista e escritor que cria obras literárias em verso ou prosa poética, utilizando a linguagem como principal matéria-prima para expressar emoções, ideias, e visões de mundo de uma maneira estética e rítmica. A sua atividade, a poesia, distingue-se de outras formas de escrita pelo seu foco na exploração das qualidades sonoras, imagéticas e simbólicas das palavras, e não apenas em seu valor puramente comunicativo ou narrativo. O termo deriva do grego poietés, que significa “criador” ou “fazedor”, sublinhando o papel do poeta como um artífice da linguagem.

As características que definem o trabalho de um poeta residem em seu domínio particular dos recursos linguísticos. Ele emprega figuras de linguagem (como metáforas, metonímias e sinestesias), explora a musicalidade das palavras através do ritmo, da rima e de outros recursos fônicos (aliteração, assonância), e organiza o texto em estruturas específicas, como o verso e a estrofe. Seja em formas fixas, como o soneto, ou em verso livre, o poeta busca uma síntese densa entre forma e conteúdo, onde cada palavra é escolhida para maximizar o impacto estético e emocional.

A figura do poeta transformou-se profundamente ao longo da história. Na Antiguidade Clássica, era frequentemente visto como um vate, um ser inspirado pelos deuses, porta-voz da comunidade e guardião da memória coletiva. No Romantismo, foi exaltado como um gênio criador, dotado de uma sensibilidade única para captar as verdades da alma e da natureza. Já na Modernidade, o poeta passou a ser visto também como um artesão crítico da linguagem, que reflete sobre as fragmentações e complexidades do mundo contemporâneo, mantendo-se, em todas as épocas, como aquele que revela novas possibilidades de sentido através da palavra.


Fontes:

  • ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Sousa. São Paulo: Editora 34, 2015.
  • PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. Tradução de Olga Savary. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
  • MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários. 12ª ed. São Paulo: Cultrix, 2004.