Inglês para o vestibular: como estudar  de forma eficiente

Inglês para o vestibular: como estudar de forma eficiente

Olá, me chamo Diene Xie, tenho 20 anos e sou estudante do 2º ano do IME, o Instituto Militar de Engenharia. Escrevo este artigo para dar dicas de como estudar inglês para o vestibular de forma eficiente, e sem perder muito tempo. E adianto: a terceira dica é a mais importante.

Se você, leitor, for um vestibulando, então posso dizer que já estive em seu lugar. Me preparei por muito tempo para os vestibulares do ITA e do IME e sei o quão importante é o tempo de cada um de vocês.

Estudar para vestibulares demandam muito foco e dedicação nos estudos. Sei das muitas noites mal dormidas, mas é de suma importância aproveitar qualquer tempo livre que aparecer.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Seja para fazer algumas questões de matemática ou dar aquela lida na teoria de química. Sem deixar, é claro, de tirar uma pequena soneca, porque o descanso também é importante na preparação.

E é para ajudar a otimizar o seu tempo que escrevo este artigo com dicas valiosas que vão te ajudar a enfrentar esse período e estudar inglês para o vestibular de forma proveitosa e eficiente. Vamos lá?

Como são as provas de inglês nos vestibulares?

É comum ver os vestibulandos focando nas disciplinas mais difíceis, como Matemática, Química e Física. Mas nesse artigo, venho tratar um pouco sobre a disciplina de Inglês que também é importante na sua aprovação. Convenhamos que pouca gente dá atenção à esta matéria durante sua preparação.

Isso porque, normalmente, as provas de vestibulares de instituições federais e estaduais, além do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e de faculdades particulares costumam cobrar entre cinco e 10 questões. E muitas vezes o peso delas na aprovação é bem pequeno.

A prova de Inglês do vestibular do ITA, por exemplo, aparece somente na 1ª fase, mas tem caráter eliminatório. Ou seja, para passar para a segunda o candidato deverá acertar o mínimo exigido, que são quatro das 10 questões. Já no vestibular do IME, a prova de Inglês aparece somente na 2ª fase e tem peso 1 na média final.

Pelo fato de ser menos cobrado em relação às outras matérias, muitos candidatos dão a mínima atenção possível. Com isso, deixam de estudar inglês para o vestibular para aproveitar esse tempo estudando para outras matérias.

Mas, quero lembrar você de duas coisas importantes. Primeiro, mesmo a disciplina Inglês sendo menos cobrada em relação às demais, não é bom deixar de estudar de última hora. Pois você vai querer focar em revisar tudo e inserir Inglês pode acabar atrapalhando seus estudos.

Conheço muitos amigos que não passaram porque não atingiram o mínimo necessário justamente na prova de Inglês. E segundo que é muitas vezes é mais fácil aumentar sua média final (no caso do vestibular do IME e alguns outros) estudando um pouco de Inglês ou Português do que estudando muito as matérias de exatas.

Diante disto, elenco a seguir três dicas de como estudar inglês para o vestibular de forma eficiente, sem gastar muito de seu tempo dedicado às matérias das exatas.

Dica de inglês para o vestibular 01 – Organização e Planejamento

Parece óbvio, mas o óbvio tem que ser dito. A dica ao estudar inglês para vestibular é se organize, planeje estudar um pouco do conteúdo das aulas de Inglês toda semana. Veja quantos tópicos são ao todo e separe um para estudar por semana.

Escolha um dia da semana para focar no tópico escolhido e de fato separe um tempo para aprender bem ele. Se achar algum tópico muito extenso, separe em duas partes, uma para cada semana.

Resumindo, faça um cronograma separando todos os tópicos das aulas de Inglês e separe-os de maneira que você consiga estudar um por semana. Não deixe acumular matéria, estude o que você se propôs a estudar naquela semana.

Dica 02 – Caderno Resumão

Ao estudar inglês para o vestibular, tenha um caderno para anotar dicas, bizus, macetes, vocabulário novo, gramática, regras, entre outros tópicos que julgar necessário. A ideia do caderno é ser um resumão de tópicos importantes e que servirá para guiar suas revisões antes das provas.

E você pode ler esse caderno no dia a dia, acrescentando e enriquecendo seus estudos. Inclusive, esta dica é válida para qualquer matéria 😀

Atenção: não somente anote as coisas no caderno, mas certifique de sempre revisar. De acordo com especialistas, revisar é uma maneira de solidificar as coisas novas aprendidas na mente. O ato de revisar ativa neurônios a gravar bem na memória as novas informações.

Uma sugestão para o caderno é separar ele em partes, uma para gramática, uma para vocabulário (novas palavras), uma para dicas e macetes e uma para redigir parágrafos de Inglês (cobrado no vestibular do IME).

Anote tudo no seu caderno à mão. Evite imprimir e colar. De acordo com estudos de neurocientistas, quando escrevemos à mão algumas áreas do cérebro fortalecem as conexões neurais ajudando a reter aquilo que escrevemos em nossas mentes.

Dica 03 – Estude diariamente

Eu considero esta dica a mais importante que é inserir de alguma maneira o Inglês no seu dia a dia. Na minha preparação, eu me esforçava para não deixar de estudar Inglês de última hora e dedicar algum tempo todos os dias, pois assim eu reforçava os tópicos que já sabia e aprendia aos poucos os tópicos novos.

Atividades para inserir no dia a dia

Segue abaixo algumas atividades que você poderá inserir no seu dia a dia:

  • Revisar o caderno citado na dica anterior. Você não precisa revisar o caderno inteiro todos os dias, mas vai revisando de pouco em pouco. Separe 10 minutos de seu dia para fazer isto: antes de dormir, depois de almoçar, entre outros.
  • Leia um texto todos os dias, pode ser alguma das fontes cobradas no vestibular, tais como uma reportagem, um artigo, uma tirinha ou até sua série de TV preferida com legendas em Inglês, para ter contato com o vocabulário. Uma boa ajuda também é copiar alguns desses textos, copiar mesmo palavra por palavra. Fazendo isso você irá melhorar sua escrita, vai ler os textos com mais atenção, irá compreender melhor a coerência textual e assimilar ortografia de palavras.
  • Aproveite os tempos ociosos para fazer estas atividades. Por exemplo durante a sua ida e volta para casa poderá aproveitar para dar uma lida no caderno.
  • Flashcards são pequenos cartões nas quais você anota uma palavra nova com sua tradução ou explicação (phrasal verbs, idioms, etc). Sempre que aprender algo novo adicione um flashcard ou, se preferir, use post-it para armazenar informações relevantes, que vão te ajudar a lembrar palavras no dia da prova, acredite. Defina um local que você entra em contato muitas vezes durante o dia, por exemplo, a capa de seu caderno, e todos os dias cole um ou dois flashcards neste local e toda vez que você ver eles, aproveite para ler, isto irá ajudar a fixar melhor as novas informações. No dia seguinte troque os flashcards.

Estude de forma eficiente, onde e de acordo com sua conveniência com os cursos do Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também