A Universidade Federal de Santa Maria é uma instituição pública federal de ensino superior localizada em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Fundada em 1960 pelo Professor José Mariano da Rocha Filho, a universidade se estende por uma área de 1.837,72 ha, com um total de 386.968 m² de edifícios e 28.307 estudantes. A presença da UFSM no município de Santa Maria é uma das razões pelas quais a cidade é às vezes chamada de “cidade universitária” ou “cidade da cultura”. Está situada no oeste do Rio Grande do Sul, a aproximadamente 290 km da capital do estado, Porto Alegre, estando assim no coração dos pampas brasileiros.
A UFSM possui quatro campi: o principal em Camobi, Santa Maria; um campus no município de Silveira Martins, próximo a Santa Maria; e dois menores no norte do Rio Grande do Sul, nos municípios de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Em Santa Maria, no entanto, os cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Psicologia, Economia, Relações Internacionais e Odontologia ainda são oferecidos fora do campus, no centro da cidade.
A universidade é dividida em nove centros acadêmicos, que administram e organizam os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos. A UFSM oferece 11 cursos de educação a distância e 66 cursos de pós-graduação.