Análise da Prova de Literatura do Enem 2022: veja os comentários da professora de Literatura do Estratégia Vestibulares

Análise da Prova de Literatura do Enem 2022: veja os comentários da professora de Literatura do Estratégia Vestibulares

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do Brasil. Durante dois finais de semana, milhões de estudantes responderam a 180 questões objetivas sobre temáticas ensinadas no Ensino Médio, inclusive de Literatura!

Para te ajudar a entender como esse tema é cobrado em prova, a professora de Literatura do Estratégia Vestibulares, Luana Signorelli, analisou a última edição do Enem e listou quais foram os assuntos cobrados e como o candidato deveria interpretar o que é solicitado em cada questão. Confira:

Análise da Prova de Literatura do Enem 2022


Olá, vestibulandos!

Gostaria de dar meu parecer sobre a prova de Linguagens e Códigos do Enem 2022. Na minha humilde opinião, Gramática estava de boa. As questões eram mais objetivas. Como de praxe, muitas questões com imagens e propagandas, já que a banca gosta de cobrar textos mistos. Já em Literatura, a prova estava muito interpretativa.

Pessoal, mas não desanimem! Difícil não significa impossível! Eu gostaria de ajudá-los a esclarecer melhor a prova, decifrando as pegadinhas e te passando as dicas necessárias.

O primeiro dia de prova do Enem 2022 contou com 11 questões literárias. Levei em consideração a prova BRANCA que corrigimos. Segue meus comentários sobre elas:

O que caiu? Eu te ajudo a se organizar

No da questãoAutorMovimento literárioTipologia de questãoMatriz de ReferênciasNível
10Clarice LispectorModernismo (terceira geração)Interpretação de texto literárioC6;  H184
14Fernanda TorresContemporâneaInterpretação de texto literário/Gramática aplicada à LiteraturaC6;  H184
29Antonio PrataContemporâneaInterpretação de texto literário C5; H15 e H165
32Maria Firmina dos Reis0RomantismoInterpretação de texto literário/conhecimento de movimentos literáriosC5; H15 e H171
34Cornélio PennaModernismo (segunda geração)Interpretação de texto literárioC5; H165
35Machado de AssisRealismoInterpretação de texto literárioC5; H162
36Manuel Oliveira de PaivaNaturalismoInterpretação de texto literário/conhecimento de movimentos literáriosC5; H153
37José Américo de AlmeidaModernismo (segunda geração)Interpretação de texto literário/conhecimento de movimentos literáriosC4; H121
38Coelho NetoNaturalismo regionalistaInterpretação de texto literárioC6; H182
39João do RioModernista (primeira geração)Interpretação de texto literárioC7; H211
40Carolina Maria de JesusContemporâneaInterpretação de texto literárioC5; H15 e H171
  • Questão 10: texto da modernista Clarice Lispector sobre o gênero literário da crônica. A questão em si não era difícil, mas as alternativas estavam capciosas;
  • Questão 14: trecho de um livro da Fernanda Torres. Cobrança de Gramática aplicada à Literatura;
  • Questão 29: trecho de um livro de Antônio Prata. Na minha opinião, uma das questões mais difíceis da prova, pois cobrava várias conexões. A chave estava no comando teórico;
  • Questão 32: trecho de um conto de Maria Firmina dos Reis, que completa bicentenário em 2022. Autora condoreira, que defende a liberdade dos escravos;
  • Questão 34: trecho do modernista Cornélio Penna. Na minha opinião, a questão MAIS DIFÍCIL da prova. Era sobre interpretação;
  • Questão 35: trecho do romance “Esaú e Jacó” de Machado de Assis, um dos queridinhos do Inep. Questão muito boa;
  • Questão 36: trecho de um romance naturalista. Essa sim, uma questão que cobrava a Literatura propriamente dita;
  • Questão 37: trecho do romance de 30 “A bagaceira”. Cobrava conhecimentos sobre a segunda geração modernista;
  • Questão 38: interpretação de conto regionalista;
  • Questão 39: trecho do modernista João do Rio sobre carnaval. Questão meramente interpretativa; e
  • Questão 40: Carolina Maria de Jesus denuncia problemas sociais no Brasil. Questão urgente e extremamente atual. Está de parabéns, banca!

