Nicolau Maquiavel é considerado um dos filósofos mais importantes da história, principalmente no âmbito político, por conta das teorias do pensador escritas em sua obra prima, o livro “O Príncipe”.
Maquiavel nasceu em Florença, atualmente na Itália, no ano de 1469, e era de família pobre, mas teve acesso aos estudos, aprendendo diversas línguas e noções matemáticas. Ao longo de sua vida, teve vários cargos políticos, além de ter sido indicado para missões diplomáticas.
O filósofo possui várias obras renascentistas e escreveu sobre assuntos diversos, como política, natureza humana e ética e moral, sem contar contos e peças teatrais. Mas, curiosamente, “O Príncipe” é uma obra póstuma, ou seja, publicada após sua morte. No livro, Maquiavel propõe a unificação da Itália — processo que terminou apenas em 1871 —, por meio de um (isso mesmo) príncipe.
Outra curiosidade é que muitas frases citadas e atribuídas a Maquiavel são, na verdade, interpretações de suas ideias, ou até mesmo, falsas. Pois bem, confira 7 citações do filósofo Nicolau Maquiavel verificadas e retiradas de sua obra prima, que podem ser usadas nas redações e compor seu repertório sociocultural sobre o pensador.
Navegue pelo conteúdo
Biografia de Nicolau Maquiavel
Nicolau Maquiavel nasceu exatamente no dia 03 de maio de 1469, em Florença. Após infância pobre, o filósofo construiu carreira política e entrou para o cargo de “Secretário da Segunda Chancelaria” em 1498. Dentre suas ideias principais estão teorias éticas sobre a política, propondo, por exemplo, separar a política da ética, para estudar como a política funciona de verdade, e não como, em teoria, ela deveria ser.
É considerado um dos principais autores renascentistas, além de ser um defensor do absolutismo e de ações rígidas por parte dos governantes, em sua obra, na figura de um príncipe, mas somente quando necessário.
Por conta dele, existe atualmente o termo “maquiavélico”, usado para apontar atos extremos que priorizam somente o poder, ou pessoas que possam ser consideradas assim.
Ao longo de sua trajetória política, Maquiavel conviveu com a república e com a monarquia como formatos de governos vigentes.
Maquiavel se casou e teve seis filhos, foi preso, acusado de conspiração, e precisou se exilar em sua casa de campo, onde começou a escrever “O Príncipe”, que foi publicado somente em 1532, cinco anos após sua morte.
Muitas de suas frases são pontos centrais de suas obras, uma espécie de resumo, ou tradução simplificada, de seus pensamentos, como “os fins justificam os meios”, “ser amado é bom, mas é preferível ser temido”, além do conceito de virtude e fortuna, muito utilizados em seus escritos. Todas as frases citadas abaixo foram retiradas do livro “O Príncipe”.
1 — “Os homens têm menos escrúpulo em ofender a alguém que se faça amar do que a quem se faça temer; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que jamais se abandona”.
Maquiavel interpreta que o ser humano, por temer ser castigado, prefere ofender alguém que ele gosta, ama, do que uma outra pessoa e, por isso, um governante deveria se preocupar em ser temido.
2 — “Se não conquistar o amor, fuja ao ódio, mesmo porque podem muito bem coexistir o ser temido e o não ser odiado.”
Mas, ainda que ele pregue o temor como mais relevante do que o amor, na relação de um governante para seu povo e seus súditos, é ainda mais importante não ser odiado.
3 — “É melhor ser amado que temido, ou antes temido que amado?”
A pergunta é feita por Maquiavel, inclusive servindo como título de um dos capítulos do livro, e o que ele considera ser a resposta correta, é citada na obra: “Nasce daí uma questão: se é melhor ser amado do que temido ou o contrário. A resposta é de que seria necessário ser uma coisa e outra; mas, como é difícil reuni-las, em tendo que faltar uma das duas é muito mais seguro ser temido do que amado. Isso porque dos homens pode-se dizer, geralmente, que são ingratos, volúveis, simuladores, tementes do perigo, ambiciosos de ganhos”.
4 — “O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.”
A frase é uma interpretação, mas é muito próxima da forma com que ela foi traduzida para o português: “a primeira conjectura que se faz da inteligência de um senhor, resulta da observação dos homens que o cercam”.
5 — “Os fins justificam os meios.”
Sua frase mais famosa, também não lhe pertence, ou melhor, não foi escrita dessa forma. Segundo reportagem do jornal “O Globo”, o trecho mais próximo é “o príncipe deve fazer o bem sempre que for possível, e o mal quando for necessário”. A obra busca, ao longo de suas teorias, se distanciar da moralidade, principalmente de conceitos clássicos e cristãos, apontando que, ao contrário do que parecia, a política é que determina a moralidade.
6 — “Não podemos atribuir à fortuna ou à virtude o que é alcançado sem nenhuma delas”.
A frase também conta com diferentes traduções, mas ela mostra dois conceitos importantes de suas obras em que virtude significa habilidades e fortuna, sorte, acaso, condições dadas pela circunstância da época e de vida e não necessariamente, conhecimento.
7 — Os homens esquecem mais rapidamente a morte do pai do que a perda do patrimônio.”
Possui significado parecido com a primeira frase, exemplificando a importância que o ser humano dá a algo que deveria ser supérfluo, na comparação, e mostrando que o poder é algo corrompedor em sua essência.
Estude com o Estratégia Vestibulares
No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos diversos que te ajudam a conquistar a sua vaga nos principais vestibulares e instituições de ensino do país. Confira nossos materiais exclusivos, serviços variados e tenha o melhor suporte possível até a sua aprovação.