13 filmes sobre espaço para usar como repertório sociocultural na redação

13 filmes sobre espaço para usar como repertório sociocultural na redação

Veja os filmes sobre espaço escolhidos pelo Portal Estratégia Vestibulares que podem ser utilizados como repertório sociocultural na redação

Os filmes sobre espaço são um gênero muito comum no cinema, inclusive com um clássico na lista sendo considerado o primeiro filme de ficção científica da história da sétima arte.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Histórias sobre viagem no tempo, exploração espacial, guerras entre civilizações e descobertas tecnológicas do nosso tempo são alguns dos temas que listamos abaixo, sempre com temas que podem aparecer nos vestibulares do Brasil. Faça uma pipoca e acompanhe!

Perdido em Marte (2015)

Após um acidente, Mark Watney (Matt Damon) é abandonado pelo restante de sua tripulação em Marte. Dado como morto, Mark reestabelece comunicação com a Terra e uma longa missão de resgate se inicia. Mas, sua saída do planeta vermelho só será possível com uma árdua batalha pela sobrevivência.

Mark é botânico e usa toda a sua expertise na área para plantar batatas e se alimentar delas. Além disso, seu conhecimento científico é posto à prova em uma série de imprevistos que se sucedem ao longo de “Perdido em Marte”, tornando uma boa opção para estudantes e curiosos.

Interstellar (2014)

“Interstellar” mostra uma Terra em colapso cuja única esperança é encontrar um novo lar através de um buraco de minhoca. Mas as coisa não dão muito certo e a relatividade do tempo cria uma série de adversidades na viagem.

O filme traz uma série de conceitos sobre tempo e espaço, e teve o apoio e consultoria do físico teórico Kip Thorne, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 2017.

Gravidade (2013)

Vencedor de sete Oscars na edição de 2014, “Gravidade” mostra uma missão de conserto do telescópio espacial Hubble, em que uma chuva de destroços de um satélite comprometem a segurança da missão, causando uma série de eventos destrutivos.

“Gravidade” traz uma beleza ímpar sobre como é o espaço e sua imensidão próximo à Terra e as dificuldades de locomoção e comunicação em decorrência dos acidentes existentes no filme.

Wall-e (2008)

Robôs são mandados para a Terra em 2100 com a missão de limpar o planeta, que se tornou inabitável devido ao acúmulo de lixo, que gerou uma série de contaminações. Os humanos, nesse período, estão em uma nave, que transita o espaço enquanto não é possível voltar à Terra. Wall-e é o nome desse robô, cuja apenas um único exemplar segue ativo.

Em sua jornada de limpeza, Wall-e encontra EVA, que é enviada à Terra para encontrar algum indicativo de vida no local. Assim, inicia-se uma história de amor entre os robôs, que partem em uma aventura para comunicar os humanos e mudar a história da humanidade.

Avatar (2009)

“Avatar” conta a história do humano Jake Sully (Sam Worthington), que viaja para Pandora, uma lua extraterrestre que está sendo explorada pela Terra. Lá ele conhece os Na’Vi, seres que habitam o local e vivem de forma muito conectada com a natureza do lugar, o que gera tensões e conflitos.

O filme reinventa o uso do 3D, explorando as características naturais do planeta com o poder da tecnologia, tornando “Avatar” imersivo e único. Além disso, Pandora foi desenvolvida por uma vasta equipe de cientistas que imaginaram como seria uma lua habitável e seus moradores, aumentando a sensação de realidade da história.

2001: uma Odisseia no Espaço (1968)

“2001: uma Odisseia no Espaço” é um filme de ficção científica baseado no conto “A Sentinela”, de Arthur C. Clarke, que co-escreveu o filme com Stanley Kubrick. O filme conta a evolução da humanidade, desde o surgimento, com hominídeos disputando o poder, nos primeiros minutos da trama, até o futuro, com um foguete partindo em uma misteriosa missão sob o comando de um supercomputador, quatro milhões de anos depois.

A influência do filme em termos de efeitos especiais e histórias espaciais é enorme e já foi pontuada por diversos diretores: Steven Spielberg, George Lucas, Ridley Scott, William Friedkin e outros. Além disso, “2001” é tema de diversos estudos científicos ao redor do mundo, que discutem analogias, temas e o curso da humanidade.

