Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP): vestibular, prova, calendário e mais

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP): vestibular, prova, calendário e mais

Saiba tudo sobre a universidade soteropolitana referência na área da Saúde

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) é uma universidade privada que se autointitula como a melhor escola de saúde das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A instituição foi a segunda no estado da Bahia a oferecer ensino superior no curso de Medicina.

Quer conhecer mais sobre a universidade que é referência na área de estudos da saúde? O Estratégia Vestibulares separou as informações mais importantes sobre a Escola Bahiana e conta pra você!

Sobre a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Também conhecida como “A Bahiana”, a universidade nasceu em maio de 1952 e há 70 anos oferece cursos de graduação na área da Saúde. Seus dois campi, Brotas e Cabula, estão localizados na cidade de Salvador (BA).

A Bahiana conta com 550 docentes e oferece sete cursos de graduação presenciais, sendo eles: Biomedicina, Educação Física, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Medicina, todos em nível de bacharelado.

Além disso, também é possível cursar tecnólogo na graduação em Informática em Saúde, na modalidade de ensino à distância (EAD). Já na pós-graduação, a universidade oferece especializações, mestrados, doutorados e residências médicas.

Calendário Vestibular EBMSP Medicina 2024/1

  • Inscrições: 05/10 a 10/11/2023;
  • Local de prova: 22/11/2023;
  • Prova: 26/11/2023;
  • Gabarito preliminar: 26/11/2023 após as 16h;
  • Resultado: 14/12/2023;
  • Matrícula: 09 e 10/01/2024.

Calendário Vestibular EBMSP 2024

  • Inscrições: 09/10 a 28/11/2023;
  • Local de prova: 30/11/2023, após as 17h;
  • Prova: 03/12/2023;
  • Gabarito preliminar: 04/12/2023, após as 12h;
  • Gabarito definitivo: 07/12/2023;
  • Resultado: 07/12/2023;
  • Matrícula: 13 a 19/12/2024.

Como ingressar

Além do vestibular tradicional da instituição, o Processo Seletivo Formativo (PROSEF), e da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), existem alguns métodos de ingresso para ser um estudante da Bahiana. Conheça todos:

PROSEF

O Processo Seletivo Formativo é dividido em diferentes etapas, de acordo com a graduação pretendida. No caso de Medicina, há uma prova de conhecimentos gerais, um momento vivencial e, por fim, uma prova discursiva mais uma redação, respectivamente.

Para os outros cursos oferecidos pela universidade, o início do processo é pelo momento vivencial, em seguida vem a prova de conhecimentos gerais e a redação, nessa ordem.

Enem

Para as graduações em Biomedicina, Odontologia e Psicologia, o candidato precisa atingir a média igual ou superior a 500 pontos na prova de conhecimentos gerais do Enem e nota igual ou superior a 600 pontos na prova de redação.

Já nos cursos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia, é necessário alcançar média igual ou superior a 400 pontos na prova objetiva de conhecimentos gerais, e não zerar a prova de redação ou qualquer uma das áreas da prova objetiva.

No caso do curso de Medicina, a única forma de acesso é através do PROSEF.

Financiamentos

A universidade possui suas próprias opções de financiamento: PROSAE (Programa Saúde e Educação da Bahiana), CredIES Bahiana, PROAE (Programa de Apoio Educacional da Bahiana), Bahiana Já e o Bahiana Pra Você.

Todos os programas possuem seus próprios termos e condições de adesão, além de regras para determinadas graduações. Além disso, a Escola também oferece crédito estudantil em parceria com instituições financeiras e bolsas de estudo.

Portador de Diploma

A Bahiana oferece uma modalidade de ingresso específica para quem já possui um diploma e quer se graduar na instituição.

A universidade divulga um edital exclusivo para esse tipo de admissão e oferece condições diferenciadas nas mensalidades:

Portadores de Diploma em qualquer curso:

  • 50% de desconto em todo o curso + Parcelamento do saldo pelo PROAE (Programa de Apoio Educacional da Bahiana).

Matrícula Especial para Portadores de Diploma para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia:

  • 30% de desconto no valor de todo o curso.

Transferência Externa

Válida para todos os cursos, exceto Educação Física e Medicina, oferece porcentagens de descontos nas mensalidades durante o primeiro ano de estudo na Bahiana:

  • Biomedicina 40%;
  • Enfermagem  60%;
  • Fisioterapia  60%;
  • Odontologia  30%; e
  • Psicologia 30%.

Provas

As provas do vestibular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública são aplicadas em sua cidade-sede, Salvador, com início às 8h30 e com duração de 4h30. 

Além de realizar a inscrição, os candidatos precisam fazer o pagamento da taxa de R$ 340,00 para Medicina e R$ 40,00 para os demais cursos.

Medicina 

No exame para o curso de Medicina, são cobradas, ao todo, 40 questões e mais uma redação. As perguntas são divididas entre múltipla escolha (35) e discursivas (5), já a redação deve ser no modelo discursivo-argumentativo em prosa. Confira:

  • Prova Objetiva: 35 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática; 
  • Prova Discursiva: 5 questões discursivas de Física, Química e Biologia; e
  • Prova de Redação: produção de texto dissertativo argumentativo em forma de prosa, a partir de um argumento dado.

Outros cursos

As provas para os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Biomedicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem são mais enxutas, mas ainda exigem uma redação. Confira:

  • Prova Objetiva: 30 questões de múltiplas escolha sobre conhecimentos gerais contemporâneos com base nos conteúdos estudados no ensino médio; e
  • Prova de Redação: produção de um texto dissertativo-argumentativo.

Momento Vivencial

A fase vivencial do processo seletivo é o diferencial do vestibular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 

Nessa etapa, os candidatos têm suas habilidades interpessoais, senso crítico e ética avaliadas. 

Tecnólogo em Informática em Saúde (EAD)

Assim como o curso, a prova para ingresso é feita de forma online, e a universidade é quem fica responsável por contatar os aprovados. Com edital reduzido, o curso oferece 60 vagas e não requer taxa de inscrição.

Garanta sua vaga na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Chegou a hora de realizar seu sonho de estudar em uma grande universidade privada. Conheça os cursos do Estratégia Vestibulares e conte com professores competentes, materiais didáticos atualizados e completos, banco de questões, correções ilimitadas de redação e muito mais benefícios. Vem ser Coruja!

ebmsp cta
Você pode gostar também
ufpr
Leia mais

Como é o curso de Medicina da UFPR?

Neste texto você confere todas as informações sobre o curso de medicina da UFPR! Não perca tempo e confira tudo sobre esta graduação!
Leia mais

Como é a prova da Fuvest?

Você sabe como é a prova da Fuvest? Neste artigo você confere todas as informações a respeito do vestibular da Universidade de São Paulo (USP)!