Coronelismo: o que foi, características e questões

Coronelismo: o que foi, características e questões

Coronelismo é o nome dado para um comportamento político comum durante a Primeira República Brasileira. Esse fenômeno marca o período, já que está atrelado a relações de poder e manobras de manipulação do contexto social e histórico. 

A prática propiciou a manutenção do poder para os políticos mais influentes que, na época, eram latifundiários ou trabalhavam em favor desse grupo populacional. Com isso, o direito dos outros cidadãos era subjugado aos privilégios de uma classe dominadora. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Neste artigo, você entenderá melhor quais as nuances históricas envolvidas no coronelismo, em qual período aconteceu no Brasil, quais as ferramentas utilizadas para a manipulação e, ao final, verá exemplos de como o assunto é cobrado em questões de vestibulares.

O coronelismo

Na história do Brasil, desde os primórdios da colonização, as pessoas com maior poder social e aquisitivo estavam relacionadas com a posse de terras. Desde a divisão do território em capitanias hereditárias, ainda no século XVI, a autoridade foi sempre exercida por quem tem domínio sobre o terreno. 

Ao longo do tempo, essa ideia foi se fortalecendo conforme os sistemas produtivos aqui adotados. No plantation, por exemplo, a monocultura em grandes latifúndios permitia um controle excessivo do dono das terras sobre os trabalhadores. 

São exemplos observados nos diversos ciclos econômicos que se estabeleceram no país, como o período do açúcar, o período do ouro, o período do café e etc. Em todos esses casos, havia uma figura de domínio, seja um senhor de engenho ou os barões do café. 

Com o passar do tempo, essa autoridade se fortaleceu socialmente. Até que, próximo ao fim do Segundo Reinado, os grandes proprietários rurais foram caracterizados como membros da Guarda Real. A partir de então, eles possuíam distintivo e autoridade real sobre os outros cidadãos: aqui ascende a figura do coronel.

Nesse período, com a queda do Segundo Reinado, o país tornou-se uma república, com a Proclamação em 15 de novembro de 1889. Mesmo com a mudança de sistema, as alterações sociais não foram tão significativas no território brasileiro. 

Os coronéis mantiveram-se como figuras de poder, mas, agora, precisavam cuidar dessa autoridade, para não perdê-la. Foi nesse cenário que iniciaram-se as manipulações políticas: para garantir privilégios aos seus latifúndios, era necessário que o governante no poder se alinhasse com essa classe. 

Agora, os coronéis fiscalizavam, controlavam e intervinham no processo político. Assim, podiam garantir a eleição de presidentes que lutassem pelos direitos latifundiários. Do outro lado da sociedade, o impacto era diferente, afinal, os trabalhadores tinham cada vez menor liberdade e benefícios.

Esse contexto deu origem ao que conhecemos, atualmente, como oligarquia rural. De origem grega, a palavra “oligarquia” significa governo de poucos. Isso indica que, comparado com o número de brasileiros, os latifundiários eram um pequeno volume populacional, mas ainda assim detinham o poder político. 

+ Veja mais: República Oligárquica: contexto histórico, política, características 
O processo de consolidação da República no Brasil

Características do coronelismo 

Um dos principais métodos de manipulação utilizado no coronelismo era o voto de cabresto. Primeiramente, vamos recordar que o voto, na época, era aberto. Isso significa que não havia sigilo eleitoral, todos sabiam em quem você votou. 

A partir disso, os coronéis iam até os cidadãos (ou enviavam mensageiros) ordenando que votassem no candidato X, aquele que mais se aproximava dos interesses latifundiários. Quem não concordava, poderia sofrer represálias e violências, por meio dos jagunços —homens de confiança do coronel.

Por isso a prática ficou conhecida como voto de cabresto, uma vez que “cabresto” é o nome de um instrumento muito utilizado no meio rural. É um arreio feito de corda ou couro feito para controlar a marcha de um animal, como um cavalo ou jegue. 

Na mesma linha de raciocínio, os locais onde os coronéis estabeleciam esse controle ficaram conhecidos como curral eleitoral. Ou seja, trata-se do lugar em que a autoridade do coronel consegue manipular e controlar as decisões políticas e, com isso, garantir seus interesses em nível municipal, estadual e, até mesmo, nacional. 

Uma segunda estratégia desempenhada no coronelismo seria o manipular em troca de favores. São as famosas promessas eleitorais que, embora sejam proibidas atualmente, ocorriam com muita frequência no Brasil dos séculos XIX e XX. 

Nesse caso, os coronéis se dedicavam a dar festas, prometer brinquedos, organizar apadrinhamento de crianças e diferentes artefatos trazidos de outras localidades que, muitas vezes, não chegavam àquele local mais afastado dos grandes centros. 

Dentro do coronelismo, essa troca de favores e benefícios criaram uma situação de dependência e coação entre empregados e empregadores, coronéis e cidadãos. Para isso, dá-se o nome de clientelismo. 

Além de tudo isso, havia ainda a Política dos Governadores. Nesse caso, os governadores (autoridade estadual) deveriam agradar os coronéis, para perpetuar sua autoridade sobre a região nas próximas eleições. Afinal, a opinião do coronel era quem ditava a política brasileira da época. Então, desagradar essa autoridade seria perder um curral eleitoral completo. 

Foi por meio do coronelismo que ascendeu a política do café-com-leite, quando políticos de São Paulo e Minas Gerais alternavam poderes em nível nacional, sempre a garantir os interesses dos latifundiários do sudeste.

Como o coronelismo terminou?

O fim do coronelismo foi um processo natural porque, entre o final do século XIX e o início do século XX, o Brasil passou pelo êxodo rural. Então, cada vez mais, os latifundiários exerciam menos poder sobre os cidadãos. 

Ao mesmo tempo, havia novas classes sociais, como o proletariado, que experimentava novas condições de vida e trabalho. Assim, pouco a pouco, a estrutura do curral eleitoral foi trocada por um espaço mais aberto de racionalidade e reivindicações. 

Questões 

(Enem 2011)

Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o “coronel” e pelo “coronel”. Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978 (adaptado).

O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social:

A) igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda
B) estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes.
C) tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva típica.
D) ditatorial, perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia.
E) agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.

Estude para as provas com a Coruja!

O Estratégia Vestibulares trabalha para que sua jornada de estudos seja mais fácil e tranquila. No Livro Digital Interativo, você lê o material, grifa, faz comentários e tudo isso fica compilado em um resumo, para você acessar sempre que precisar revisar. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também