Estrelas Além do Tempo (2016)

Três cientistas negras trabalham separadas do restante de suas equipes na NASA, agência espacial americana, em 1961. Em meio a cisão promovida pelo racismo institucional, o trio trabalha na operação de lançamento em órbita do astronauta John Glenn, conquista que alavancou os Estados Unidos na corrida espacial.

“Estrelas Além do Tempo” é uma história real que mostra como o racismo afeta diversas camadas da sociedade, trazendo atrasos intelectuais, culturais e sociais, mas que, mesmo assim, mentes brilhantes conseguiram realizar grandes feitos.

Contato (1997)

“Contato” conta a história de uma cientista que procura por algum sinal extraterrestre e, após anos de trabalhos incessantes, uma pista aparece. O sinal transmite informações sobre como construir uma máquina de transporte espacial, que passa a ser o objetivo de uma equipe de cientistas.

Baseado no romance homônimo de Carl Sagan, importante astrônomo estadunidense, o filme tem conceitos aplicados de forma real, ainda que tenha uma história ficcional sobre alienígenas.

Apollo 13, do Desastre ao Triunfo (1995)

A história real de uma das missões mais desastrosas da corrida espacial se tornou um sucesso de bilheteria. “Apollo 13: do Desastre ao Triunfo” mostra desde os preparativos para a missão, com troca de um dos seus astronautas um dia antes da aterrissagem, até a apreensiva volta dos seus tripulantes à Terra, após praticamente tudo dar errado.

Por ser uma história real, o filme é um capítulo da corrida espacial que mostra muitas das dificuldades enfrentadas no período para construir e mandar foguetes e satélites para o espaço.

Lunar (2009)

Sam Bell (Sam Rockwell) ficou por quase três anos no lado oculto da Lua, trabalhando na extração de Hélio 3, componente que se tornou a principal fonte de energia da Terra. Um problema no satélite de comunicação o impediu de ter notícias do planeta, o que tornou sua viagem solitária, apenas com a companhia de um robô.

O filme explora sentimentos humanos como ansiedade e paranoia, que tomam conta de Sam, principalmente após descobrir que há um clone seu na Terra. E, tais pontos podem ser utilizados para discutir as relações humanas no espaço e suas consequências para a mente, ainda que o filme seja ficcional.

A Viagem à Lua (1902)

“A Viagem à Lua” é o primeiro filme de ficção científica da história, sendo considerado um dos melhores filmes do século XX. A história envolve um grupo de cientistas que aprovam uma viagem ao satélite natural da Terra.

A viagem e o que acontece na Lua são mostrados com técnicas cinematográficas inovadoras para a época como a fusão, sobreposição e exposição múltipla de imagens, o que dá o caráter de pioneirismo à obra.

O Primeiro Homem (2018)

O filme acompanha Neil Armstrong (Ryan Gosling), o primeiro homem a pisar na Lua. “O Primeiro Homem” mostra sua carreira como engenheiro da NASA e aspectos familiares, trazendo intimidade a uma história que muitos já conhecem, afinal de contas, Armstrong é mundialmente conhecido pela missão lunar.

Assim, “O Primeiro Homem” busca imersões que fogem desse aspecto simplório e singular de Armstrong ao mostrar relações familiares e particulares e explorar muito a beleza do espaço e os sentimentos de quem está na tela.

Ad Astra: Rumo às Estrelas (2019)

Brad Pitt é Roy McBride, um engenheiro espacial que decide cruzar a galáxia e descobrir o que aconteceu com seu pai, que há 16 anos atrás se perdera no caminho para Netuno. 

James Gray, diretor do filme, pontuou que a realização da obra teve também a intenção de fazer a viagem espacial mais realista do cinema.

Estude com o apoio do Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares conta com cursos intensivos e extensivos voltados para os principais vestibulares do país e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, temos diversos produtos desenvolvidos para melhorar a sua jornada de vestibulando para universitário. Confira mais detalhes abaixo:

Você pode gostar também