Tudo que rodeia a vida humana contém compostos químicos, principalmente, de origem orgânica. O ar, os corpos de animais, os alimentos, as matérias primas e outros materiais do cotidiano representam como aparece a química orgânica no Enem.
Por ser tão recorrente nas provas de vestibulares, esse assunto deve ser tratado com atenção no estudo preparatório. Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares preparou um artigo com as definições, conceitos e nomenclaturas das substâncias orgânicas.
Navegue pelo conteúdo
O que é química orgânica?
De forma geral, a química orgânica se dedica ao estudo dos compostos que possuem carbono em sua composição. Exceto por algumas substâncias que contêm carbono, mas são inorgânicas: CO2, CO, H2CO3, CO3-2, HCN e CN–.
Para entender os compostos orgânicos, é importante saber que o Carbono é um elemento químico da família 14A e ocupa o segundo período, na tabela periódica. Dadas essas propriedades, sabe-se que ele estabelece 4 ligações com outros elementos, que podem ocorrer de diferentes maneiras.
Conceitos básicos de Química orgânica
A forma como o carbono interage com outros elementos, a maneira como ele é classificado e a formação das cadeias carbônicas são os conceitos mais importantes da química orgânica. Confira, nos tópicos seguintes.
Tipos de Ligações
As ligações químicas entre o carbono e um outro elemento podem ser:
- Simples: representada pela letra grega sigma (?), é uma ligação química que interagem dois elétrons, um do carbono e outro do elemento combinante;
- Dupla: demonstrada por uma ligação ? acrescida de uma conexão pi (?), ela interage dois pares de elétrons entre o carbono e outro constituinte químico;
- Tripla: por fim, a ligação tripla do carbono é formada por duas interações ? e uma interação ?. Nesse caso, são compartilhados 3 pares de elétrons entre os elementos.
É importante notar que as ligações do tipo ? são mais fracas e suscetíveis ao rompimento do que as interações do tipo ?.
Classificação do carbono
Para classificar o carbono, é levado em consideração o número de carbonos a que ele se liga. Ou seja:
- Os carbonos que não interagem com outros carbonos ou só se ligam a um átomo de carbono, são chamados de carbonos primários;
- Os átomos de carbono que se associam com apenas dois outros carbonos, são nomeados por carbonos secundários;
- Sucessivamente, os carbonos que interagem com três carbonos são denominados carbonos terciários;
- E, por fim, quando as quatro ligações de um carbono se estabelecem com diferentes átomos de carbono, o átomo principal é classificado como carbono quaternário.
Além das divisões conforme o número de átomos relacionados, o carbono é tratado como carbono quiral quando todas as suas ligações forem direcionadas para diferentes átomos ou cadeias. Na imagem a seguir, compreenda melhor:
Classificação da cadeia carbônica
Além de classificar os carbonos, na química orgânica, é possível denominar sua cadeia. Ou seja, os carbonos ligados podem ser divididos em diferentes classificações, conheça-as a seguir:
- Saturada: não apresenta ligações duplas ou triplas na cadeia carbônica principal, que é aquela com maior número de carbonos relacionados;
- Insaturada: apresenta ao menos uma ligação dupla ou tripla na cadeia principal do composto;
- Homogênea: possui apenas átomos de carbono na cadeia principal;
- Heterogênea: contém átomos de elementos não carbônicos entremeados na cadeia principal;
- Aberta: também chamada de acíclica ou alifática, os carbonos das extremidades da cadeia não se conectam entre si;
- Fechada: pode ser denominada de cíclica, e os carbonos das extremidades estão conectados por algum tipo de ligação química;
- Fechada Aromática: são uma subclassificação da cadeia fechada e apresentam ligações conjugadas dentro do ciclo. Ou seja, uma ligação insaturada e intercalada com ligações saturadas;
- Fechada Alicíclica: se diferencia da classificação anterior porque não possui ligações intercaladas ou conjugadas, mas os carbonos das extremidades interagem entre si;
- Normal: contém apenas uma extremidade e pode ser chamada também de linear ou reta;
- Ramificada: possui pelo menos três extremidades diferentes;
- Mista: é o tipo de composto que possui uma porção ramificada e outra porção cíclica.
Nomenclatura em Química orgânica
Para nomear os compostos orgânicos, são consideradas algumas regras que consideram a função do composto, o número de carbonos na cadeia principal e as ramificações presentes nele.
Para um momento inicial, é importante saber que
- os compostos orgânicos com apenas um carbono na cadeia principal são marcados pelo prefixo met-;
- as estruturas com dois carbonos têm o prefixo et-;
- os esqueletos com três carbonos devem ser prefixados com prop-;
- as substâncias com quatro carbonos levam o prefixo but-;
- As demais substâncias seguem os sufixos pent- (cinco carbonos), hex- (seis carbonos), hept- (sete carbonos), oct- (oito carbonos), como na matemática.
Quanto às nomenclaturas atreladas às funções orgânicas, é importante conhecer e desmembrar cada uma delas, bem como as ramificações existentes em cada composto. Para isso, continue acompanhando o Blog do Estratégia Vestibulares e assista às nossas aulas de química orgânica no youtube.
Questão de Química Orgânica no Enem
Como exemplo de como aparece a química orgânica no Enem e exercícios, veja a questão abaixo e acompanhe a resolução proposta pelo time do Estratégia Vestibulares!
ENEM 2013
As moléculas de nanoputians lembram figuras humanas e foram criadas para estimular o interesse de jovens na compreensão da linguagem expressa em fórmulas estruturais, muito usadas em química orgânica. Um exemplo é o NanoKid, representado na figura:
Em que parte do corpo do NanoKid existe carbono quaternário?
a) Mãos.
b) Cabeça.
c) Tórax.
d) Abdómen.
e) Pés.
Note que em todos o nanokid, aparecem carbonos insaturados, ou que se ligam a um, dois ou três carbonos. O único lugar em que o nanokid possui um carbono quaternário, ou seja, carbono que se liga a quatro outros carbonos, é nas mãos. De forma que a resposta correta é a letra A.
Assista uma aula grátis de Química Orgânica
Você quer aprofundar seu entendimento sobre o universo da química orgânica? Dê play no vídeo abaixo e aprenda com os professores do Estratégia Vestibulares:
Quer estudar para o Enem e não sabe por onde começar? Conheça o curso intensivo Enem do Estratégia Vestibulares. Com ele você terá acesso a aulas, materiais e simulados exclusivos.
Para provar seu conhecimento sobre química, clique no banner abaixo e acesse nosso Banco de Questões formulado para te levar à aprovação!
Veja também:
- O que mais cai em Química Orgânica no Enem?
- Como é cobrada a Separação de Misturas no Enem?
- Eletroquímica no Enem: o que cai?
- Química Orgânica no Enem: o que é e classificações
- O que cai sobre Equilíbrio Químico no Enem?
- O que cai de Soluções Químicas no Enem?
- Estequiometria no Enem: como aparece?
- Cálculo Estequiométrico: o que é e como calcular!
- Massa molar: o que é, número de mol, como calcular e questões