De acordo com um levantamento feito pela Poynter Institute, uma escola de jornalismo e organização de pesquisas americanas, quatro a cada dez brasileiros afirmam receber notícias falsas diariamente.
Para ajudar os estudantes a aumentar seu repertório sociocultural, além contribuir na sua argumentação e contextualização de uma redação, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 7 citações sobre fake news.
A seguir, confira frases que poderiam ser usadas em propostas de redação com o tema de fake news apresentados, por exemplo, no Enem 2018, “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” e na Uerj 2022, cujo tema foi “O princípio ‘certeza não é verdade’ deve orientar as pessoas na condução de suas vidas públicas e privadas?”, ou em outras propostas que abordam questões relacionadas ao assunto.
Navegue pelo conteúdo
“A maioria dos maiores males que o homem infligiu ao homem veio do fato de as pessoas se sentirem bastante certas de algo que, na verdade, era falso.” – Bertrand Russell
Durante as décadas de 1872 e 1970, Bertrand Arthur William Russell, foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos, historiadores e lógicos. Além disso, o foi um ensaísta e crítico social, que buscou compreender mais sobre a lógica matemática e a filosofia analítica.
Por suas contribuições, foi nomeado e consagrado com diversos prêmios, como o Prêmio Nobel de Literatura em 1950, e sua produção “História da Filosofia Ocidental” tornou-se best-seller no Reino Unido e nos Estados Unidos.
“A única coisa que podemos ter certeza, é a incerteza.” – Zygmunt Bauman
O filósofo, sociólogo e escritor polonês, Zygmunt Bauman, trabalha com as temáticas de Pós-Modernidade, como em seu livro “Modernidade Líquida”. Considerado um dos maiores críticos da sociedade contemporânea, o autor apresenta novos aspectos sobre as relações humanas na pós-modernidade e o consumismo.
Atualmente, Bauman possui mais de 16 obras publicadas e são referências para estudos sobre diversos assuntos, como consumismo, refugiados, pós-modernidade e globalização.
“As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.” – Friedrich Nietzsche
Friedrich Nietzsche foi um filósofo, crítico e poeta alemão, considerado um dos principais da contemporaneidade. Ele escrevia sobre múltiplos temas, como religião, cultura, filosofia, ciência, e moral.
Além disso, o autor dedica-se a estudar mais sobre a moral judaico-cristã, e desde sua infância se questionava sobre os ensinamentos cristãos, como em suas obras “O Nascimento da Tragédia”, “O Anticristo” e “Além do bem e do mal”.
“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data.” – Luís Fernando Veríssimo
Filho de Érico Veríssimo, Luís Fernando Veríssimo é um escritor, humorista, cartunista, tradutor, autor, romancista, roteirista, jornalista e músico brasileiro, que ganhou destaque com suas produções.
Com mais de 60 títulos publicados, o autor dedica-se a diversas temáticas e foi vencedor do Prêmio Jabuti de Livro Infantil Digital em 2017, com o livro Kidsbook Itaú Criança.
“O servo ideal de um governo totalitário não é o nazista convicto ou o comunista convicto, mas pessoas para quem a distinção entre fato e ficção e entre verdadeiro e falso não existem mais.” – Hannah Arendt
A filósofa e teórica contemporânea de origem judaica, Hannah Arendt, foi uma das primeiras estudiosas femininas na área da filosofia ao longo do século XX. Com seus estudos, a teórica desenvolveu o conceito de Banalidade do Mal, que afirma que as pessoas tendem a não assumir seus erros e atitudes falhas.
Além disso, ela defendia a igualdade política e liberdade, sem deixar de lado o respeito às diferenças, e debatia sobre questões de notícias falsas, política e totalitarismo em suas obras.
“Não há mentira pior do que uma verdade mal compreendida por aqueles que a ouvem.” – William James
O filósofo e psicólogo norte-americano, William James, foi um dos pioneiros na escola filosófica conhecida como pragmatismo e da Psicologia Funcional. Além disso, foi instrutor de fisiologia no Harvard College, e buscou entender mais sobre aspectos biológicos.
Entre 1865 e 1866, acompanhou seu professor em uma vinda ao Brasil, e morou por oito meses em diversas regiões, como Rio de Janeiro e Amazônia. Por fim, estudou sobre temas filosóficos e religiosos, explorando a existência de Deus, a imortalidade da alma, os valores éticos e muito mais.
“Uma nação que tem medo de deixar seu povo julgar a verdade e a falsidade em um mercado aberto é uma nação que tem medo de seu povo.” – John F. Kennedy
John Fitzgerald Kennedy foi o 35° presidente dos Estados Unidos, atuando entre 1961 e 1963, encerrando seu mandato quando foi assassinado. Durante seu encargo, apoiou o movimento dos direitos civis para negros e conquistou diversos avanços para a população.
Seu governo foi marcado por múltiplos momentos históricos, como a Guerra Fria, a construção do Muro de Berlim, os Movimentos dos Direitos Civis Americanos e a Corrida Espacial.
Estude com o Estratégia Vestibulares
Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Não deixe de conferir esses e mais artigos que podem te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!