Bioglitter: qual a composição e o impacto no Meio Ambiente?

Bioglitter: qual a composição e o impacto no Meio Ambiente?

“Se a canoa não virar, olê, olê, olê, olá… Eu chego lá…” kkkkk Carnaval está chegando e você aí preocupado que a sua diversão impacte ao Meio Ambiente da menor forma possível? Eu adoro carnaval, festa, fantasias… Quem não gosta, né? O Estratégia Vestibulares apresenta para vocÊ o bioglitter!

Então, fui fazer minha pesquisa sobre bioglitter. Diferentemente de muitos consumidores, tenho o hábito de ler a composição dos produtos. EIS QUE… veio a surpresa. Boa parte dos bioglitters pesquisados apresentavam mica ou pó de pedras ou minerais. WHAAAT?!

Resumo rápido, anota aí para você que não está entendendo o problema:

  1. o glitter convencional utiliza microplástico, geralmente PVC e PET, recoberto de alumínio e corante. Traduzindo: pedacinhos de plásticos bem pequenos.
  2. o bioglitter, sendo ‘bio’ interpretado como ‘natural’, utiliza materiais provenientes de algas marinhas, ágar-ágar (ou gelatina vegetal), corantes naturais (beterraba, cúrcuma, spirulina, urucum etc.) e uma porção mineral, que é a mica. Traduzindo: material biodegradável e “areia”.
  3. o bioglitter, sendo ‘bio’ interpretado como ‘biodegradável’, apresenta manteigas, ceras, óleos naturais, celulose, corantes naturais e não apresenta mica ou porção mineral. Traduzindo: material biodegradável.

A mica, do latim micare (que significa brilhar), é um mineral do grupo dos silicatos e é encontrado, por exemplo, na areia e no granito. A utilização da mica aumenta a reflexão uniforme da luz e, consequentemente, o brilho do material.

E qual o problema?

A treta é que muitas marcas se dizem 100% biodegradável sendo que, na verdade, apresentam mica. A mica não é degradada por organismos vivos e se acumula no meio ambiente. Imagine que você esteja jogando um monte de areia em toda a sua cidade, qual o impacto ambiental disso?

Eu sei que o impacto ambiental causada por minerais é menor que o impacto dos microplásticos. O que eu não gosto de ver são marcas iludindo consumidores, que não têm conhecimento químico. Agora você entende por que uma marca vende glitter por 50 reais enquanto a outra vende por 10 reais?

É isso, pessoal! Sigam-me nas redes sociais. Tem dicas todos os dias.

Abraços!

Instagram: @professorprazeres

CURSOS PARA VESTIBULAR

Banner Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também