Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

A Universidade Federal de Santa Maria é uma instituição pública federal de ensino superior localizada em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em Santa Maria, no entanto, os cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Psicologia, Economia, Relações Internacionais e Odontologia ainda são oferecidos fora do campus, no centro da cidade.

A Universidade Federal de Santa Maria é uma instituição pública federal de ensino superior localizada em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Fundada em 1960 pelo Professor José Mariano da Rocha Filho, a universidade se estende por uma área de 1.837,72 ha, com um total de 386.968 m² de edifícios e 28.307 estudantes. A presença da UFSM no município de Santa Maria é uma das razões pelas quais a cidade é às vezes chamada de “cidade universitária” ou “cidade da cultura”. Está situada no oeste do Rio Grande do Sul, a aproximadamente 290 km da capital do estado, Porto Alegre, estando assim no coração dos pampas brasileiros.

A UFSM possui quatro campi: o principal em Camobi, Santa Maria; um campus no município de Silveira Martins, próximo a Santa Maria; e dois menores no norte do Rio Grande do Sul, nos municípios de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Em Santa Maria, no entanto, os cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Psicologia, Economia, Relações Internacionais e Odontologia ainda são oferecidos fora do campus, no centro da cidade.

A universidade é dividida em nove centros acadêmicos, que administram e organizam os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos. A UFSM oferece 11 cursos de educação a distância e 66 cursos de pós-graduação.