Prova FATEC 2019.1 – Inglês – Resolução Comentada

Prova FATEC 2019.1 – Inglês – Resolução Comentada

Hello, everybody … Sou a teacher Andrea Belo, do Estratégia Vestibulares, e escrevo este artigo para comentar e resolver as questões da prova do Vestibular da FATEC de 2019, primeiro semestre, da disciplina de Inglês. Let’s go?

Prova Inglês 2019-1 – Resolução

A Questão 02, na prova da 1ª fase da Fatec, é considerada multidisciplinar. Segue a questão e a devida resolução, com comentários.

Questão 02

Analise a Charge

As expressões I’m not lacking leadership e Everyone else is lacking, para expressar o sarcasmo da charge, demonstram que o profissional em questão:

a) acredita ser um bom líder.

b) sente falta de seus funcionários.

c) se importa com seus funcionários.

d) tem dificuldade de ser comandado

e) ignora a habilidade de liderança de seus funcionários.

Resolução Comentada

Primeiro, você deve se lembrar de olhar a imagem e os detalhes que estão nela. Fisionomia, algo característico nos traços, a aparência, os objetos em torno das personagens, o local que vemos na charge, o que se percebe apenas olhando a sequência de figuras etc.

Você vai constatar que o homem parece estar em um escritório, não muito satisfeito com a conversa pelo telefone, já que ele está respondendo algo sobre habilidades (skills) com o semblante de indignação. Daqui por diante, observe bem as palavras possíveis de se deduzir, para que você tenha uma ideia do assunto.

O enunciado da questão repete as frases que estão na charge, afirma que há sarcasmo na charge e quer saber o que isso representa ao profissional. Na primeira linha encontrada na charge, ele diz que não lhe faltam habilidades de liderança (I’m not lacking leadership skills) e continua na próxima linha, dizendo que falta, em todas as pessoas (everyone), habilidades para seguir o líder.

Se ele afirma que as pessoas não estão sabendo seguir o líder, com a feição de surpresa, provavelmente por ter sido questionado sobre sua liderança, fica evidente que ele se acha um bom líder, alternativa A.

As outras opções de escolha remetem a assuntos que não fazem sentido de acordo com o sarcasmo apresentado.

Veja:

  • A Letra B diz que ele sente falta dos seus funcionários e não há nenhum indicativo sobre esse assunto, não se fala de sentir falta, que seria o verbo to miss.
  • A Letra C diz que ele se importa com seus funcionários, mas não há referência ao grau de importância e não há essa informação nas frases apresentadas. Falsa.
  • A Letra D diz que ele tem dificuldade de ser comandado, mas não se fala em dificuldade nas frases que podemos ler. Falsa.
  • A Letra E diz que ele ignora a habilidade de liderança, mas, como vimos, ele afirma que não lhe faltam habilidades de liderança (I’m not lacking leadership skills). Falsa também.

Gabarito: A

Leia o texto para responder às questões de números 25 a 29.

The Skills You Need To Succeed In 2020

The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020: complex problem solving; critical thinking; creativity; people management; coordinating with others; emotional intelligence; judgement and decision making; service orientation; negotiation; cognitive exibility.

The ten skills on this list make sense fo r the age that we are living in. Of these, you want to focus on creative work, because that is where you are likely to remain employable. Every professional can be creative in the work she does.

You might have started to realize that you will need more than the ten skills listed earlier. Alvin Toffler once said, “The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn.”

In some instances, relearning could be adapting what you know to a new reality. Take cell phones as an example. When they first came out, they were used solely as communications devices. Convergence happened, and now our smartphones are minicomputers. People had to relearn how to use a phone.

In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills. Here are some of the additional skills that you will need to succeed in 2020.

Learning how to learn. Since skills are constantly changing, you have to learn how to learn.

Analyzing information. When you take good and detailed notes, you can review them to pick out the big ideas, understand, and make sense of information.

