Recursos minerais

Recursos minerais

Os recursos minerais referem-se às substâncias presentes na crosta terrestre que têm valor econômico e são utilizadas para diversas finalidades pela sociedade. Esses recursos englobam minerais metálicos, como ferro, ouro e cobre, minerais não metálicos, como areia, argila e fosfato, além de recursos energéticos, como carvão, petróleo e gás natural.

Os recursos minerais são concentrações de minério cujas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente viável. Dividem-se em metálicos (ferro, cobre, estanho e outros) e não-metálicos, como quartzo, calcário, mármore e outros.

A exploração e utilização sustentável desses recursos desempenham um papel crucial em setores como a indústria, construção civil, tecnologia e produção de energia. A gestão eficiente dos recursos minerais é vital para garantir a sustentabilidade, considerando impactos ambientais, sociais e econômicos.

Fontes:

  • Craig, J. R., Vaughan, D. J., & Skinner, B. J. (2002). “Resources of the Earth: Origin, Use, and Environmental Impact.” Prentice Hall.
  • Matos, G. R. (2015). “Geologia de Engenharia e Ambiental.” Oficina de Textos.