Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) é uma universidade pública estadual sediada na cidade de Sobral, interior do Ceará. Tendo como objetivo promover o desenvolvimento do ensino superior na região norte do estado, onde age como centro para difusão de conhecimentos, ocupando assim a colocação de segunda maior universidade estadual do Ceará. Atende alunos de todo o norte cearense, sendo que mais de 40 municípios fornecem ônibus para os universitários diariamente.

A Fundação Universidade Estadual do Vale do Acaraú constitui órgão da Administração Pública Indireta do Estado do Ceará sob a formação de Fundação Pública, com personalidade de Direito Público, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), conforme Lei Estadual nº 12.077-A, de 01 de março de 1993, e está inscrita no CNPJ com o nº 07.821.622/0001-20, possuindo sede de gestão administrativa localizada à Avenida da Universidade, 850, Bairro da Betânia, CEP 62040-370, em Sobral – CE.

A UVA funcionou também no vizinho estado da Paraíba, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo e Umbuzeiro, mas depois que o STF publicou uma decisão no diário eletrônico de 6 de fevereiro de 2018, as atividades foram suspensas. A motivação, de acordo com o MPF, é que a instituição não poderia ministrar cursos extrapolando os limites geográficos do estado do Ceará. A determinação foi assinada pelo ministro Luiz Fux.