Spotting patterns and trends. I recommend that you combine ideas from the different books that you read. By doing this, you may be able to spot ideas and trends.

Communicating – written and oral. You can combine ideas that once seemed unrelated to communicate them to influencers, who can help you to shape and implement them.

Understanding and leveraging technology. Technology is changing at an unprecedented pace, so you need to understand and keep on top of it.

Acesso em: 15.10.2018. Adaptado

Questão 25

Na frase, The World Economic Forum reports that you need ten skills to thrive in 2020…, presente no primeiro parágrafo do texto, a palavra thrive pode ser substituída por

(A) fail

(B) languish

(C) prosper

(D) retreat

(E) retrogress

Resolução Comentada

Primeiro, você deve focar nas palavras que ajudarão você a entender o assunto do texto. O título “The skills you need to succeed in 2020” indica que se trata de sugestões para se viver melhor, obter êxito em 2020.

Na pergunta dessa questão, você precisa encontrar o que substitui o termo thrive, que é o verbo prosperar. Sim, você teria que saber o significado das palavras, mas como eu já disse, o conhecimento é adquirido com o tempo e com a prática de exercícios.

Espero que os termos aqui vistos sejam aprendidos por você para usar futuramente quando essas palavras aparecerem novamente.

  • Na Letra A, fail é reprovar, enquanto thrive é prosperar. Falsa.
  • Na Letra B, languish é padecer/enfraquecer, enquanto thrive é prosperar. Falsa.
  • Na Letra C, prosper é exatamente sinônimo de thrive, ambas são prosperar. Correta.
  • Na Letra D, retreat é retirar-se/esquivar-se, enquanto thrive é prosperar. Falsa.
  • Na Letra A, retrogress é retroceder, enquanto thrive é prosperar. Falsa.

Gabarito: C

Questão 26

De acordo com o texto, dentre as dez habilidades apontadas como necessárias para os profissionais prosperarem em 2020, a habilidade que apresenta maior probabilidade para que uma pessoa se mantenha empregada é

(A) o trabalho criativo.

(B) a gestão de pessoas.

(C) o pensamento crítico.

(D) a inteligência emocional.

(E) a resolução de problemas complexos

Resolução Comentada

Primeiro, você deve se lembrar de olhar as palavras cognatas, desde o início do texto. Uma estratégia de agilidade para encontrar a resposta é ler as alternativas, uma a uma, procurando onde exatamente no texto há a informação que você precisa.

A pergunta da questão é qual das habilidades, entre as 10 apresentadas, apresenta maior probabilidade para que uma pessoa se mantenha empregada.

No segundo parágrafo, ao falar das 10 habilidades (10 skills), há o verbo to focus, para falar em que se deve focar quando se trata dessas 10 habilidades: “… focus on creative work, because that is where you are likely to remain employable”, mostrando que, das 10 habilidades, o foco maior deve ser no trabalho criativo para manter alguém em seu emprego (remain employable).

De acordo com a análise que fizemos acima, a alternativa correta é a letra A: o trabalho criativo. Com relação às outras opções de escolha, não há nada que se refira à criatividade, comprovada que é exatamente o que se deve focar para manter o emprego.

Vejamos.

  • A Letra B sugere a gestão de pessoas (people management), que aparece como uma das habilidades necessárias, mas não é a mais importante.
  • A Letra C sugere o pensamento crítico (critical thinking), que também aparece como uma das habilidades necessárias, mas também não é a mais importante.
  • A Letra D sugere a inteligência emocional (emotional intelligence), que é outro tópico que aparece no texto como uma das habilidades necessárias, mas não como a mais importante.
  • A Letra E sugere a resolução de problemas complexos, a qual nem aparece como uma das habilidades necessárias no parágrafo que se trata delas.

Como eu sempre digo, quando uma informação está na opção de escolha, mas a mesma informação não se encontra no texto, geralmente ela é uma alternativa falsa.

