A disposição ou à disposição: qual é a diferença?

A disposição ou à disposição: qual é a diferença?

O Portal Estratégia Vestibulares preparou esta matéria para te ajudar a não se confundir mais os termos “a disposição” e “à disposição”

O uso de apenas uma crase pode mudar completamente o sentido de uma frase, não é mesmo? Por mais que as palavras sejam iguais, o uso é diferente de acordo com o contexto e deve ser usado com atenção.

A seguir, o Portal Estratégia Vestibulares separou as principais informações a respeito da diferença entre “a disposição” e “à disposição” para evitar possíveis confusões.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A disposição ou à disposição: qual é a diferença?

A seguir, confira algumas classificações e regras básicas dos termos que te ajudarão:

  • A disposição: artigo definido e substantivo
  • À disposição: locução verbal usada para indicar disponibilidade de alguém

A disposição: como usar?

A palavra “a disposição”, sem o uso de crase, não é uma locução verbal e sim a sequência de um artigo definido e um substantivo feminino. Vale ressaltar que iniciar a frase com “a disposição” não é uma regra, mas facilita na hora de escrever e evitar possíveis erros.

  • A disposição dos alunos é fenomenal
  • A disposição dos quadros não está legal
  • A disposição da empresa atrapalha o deslocamento dos funcionários
  • A disposição dele já não é mais a mesma

À disposição: como usar?

Já o termo “à disposição” é uma locução verbal usada para indicar quando alguém está disponível para ajudar ou auxiliar algo e/ou alguém. Neste caso, a crase é a fusão entre a preposição “a” e o artigo “a”. Além disso, geralmente as locuções verbais formadas com substantivos femininos levam o acento crase.

  • Estou à disposição para ajudá-los
  • Fico à disposição para mandar mais informações
  • Coloquei-me à disposição para auxiliar os alunos
  • Fiquei à disposição dos funcionários

Mais dicas de estudo

Estude com o Estratégia Vestibulares

Que tal conferir mais dicas de Português? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a benefícios exclusivos, como cursos, simulados preparatórios, redações corrigidas e revisões que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também
Mexer ou mecher
Leia mais

Mexer ou mecher: qual é a diferença?

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo para que você saiba como usar os termos "mexer" e "mecher" sem cometer erros novamente