Haver ou a ver: qual é a diferença?

Haver ou a ver: qual é a diferença?

Bateu aquela dúvida? O Estratégia trouxe exemplos de uso para você não errar mais

Você já ouviu falar em parônimos? É assim que são chamadas as palavras que tem a grafia parecida e o mesmo som, mas possuem significados diferentes, como no caso de “haver” e “a ver”.

O Estratégia Vestibulares preparou mais um texto com essa dica de Português que vai ajudar você na hora de elaborar uma boa resposta para questões discursivas e não deixar nenhum errinho passar enquanto escreve a redação. Vem conferir:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Haver ou a ver?

Pode até não parecer, mas a diferenciação entre as duas expressões é bem fácil de assimilar. Enquanto o verbo “haver” significa ter algo a receber, o “a ver”, por sua vez, vem de ter relação com algo.

Haver: exemplos

Uso correto:

Preciso saber quanto tenho a haver da herança.

Uso incorreto:

Acredito que tenho tudo haver com essa vaga de emprego.

A ver: exemplos

Uso correto:

Talvez esse comportamento tenha a ver com o passado dele.

Uso incorreto:

Consulte o banco para verificar se tem algum valor a ver.

Confira mais dicas

E aí, Corujinha, ficou mais fácil de entender a diferença? Aproveite e navegue por mais dicas de Português que vão enriquecer seu vocabulário:

Mande bem em Português e em todas as disciplinas com os cursos do Estratégia Vestibulares

Garanta seu acesso a uma plataforma completa de ensino on-line de qualidade. Com a Coruja você tem vídeoaulas com professores especializados nas bancas dos vestibulares, material atualizado e alinhado às provas, revisões de véspera, além de correções ilimitadas de redações, Banco de Questões e muitas outras vantagens. Conheça!

CTA - Estratégia Vestibulares 4 Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também