Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Ele se tornou um símbolo da resistência negra à escravidão no Brasil.

Nascido no Quilombo dos Palmares, Zumbi foi capturado ainda criança e criado por um padre, aprendendo português e latim. Retornou ao quilombo na adolescência e se destacou por sua bravura e habilidades de liderança. Assumiu a liderança do Quilombo dos Palmares por volta de 1678, após a morte de Ganga Zumba, e liderou a resistência contra as expedições portuguesas que visavam destruir o quilombo.

Zumbi lutou por décadas pela liberdade do seu povo e pela preservação de Palmares, tornando-se um ícone da luta contra a opressão. Foi morto em uma emboscada pelas tropas portuguesas lideradas pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.

Zumbi dos Palmares é um herói nacional brasileiro, símbolo da resistência negra contra a escravidão e da luta por liberdade e justiça social. Seu legado inspira movimentos sociais e ativistas que lutam contra o racismo e a desigualdade no Brasil. O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma homenagem a Zumbi e à resistência do Quilombo dos Palmares.

  • Local e data de nascimento: Serra da Barriga, Capitania de Pernambuco, Brasil, 1655 (data aproximada)
  • Local e data de morte: Serra Dois Irmãos, Capitania de Pernambuco, Brasil, 20 de novembro de 1695