Gabarito: A

Questão 27

Na oração The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn, presente no terceiro parágrafo do texto, To er afirma que, no século 21, serão consideradas letradas as pessoas que souberem

(A) ler, reescrever e aprender.

(B) ler, escrever e desaprender.

(C) reaprender, reler e reescrever.

(D) escrever, desaprender e reaprender.

(E) aprender, desaprender e reaprender.

Resolução Comentada

Primeiro, leia as suas opções de resposta, procurando no texto as informações que você precisa e prestando muita atenção na ordem que os termos aparecem nas alternativas.

A pergunta, nessa questão, é qual alternativa se refere ao trecho apresentado no enunciado: The illiterate of the 21st century will not be those who cannot read and write, but those who cannot learn, unlearn, and relearn.

Perceba que há três palavras em cada alternativa. Então, a primeira dica é: procure, naquele trecho em questão, uma sequência de 3 palavras para analisar cada uma delas.

Daqui por diante, resta fazer exercícios e ler muitos textos em inglês, em busca de um vocabulário vasto, para conhecer muitas palavras no dia do vestibular. No final da frase há uma sequência de termos: learn, unlearn, and relearn.

Aqui vai outra dica para chegar à resposta: em inglês, veja que “learn” significa “aprender”. Do mesmo modo, “unlearn” significa “desaprender” e “relearn” significa “reaprender”.

Desse modo, nota-se que, assim como “unlearn” e “relearn” são derivados do verbo “learn”, “desaprender” e “reaprender” são derivados do verbo “aprender”. Assim, escolha a alternativa que possui o verbo “aprender” e os derivados desse verbo, “desaprender” e “reaprender”.

De acordo com a análise que fizemos, alternativa correta é a letra E: aprender, desaprender e reaprender. E as outras opções de escolha não apresentam essa derivação, vejamos.

  • Na Letra A, a sequência ler, reescrever e aprender, além de não trazer termos corretos de acordo com nossa análise, o prefixo “re” não aparece na segunda palavra da frase como aqui mostrado, e sim na última: learn, unlearn, and relearn. Falsa.
  • Na Letra B, na sequência ler, escrever e desaprender, o prefixo “re” não aparece na sequência apresentada, mas na sequência em inglês: learn, unlearn, and relearn. Falsa.
  • Na Letra C, na sequência reaprender, reler e reescrever, o prefixo “re” aparece na nas 3 palavras da sequência apresentada e apenas uma vez na sequência a que se refere: learn, unlearn, and relearn. Falsa.
  • Na Letra D, a sequência escrever, desaprender e reaprender não traz os termos corretos de acordo com nossa análise, derivados de learn e contém a palavra escrever na sequência da alternativa, que não aparece na sequência a que se refere: learn, unlearn, and relearn. Falsa.

Gabarito: E

Questão 28

Na oração In terms of work, you will have to adapt some of your skills to the jobs of the future, and you will also have to learn new skills, presente no quinto parágrafo do texto, a expressão will have to indica

(A) opção.

(B) proibição.

(C) obrigação.

(D) permissão.

(E) possibilidade.

Resolução Comentada

Primeiro, você deve ler a frase do enunciado da questão com atenção, para verificar qual alternativa apresenta a palavra que melhor se encaixa nela. Quando aparecem as palavras cognatas “adapt e future”, percebemos que o trecho retirado do texto se trata uma adaptação necessária para enfrentar o futuro.

E, o próprio texto, quando analisado com os outros termos cognatos, aponta que conseguir emprego e manter-se nele será para poucos, para aqueles que se adaptarem – não por opção, mas por necessidade, algo inevitável.

Vejamos cada alternativa.

A Letra A diz que é uma opção, mas, se adaptar ao futuro, de acordo com o texto, não é uma opção e sim uma condição única para se garantir o trabalho: “In terms of work, you will have to adapt some of…” – Em termos de trabalho, você vai ter que se adaptar a alguns…. Falsa.