Não fique na superfície, vá além!

É como eu sempre costumo dizer: muito mais importante do que meramente gabaritar a questão é entender como ela foi feita!

A Matriz de Referência ENEM é um documento oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em parceira com o Ministério de Educação que é aplicada para a elaboração das questões do ENEM. O arquivo pode ser encontrado no seguinte endereço: https://estr.at/bjdn.

            Atenção: toda e qualquer questão do ENEM se associa a PELO MENOS uma competência e uma habilidade.

LEGENDA

C = competência

H = habilidade

Já o nível de complexidade de questões é avaliado de acordo com a Taxonomia de Bloom, uma escala que leva em consideração as competências e habilidades cobradas a partir da questão.

À luz destes conhecimentos, vamos tentar fazer um mapeamento das questões de Literatura.

  • Questão 10

Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

O comando usava o verbo “caracterizar” para cobrar um entendimento de como o texto se organizada, palavra sinônima de “categorizar” e “explicar”. Nível: 4.

  • Questão 14

Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

O comando usava o verbo “caracterizar” para cobrar um entendimento de como o texto se organizada, palavra sinônima de “categorizar” e “explicar”. Nível: 4.

  • Questão 29

Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

H16 –  Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

O comando usava o verbo “assumir”, pedindo uma análise que era uma interpretação em decorrência de outra coisa. Nesse contexto, a  palavra é sinônima de “comparar” e “justificar”. Nível: 5.

  • Questão 32

Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

O comando usava o verbo “descortinar” e o gabarito o verbo “apontar”. Era uma questão de “identificar” e “localizar” dentro do texto. Nível: 1.

  • Questão 34

Competência de área 5 Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

H16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

O comando usava dois verbos: pedia do aluno uma identificação de um processo usado pelo narrador, o qual “estabelece correlações” que “refletem”. Era para analisar, comparar e explicar. Nível: 5.

  • Questão 35

Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

H16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

O comando pedia a identificação do uso de ironia e usava o verbo “consistia no”, correspondente a identificar, relacionar, associar. Nível: 2.

  • Questão 36

Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

O comando empregava o verbo “revelar”, que é sinônimo de “utilizar” neste contexto. Nível: 3.

  • Questão 37

Competência de área 4 – Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

H12 – Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.

O comando empregava o verbo “manifestar”, que pedia para identificar ou localizar a característica. Nível: 1.

  • Questão 38

Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

O comando usava dois verbos: “registra” e a voz passiva “é reforçada”. Era uma pergunta sobre compreensão do texto, pedindo para explicar e/ou associar a fala de um personagem com a morte do outro. Nível: 2.

  • Questão 39

Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

O comando utiliza o verbo “evoca”, demandando interpretação do texto. Era para identificar ou localizar. Nível: 1.

  • Questão 40

Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

O comando pedia o verbo “transparece”, o que pedia para fazer uma associação dentro do texto. Era para identificar ou localizar. Nível: 2.

Percebam que questões com as mesmas habilidades e competências podem ter níveis variados de complexidade, a depender do que a banca está pedindo! Outro detalhe importante: dependendo do enfoque dado, predomina mais um aspecto do que outro dentro da própria competência/habilidade.

Questões que pedem conhecimentos sobre movimentos literários geralmente se associam ao contexto sócio-histórico. Isso implica dizer que uma das competências mais cobradas em Literatura é a de número 5, como aponta também a tabela da seção anterior.

Algumas palavras-chaves são norteadoras para cobranças em humanidades e linguagens no ENEM, como patrimônio e identidade.

Ao infinito e além!

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