7 filmes sobre evasão escolar para usar como repertório sociocultural na redação

7 filmes sobre evasão escolar para usar como repertório sociocultural na redação

Confira sete filmes e séries que podem ser usados como repertórios socioculturais em redações com a temática de evasão escolar

A evasão escolar é o ato de não frequentar as aulas e abandonar o ensino em decorrência de diversos motivos, como desinteresse, problemas financeiros e busca por emprego, deixando de realizar a matrícula ou renovação para o próximo semestre letivo.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirmou que 11% das crianças e adolescentes entre 11 e 19 anos estão fora da escola no Brasil em 2022, contabilizando 2 milhões de alunos longe das salas de aula. Já de acordo com outro levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de abandono escolar no ensino médio na rede pública dobrou entre 2020 e 2021.

Para te ajudar nos estudos, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 7 filmes e séries sobre evasão escolar que podem contribuir na sua argumentação e contextualização, além de te ajudar na hora de escrever uma redação sobre o tema e aumentar seu repertório sociocultural. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Meu Mestre, Minha Vida (1989)

Em “Meu Mestre, Minha Vida”, Joe Clark (Morgan Freeman) é um professor autoritário que foi convidado para assumir o cargo de diretor em uma escola de Nova Jersey que enfrenta problemas com seus alunos. 

Apesar de seus métodos diferentes e vista como ortodoxas pelos estudantes, que sequer frequentam as aulas, Joe conquista os professores, alunos e famílias, transformando o colégio em algo jamais visto anteriormente. O local, que era marcado pelo consumo de drogas e disputas entre gangues, ganha um novo olhar.

Matilda (1996)

O filme de comédia e fantasia “Matilda” é uma grande referência até os dias atuais, sendo baseado em um romance do escritor britânico Roald Dahl. No enredo, Matilda é uma garota de apenas seis anos que vive com pais grosseiros e que não tratam a garota bem, desenvolvendo habilidades telecinéticas que a ajudam a lidar com esses problemas. 

Seu amor por livros que vão muito além do típico para outras crianças da sua idade chama a atenção desde as primeiras cenas. Sendo obrigada a frequentar a Escola Crunchem, Matilda descobre que mesmo as pequenas coisas fazem diferença e passa a viver uma nova vida. Dessa forma, com a falta de incentivo por parte de sua família, Matilda se vê perdida sobre seus próximos passos para continuar na escola.

https://www.youtube.com/watch?v=Q4F2p9Mg0qo

No Pique de Nova York (2004)

O clássico filmes “No Pique de Nova York”, estrelado por Roxy Ryan (Mary-Kate Olsen) e Jane Ryan (Ashley Olsen), apresenta diversos aspectos da vida de crianças e adolescentes que estão na fase de achar sua identidade.

As irmãs gêmeas Roxy e Jane possuem personalidades diferentes, e são o oposto em relação à educação escolar. Roxy falta constantemente às aulas para se dedicar a sua banda, enquanto Jane almeja ingressar na instituição dos seus sonhos. Juntas, resolvem viajar escondido durante as aulas para Long Island, mas precisam se esforçar para não descobrirem que faltaram à escola.

De Cabeça Erguida (2015)

A produção “De Cabeça Erguida” conta a história de um garoto com problemas disciplinares chamado Malony (Rod Paradot). Com tantos obstáculos, sua educação foi outro aspecto afetado desde os seis anos, quando um juiz de vara da infância e um assistente social tentam ajudá-lo para evitar um futuro com mais complicações.

Com a negligência de sua mãe (Sara Forestier) para cuidar de Malony, o menino tornou-se um delinquente, roubando carros e agredindo as pessoas à sua volta. Mesmo com seu passado deixando marcas em sua vida, com a ajuda de Florence Baque (Catherine Deneuve) e Yann (Benoit Magimel) consegue melhorar sua conduta.

Extraordinário (2017)

Em “Extraordinário”, Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformidade facial e passou por  27 cirurgias plásticas. Com dez anos, Auggie passa a frequentar uma escola regular pela primeira vez, e os medos de sua família são tomados logo no início da trama.

No quinto ano do Ensino Fundamental, o garoto precisa se encaixar em sua nova realidade e lidar com diversos problemas, e até mesmo opiniões de seus colegas de sala. Com a dificuldade em volta da fase de adaptação, Auggie se vê perdido ao não querer voltar Às aulas, mas com a ajuda de sua família e amigos, consegue superar seus medos.

Fora de Série (2018)

Produzido pelo Observatório Jovem do Rio de Janeiro, a obra “Fora de Série” é um filme de pesquisa com estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 13 escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

Os estudantes contam sobre suas experiências, relatores pessoais e processos de formação escolar, esclarecendo como a evasão escolar e problemas externos impactam no desenvolvimento e estímulo para continuarem os estudos.

Segunda Chamada (2018)

A série de televisão brasileira “Segunda Chamada”, conta a história de Lúcia (Débora Bloch), uma professora que volta a atuar na área após anos afastada e assume uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Ao apresentar os múltiplos aspectos que impactam na educação e estudo contínuo dos estudantes, a série demonstra como a professora, com outros professores, conciliam os problemas pessoais e ajudam os estudantes a encarar os estudos e as dificuldades do ensino público. 

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você sabe filmes e séries sobre evasão escolar, que tal tentar aplicá-los na redação? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como correção de redações, cursos e simulados preparatórios.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também