A Letra B diz que é uma proibição, mas se adaptar ao futuro não é proibição e sim, como vimos, uma condição única para se garantir o trabalho: “In terms of work, you will have to adapt some of…” – Em termos de trabalho, você vai ter que se adaptar a alguns…. Falsa.

A Letra C diz que é uma obrigação e, se adaptar ao futuro, de acordo com o texto, é a condição única para se garantir o trabalho: “In terms of work, you will have to adapt some of…” – Em termos de trabalho, você vai ter que se adaptar a alguns…. Alternativa correta.

A Letra D diz que é uma permissão, mas, se adaptar ao futuro, de acordo com o texto, não é uma permissão e sim, como já vimos, é uma condição única para se garantir o trabalho: “In terms of work, you will have to adapt some of…” – Em termos de trabalho, você vai ter que se adaptar a alguns…. Falsa.

A Letra E diz que é uma possibilidade, mas, se adaptar ao futuro, de acordo com o texto, não é uma possibilidade, e sim uma condição única para se garantir o trabalho: “In terms of work, you will have to adapt some of…” – Em termos de trabalho, você vai ter que se adaptar a alguns…. Falsa.

Gabarito: C

Questão 29

De acordo com o texto, algumas habilidades adicionais serão necessárias para os empregos do futuro. A capacidade de fazer anotações detalhadas, selecionar ideias principais, entender e dar sentido às informações refere-se à habilidade de

(A) aprender a aprender.

(B) analisar informação.

(C) identificar padrões e tendências.

(D) se comunicar oralmente e por escrito.

(E) entender e acompanhar avanços tecnológicos.

Resolução Comentada

Nessa questão, meu conselho é que você leia as opções de resposta para procurar no texto exatamente onde essas palavras estão, pois sempre há cognatos, tais como informação (information), detalhe (detail), entre outros.

Quando você procura a citação do enunciado, você encontra palavras que coincidem com a descrição quando o texto cita análise de informação. Veja o trecho a seguir, retirado exatamente como está no texto:

Analyzing information. When you take good and detailed notes, you can review them to pick out the big ideas, understand, and make sense of information.

As palavras sublinhadas são cognatos: anotações detalhadas, ideias e senso de informação. É o que pede o enunciado, constatado na alternativa B: analisar informação.

Vejamos as outras.

A Letra A diz que é aprender a aprender, mas não há tópicos com essas palavras, que seria learn to learn, e vimos que a letra B abrange o que você procura. Falsa. A Letra B é a correta, segundo nossa verificação: analisar a informação – Analyzing information.

A Letra C diz que é identificar padrões e tendências, mas, onde fala de padrões e tendências, usando termos de fácil identificação, (cognatos), percebe-se que recomendam algo, fala de livros e nada disso está no enunciado da pergunta: Spotting patterns and trends. I recommend that you combine ideas from the different books that you read. By doing this, you may be able to spot ideas and trends. Falsa.

A Letra D diz que se refere a comunicar oralmente e por escrito mas, no texto, onde se fala de comunicação oral e escrita, percebe-se que citam combinar ideias, influenciadores, implementos e nada disso está no enunciado da questão: Communicating – written and oral. You can combine ideas that once seemed unrelated to communicate them to influencers, who can help you to shape and implement them. Falsa.

A Letra E diz que é entender e acompanhar avanços tecnológicos, mas, novamente, há informações, nesse assunto, tais como tecnologia e mudanças, que não se relacionam com o que se pede na questão: Understanding and leveraging technology. Technology is changing at an unprecedented pace, so you need to understand and keep on top of it. Falsa.

Gabarito: B

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido a resolução da prova de Inglês do vestibular FATEC 2019. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Mande uma mensagem, caso tenha tido alguma dúvida. Abraços!

Instagram: @teacherandreabelo

CURSOS PARA FATEC

Você pode gostar também