Composição por aglutinação: o que é e exemplos

Composição por aglutinação: o que é e exemplos

A morfologia é a área da Língua Portuguesa que trabalha para entender a forma das palavras, como elas são construídas e como elas podem variar de acordo com o radical escolhido, por exemplo. Parte desse estudo engloba entender a formação dos vocábulos, como a composição por aglutinação, por justaposição ou por derivações.

Esse é o tema do artigo de hoje: entender a formação das palavras, principalmente no que tange à composição por aglutinação. Serão apresentados exemplos práticos e também exercícios de vestibulares que cobram esse assunto, de forma direta ou indireta. Continue lendo e aumente seu conhecimento de Português!

O que é composição?

No estudo da formação de palavras, a composição se refere à junção de dois ou mais radicais (ou palavras simples) para formar um vocábulo com significado específico. Você pode entender isso como a união de palavras que formam uma nova palavra com significado que é formado pela conexão entre os sentidos dos termos originais. 

Por exemplo, quando a geografia traz informações a respeito dos planaltos, trata-se de uma palavra formada pela união dos termos plano e alto. De fato, geograficamente, o significado de planalto é um relevo alto com superfície plana. 

Outro modelo característico são nomes de plantas, animais ou objetos. O girassol é um exemplo clássico da união do verbo gira e do substantivo sol, que indica que a planta se curva em direção ao sol. 

Em termos animais, a composição aparece no beija-flor, que é justamente a união do verbo beija e da palavra flor. Que caracteriza um ato típico da ave, que busca o néctar das plantas de uma forma que lembra um beijo. 

Por fim, o guarda-chuva e o guarda-roupas também são exemplos importantes de formação de palavras. Afinal, ambos utilizam o verbo guardar para especificar a proteção contra a chuva e o armazenamento de vestuários, respectivamente. 

Classificações da composição

Agora que você já entendeu que as palavras podem ser unidas para formar novos termos e que isso é nomeado como composição, conheça as classificações possíveis para esse processo de formação de palavras. 

A composição pode ser dividida em dois grandes grupos:

  • A composição por justaposição diz respeito aos vocábulos que são formados simplesmente pela união das palavras ou radicais originais, sem qualquer alteração de sua grafia. Por exemplo arco-íris, amor-perfeito, beija-flor, segunda-feira, guarda-roupas, entre outros; e 
  • O outro tipo é a composição por aglutinação, quando os termos originais sofrem alguma adaptação para formar a palavra nova — pode ser a perda de alguma letra, troca de fonemas, supressão de fonemas ou alterações de ortografia.

Composição por aglutinação 

Como vimos anteriormente, as palavras formadas por aglutinação passam por alguma troca, transformação ou perda notável durante o processo de construção. Compreenda melhor nos exemplos abaixo.

No termo pernalta, temos a união de dois termos: perna e alta. Veja como a palavra final tem a supressão de uma das letras a, para trazer melhor sonoridade para o vocábulo. Esse “desaparecimento” da vogal já classifica a palavra como composto por aglutinação. 

Uma palavra interessante que sofre bastantes modificações é o vinagre. O termo é formado a partir da união das palavras vinho e acre (acre: aquilo que tem sabor amargo, azedo, acre). Observe que é possível perceber a semelhança do termo e seus radicais originais, mas ocorreram alterações importantes, como a troca de c pelo g em “acre”, e a supressão de “ho” em “vinho”. 

Pontiagudo é um modelo de grande relevância também, uma vez que é formado pela conexão entre ponta e agudo. Note como a vogal “a” de “ponta” foi substituída por uma letra “i”, enquanto “agudo” mantém sua estrutura normal, apesar de se unir com a outra parte do termo. Isso indica que as alterações podem ocorrer em apenas uma das palavras originárias, e isso basta para a classificação como composição por aglutinação. 

Termos que utilizam preposição para unir as palavras ou radicais também são comuns na aglutinação. É um exemplo clássico o fidalgo, que representa a união de filho de algo. Embora a sonoridade seja semelhante, a formação da palavra engloba a supressão de sílabas como “lho” e a própria preposição “de”.

Por último, veja um exemplo em que também ocorre troca de letras para adequar o fonema e ajustar a sonoridade do termo. A palavra petróleo refere-se ao óleo que é extraído das pedras. Então, trocou-se o d pelo t, suprimiu-se a vogal “a”, para formar uma nova palavra representativa do material em questão.

Questões sobre composição por aglutinação

(Faap-SP)

“Vou-me embora para Pasárgada.”

Embora(em+boa+hora): processo de formação de palavras a que chamamos: 

a)  Derivação prefixal

b) Derivação sufixal

c) Composição por justaposição 

d) Composição por aglutinação

e) Derivação regressiva

O enunciado aponta que a união entre os termos em+boa+hora é responsável pela formação da palavra embora. Como apresentado até aqui, para diferenciar os tipos de composição, é necessário avaliar se houve perda de letras, fonéticas ou silábicas, bem como substituição de alguma parte dos termos originários. 

Na palavra em questão, os termos são unidos de forma que “boa” perde o “a”, e hora perde o “h”. Esse processo não pode ser considerado justaposição, uma vez que não foi a simples união dos vocábulos que gerou “embora”. Foi necessário aglutinar esses termos, conforme aponta a alternativa D.

(Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Santo André)

As palavras couve-flor, planalto e aguardente são formadas por:

a) derivação

b) onomatopeia

c) hibridismo

d) composição

e) prefixação

Em couve-flor há a união de dois radicais de maneira simples, apenas pela colocação do hífen. 

Em planalto, houve uma conexão entre plano e alto, com perda de fonemas no processo de construção morfológica. 

Por fim, aguardente, o processo é semelhante e ocorre pela união entre água e ardente. Todos esses vocábulos são constituídos a partir da união de dois radicais, a definição observada para formação de palavras por composição, como afirmado em D.

+ Veja também:  Classes de palavras: quais são, características e aplicações

Estude online com a Coruja!

Os estudos online favorecem uma rotina mais equilibrada para o vestibulando, adequada às suas necessidades e rotina. Com os cursos do Estratégia, você pode traçar trilhas de aprendizagem que dividem os assuntos ao longo do tempo, para estudar todo o conteúdo que precisa até o dia da sua prova. Tudo isso com conforto, por meio de materiais didáticos disponíveis em diversos formatos (pdf, vídeo, áudio e etc). Clique no banner e estude do seu jeito com o Estratégia Vestibulares! 

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também
Mexer ou mecher
Leia mais

Mexer ou mecher: qual é a diferença?

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo para que você saiba como usar os termos "mexer" e "mecher" sem cometer erros novamente